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Mulheres ganham guia especial com dicas de manutenção

Guia aborda temas como alinhamento e balanceamento, bateria, filtros de ar, óleo e combustível, velas, correia, amortecedores, óleo, pastilha de freio, limpador de para-brisa, kit de embreagem e catalisador

Reportagem | Mecânica Online® & Ford

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A Ford lançou um guia rápido com dicas de manutenção de automóveis especialmente para as mulheres. A ação faz parte da campanha “Eu tenho, eu cuido”, criada pela marca para orientar os clientes a conservar o seu carro novo por mais tempo.

Produzido com orientação de uma das revistas femininas mais respeitadas do país, a Cláudia, na qual foi encartado, o guia está sendo distribuído para as consumidoras nos distribuidores Ford.

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“As mulheres buscam cada vez mais conhecer o funcionamento de um carro. A proposta do guia é trazer um conhecimento dos itens de manutenção, orientando sobre os cuidados básicos, além de dicas no modo de dirigir.

Ele foi especialmente preparado para o público feminino, mas contém informações que atendem a todos os motoristas”, diz Rodolfo Possuelo, gerente de Marketing de Serviço ao Cliente da Ford.

O guia aborda temas como alinhamento e balanceamento, bateria, filtros de ar, óleo e combustível, velas, correia, amortecedores, óleo, pastilha de freio, limpador de para-brisa, kit de embreagem e catalisador.

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O guia – Vamos conhecer os itens que fazem parte do guia

  • Alinhamento e balanceamento – Devem ser feitos a cada troca de pneus ou quando a borracha das rodas apresentar desgaste em forma de escamas, o carro “puxar” para um lado ou houver trepidação no volante.
  • Bateria – Precisa ser verificada trimestralmente, mesmo sendo selada. Geralmente, tem durabilidade de dois anos.
  • Filtros de ar, óleo e combustível – Têm a função de reter as impurezas e precisam ser trocados de acordo com o prazo de validade do manual. No geral, são renovados a cada 15 mil km. Já o de combustível, entre 30 e 50 mil km.
  • Velas – Produzem a faísca que causa a combustão do motor e devem ser checadas semestralmente. O desgaste ou folga nos eletrodos faz o carro engasgar na partida, falhar em marcha lenta e aumentar o consumo de combustível.
  • Correia – Tem alta durabilidade, de mais de 100 mil km, e deve ser checada em todas as revisões.
  • Amortecedores – Devem ser inspecionados a cada 20 mil km ou antes, caso houver ruídos, batidas ou instabilidade. Sua troca pode variar entre 40 mil e 80 mil km, dependendo do uso do veículo.
  • Óleo – Faça a troca na quilometragem ou tempo indicados no manual. Só complete quando o nível do produto estiver próximo do mínimo – e faça isso com o motor frio.
  • Pastilhas de freio –  A inspeção periódica ocorre a cada 10 mil km. Quando o freio faz ruídos estranhos, como um apito, pode ser que o material esteja gasto.
  • Limpador de para-brisa – Manter as palhetas bem conservadas é fundamental para sua segurança. Verifique e troque-as a cada 12 meses ou caso estejam ressecadas ou com a borracha deformada.
  • Kit de embreagem – Quando há desgaste, o pedal da embreagem fica duro e as marchas “arranham”. A vida útil do kit fica em torno de 80 mil km.
  • Catalisador – Localizado no escapamento, transforma substâncias poluentes em gases menos nocivos. Pode durar 80 mil km, dependendo da qualidade do combustível. Optar pelo álcool, em vez da gasolina, também ajuda a diminuir a emissão de poluentes.

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Modo de dirigir

  • Dar uma “aceleradinha” antes de ligar o carro – Isso só serve para desperdiçar gasolina e comprometer o motor. O combustível não queimado pode alterar o óleo das paredes do cilindro do motor e causar danos ao longo do tempo.
  • Deixar o pé sobre a embreagem – Faz com que o disco esquente, desgastando componentes da transmissão, como platô, rolamento e disco de embreagem.
  • Frear bruscamente – Ao avistar um buraco na pista, algumas motoristas têm o costume de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto sobre o obstáculo é muito maior, o que acaba sobrecarregando a suspensão e o próprio sistema de freios.
  • Arrancadas bruscas – Além de aumentar o consumo de combustível, reduz a vida útil das engrenagens, dos pneus e da embreagem.
  • Usar as marchas no limite de rotação – Isso deve acontecer apenas em situações específicas, como uma ultrapassagem. Em outros momentos, “esticar” as marchas provoca desgaste do motor e gasta mais combustível.
  • Estacionar com os pneus na guia – A pressão desigual deforma a estrutura dos pneus, além de afetar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.

Revisões

O guia também lembra a importância de fazer as revisões periódicas do veículo nos distribuidores autorizados.

Nos carros Ford novos, as revisões feitas entre os seis meses (ou 10 mil km) e os 36 meses de uso (ou 60 mil km) incluem a verificação de cerca de 60 itens e contam com o sistema de preço fixo, que dá ao cliente a segurança de saber antes o quanto vai pagar.

O atendimento é outro diferencial dos distribuidores Ford.

“Além de contar com ferramentas avançadas de diagnóstico que analisam o funcionamento de diversos itens do carro, as oficinas da Rede Ford têm uma estrutura focada no conforto e na transparência no relacionamento com os clientes”, continua Rodolfo Possuelo.

“Enquanto aguarda a conclusão do serviço, a cliente pode acompanhar a manutenção do seu veículo por meio de uma câmera, tomando um café ou acessando a internet.”

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