terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

CTB – Sete anos, sete mentiras

Há sete anos, entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro, com a promessa de resolver problemas com os quais os motoristas convivem no dia-a-dia. Mas não foi isso o que aconteceu

- Publicidade -

O ESTADO DE MINAS ouviu sete especialistas * – de diferentes área ligadas ao trânsito – para elegerem as sete principais falhas da aplicação do CTB.

Todos foram unânimes em reconhecer que a lei foi um avanço, reduzindo o número de acidentes e de vítimas, mas ainda falta muito para melhorar. Veja os pontos destacados pelos especialistas.

- Publicidade -

• Inspeção veicular

Discussão iniciada antes mesmo da publicação do CTB, onde foi prevista no artigo 104, a inspeção técnica veicular (ITV) se transformou numa novela.

O problema é que o enredo coloca em jogo a vida dos brasileiros, já que, como não há fiscalização para os veículos velhos, muitas vezes, sem condições de circular, o risco de acidentes e até mesmo de mortes é grande.

- Publicidade -

O desenrolar desta história ficou emperrado na burocracia dos órgãos competentes. Mas há também interesse de grandes grupos neste negócio lucrativo.

• Cinto de segurança

O CTB explica com todas as letras que o cinto de segurança é obrigatório para os ocupantes do veículo. Porém, motoristas e, principalmente, passageiros sem o equipamento obrigatório fazem parte da paisagem urbana.

Mais grave ainda é a falta de regulamentação dos cintos de segurança infantis (acima), que não têm uma legislação específica.

• Excesso de carga

Os buracos nas estradas têm um vilão, além da antiga falta de recursos e obras. No Brasil, 63% do transporte é feito pelas rodovias e o excesso de carga dos caminhões esburacam as vias, colocam a vida de motoristas em risco e emperram o desenvolvimento.

Os artigos 231 e 323 do CTB falam sobre pesagem e punição, mas falta regulamentação do Contran, equipamentos, balanças e fiscalização.

• Fiscalização rigorosa

Logo que foi publicado, o CTB reduziu em 45% o número de acidentes com vítimas nas estradas, principalmente devido ao anúncio de que a fiscalização seria para valer.

No entanto, com o passar dos anos, a divisão das obrigações entre as esferas federal, estadual e municipal deixou de ser uma ferramenta de desburocratização para se transformar no contrário.

O resultado é o descaso com as leis que ainda imperam e a sensação de impunidade dos maus motoristas.

• Pedestres, ciclistas e tração animal

Na opinião dos especialistas consultados, a idéia de municipalização da fiscalização, orientação e punição aos pedestres, ciclistas e condutores de veículos de tração animal não funcionou na prática. Muitas cidades ignoram o CTB e fazem com que a lei vire uma letra morta.

• Regulamentação de acessórios

O Contran elegeu uma série de prioridades controversas para regulamentação, enquanto deixou temas urgentes de fora. A proibição de tela de DVD e GPS nos automóveis, por exemplo, chegou antes de questões ligadas à segurança, como quebra-mato e engate bola (ao lado).

Outros assuntos também ficaram à deriva, como as películas refletivas, que têm legislação, mas não possuem equipamentos homologados para aferição e a regulamentação da emissão de ruídos, principalmente em relação a aparelhos de som.

• Educação para o trânsito

“Educação de trânsito é finalidade dos órgãos e entidades do setor”, conforme o artigo 5 do código. Na prática, o que se vê são órgãos de trânsito interessados mais em arrecadar do que educar, a despeito do que manda a lei. Exemplos não faltam: o malfadado kit de primeiros socorros, que sangrou o bolso dos motoristas e depois foi barrado. Parecia lobby de interessados em faturar.

Daniel Camargos e Paulo de Morais l NETRODAS

* Especialistas ouvidos: Fernando Pedrosa (Coordenador do Programa Pare, do Ministério dos Transportes, para as regiões Sul e Sudeste), Marcelo José Araújo (Cetran-PR), Celso Arruda (Universidade de Campinas), Mauri Adriano Panitz (PUC-RS e ex-DNER), David Duarte Lima (UnB e Instituto de Segurança do Trânsito), Adriana Castro (Crivo Avaliação Técnica Veicular), Rodolfo Rizzotto (Programa SOS Estradas).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança