sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Reciclagem de baterias para a preservação do meio ambiente

Em 10 anos, a frota do Brasil saltou de 24 milhões para 50 milhões, de acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Nesse mesmo período, cresceu, proporcionalmente, o volume de resíduos gerados por veículos e motocicletas, entre os quais pneus, amortecedores, filtros e baterias.

- Publicidade -

Esses dados foram apresentados durante o 1º Encontro DPaschoal sobre “impactos ambientais das oficinas automotivas”, realizado no dia 25 de novembro, em São Paulo, com a participação, entre outros profissionais, de Eduardo Migliatti, gerente de contas globais da Johnson Controls Power Solutions, fabricante das baterias Heliar.

Em sua exposição durante o evento, Migliatti informou que as baterias de carros e motos são compostas, basicamente, por caixa de polipropileno, chumbo e ácido, materiais nocivos a pessoas, animais e meio ambiente, mas que se descartados corretamente e reciclados podem ser totalmente reaproveitados.

“Atualmente, a Johnson Controls conta com 127 pontos de distribuição de baterias no Brasil, que são também responsáveis pela coleta dos produtos inservíveis, sejam eles das nossas marcas ou não, ressalta.

Líder mundial na fabricação de baterias, a Johnson Controls também é pioneira e referência quando o assunto é reciclagem de seus produtos.

- Publicidade -

Desde 2005, por meio de um programa global da companhia, o ECOSTEPS (www.ecosteps.com.br), a fabricante já reciclou mais de oito milhões de baterias inservíveis e até 2020 pretende atingir a marca de 30 milhões no País.

De acordo com Migliatti, todos os itens da bateria podem ser reaproveitados. A caixa de polipropileno é 100% reciclável, o tratamento dado ao chumbo recupera 99,9% de sua pureza permitindo que ele volte a ser utilizado na fabricação de baterias, enquanto o ácido, depois de neutralizado, volta a ser utilizado em baterias e outros itens. Todo o processo do ECOSTEPS é realizado por fornecedores homologados pela Johnson Controls e certificados pelos órgãos competentes.

 Trabalho de Conscientização

Migliatti reforçou que a Johnson Controls tem a preocupação de contribuir para que o mundo seja cada vez mais confortável, seguro e sustentável. Por essa razão, com relação ao descarte de baterias usadas, a companhia mantém um trabalho constante de conscientização, seja com revenda, distribuidor ou cliente. “Temos um grupo interno que controla ações relacionadas a cuidados com o meio ambiente”.

 

- Publicidade -

Todos podem ser fiscais

Por meio do site ECOSTEPS (www.ecosteps.com.br), qualquer pessoa pode acionar a equipe da Johnson Controls para a retirada de uma bateria que foi descartada indevidamente. Na página também há informações para aqueles que querem aderir ao programa.

“Existem leis relacionadas ao descarte correto de bateria, mas os cidadãos também podem contribuir com a fiscalização”, ressalta Migliatti. “A Johnson Controls tem o compromisso de contribuir para a melhora do nível de consciência das pessoas e a qualidade do meio ambiente”.

 

Em geral, o 1º Encontro DPaschoal reforçou a ideia de que discutir o impactos ambientais das oficinas automotivas é apenas uma parcela da solução do problema. O importante é que fabricantes, distribuidores e cidadãos em geral estejam engajados na mudança do pensamento e o comportamento quanto ao descarte correto de resíduos, independente da origem dos mesmos.

 

Sobre Johnson Controls

A Johnson Controls é uma empresa global líder em tecnologia que atende a clientes em mais de 150 países. Através de nossos 130.000 colaboradores oferecemos produtos, serviços e soluções de qualidade para otimizar a eficiência e a operação de edifícios, baterias para veículos convencionais, híbridos e elétricos e também sistemas de interiores e componentes para automóveis.

Nosso compromisso com a sustentabilidade vem desde 1885, através da invenção do primeiro termostato elétrico para ambientes. Ao aumentar nossa participação no mercado por meio de nossas estratégias de crescimento, nos comprometemos em oferecer valor aos nossos acionistas e garantir que nossos clientes obtenham sucesso. Em 2015, a revista Corporate Responsibility reconheceu a Johnson Controls com a posição N° 14 em seu relatório anual “100 Best Corporate Citizens” (100 Melhores Cidadãos Corporativos.) Para obter informações adicionais, visite http://www.johnsoncontrols.com ou siga @johnsoncontrols no Twitter.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança