sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Metso fornece solução inovadora no maior britador de rolos de alta pressão do mundo

Eficiência energética é a chave para o sucesso nas minas e pedreiras modernas. O maior potencial de economia de energia e custo se encontra no processo de cominuição, no qual o minério é triturado e britado em partículas menores. Com o HRC 3000, o maior britador de rolos de alta pressão (HPGR) do mundo em plena operação, a Metso oferece uma solução energeticamente eficiente com uma gama impressionante de recursos líderes da indústria, visando obter maior valor a partir de cada tonelada de minério.

- Publicidade -

O HRC 3000 é resultado de uma estreita colaboração entre a Metso e a Freeport-McMoRan Inc. O objetivo foi desenvolver um circuito de britagem HPGR de alta eficiência para o concentrador Metcalf recém-construído na mina de cobre da Freeport-McMoRan em Morenci, Arizona. Em cerca de quatro anos, a equipe passou de um conceito de projeto para o maior HPGR do mundo em plena operação.

Eficiência demonstrada – O HRC 3000 começou a operar na mina de cobre da Freeport-McMoRan em maio ​​de 2014. A unidade instalada é a maior da categoria no mundo, permitindo menos linhas de equipamentos, o que reduz a quantidade de equipamentos auxiliares. Até a data, a unidade operou por mais de 8.400 horas e britou mais de 34 milhões de toneladas de minério de cobre pórfiro. A solução da Metso trouxe vários benefícios para a mina Morenci, incluindo um aumento da eficiência energética estimado em 13,5% em relação aos HPGRs tradicionais baseados em testes em escala piloto.

O HRC 3000 é o primeiro HPGR de grande escala a incorporar características de projeto revolucionárias, como o projeto de rolos flangeados e o Arch-frame patenteado. Dependendo da aplicação, sua capacidade pode ser superior a 5.400 tph de minério.

“Além de aumentar a eficiência energética do equipamento, nosso objetivo principal foi inovar e ultrapassar os limites existentes para garantir uma solução valiosa para o nosso cliente. Esse HPGR não é apenas uma versão em maior escala do que existia no mercado; ele também apresenta soluções tecnológicas que superam algumas preocupações inerentes tipicamente associadas com os HPGRs tradicionais, incluindo distorção e efeito de borda”, diz Victoria Herman, Gerente de Produto, Britadores de Rolos de Alta Pressão HRC.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança