sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Três quartos das empresas de transportes, lazer e turismo foram afetadas por fraudes

De acordo com a edição 2015 do Global Fraud Report, da Kroll, líder mundial em soluções de risco, 75% das empresas do setor de transportes, lazer e turismo foram vítimas de algum tipo de fraude em 2014. Os resultados mostram que fraudes relacionadas a fornecedores ou compras foram as mais comuns nesse setor, do qual 20% das empresas foram vítimas.

- Publicidade -

Em seguida, vêm os casos de roubo de ativos físicos (15%) e de corrupção e suborno (15%) – que foi a terceira maior taxa em todos os setores. Os números são parte de uma pesquisa global que a Kroll pediu à Economist Intelligence Unit sobre a fraude e seus efeitos nos negócios.

Um total de 768 executivos de nível sênior participou da pesquisa, de diversas indústrias, incluindo Serviços Financeiros, Serviços Profissionais, Varejo e Atacado, Tecnologia, Mídia e Telecomunicações, Saúde e Farmacêuticos, Transportes, Lazer e Turismo, Bens de Consumo, Construção, Engenharia e Infraestrutura, Recursos Naturais e Manufatura.

O Report aponta também menor incidência de falhas de compliance, que afetou apenas 7% das empresas em 2014. Além disso, o documento mostra que a três quartos das empresas que responderam à pesquisa estão mais expostas às fraudes, tendo a alta rotatividade de pessoal (32%), a entrada em mercados novos e de risco (15%) e a complexidade dos produtos e serviços vendidos como os principais fatores.

Snežana Gebauer, diretora do escritório da Kroll em São Paulo, diz: “Um dos resultados mais reveladores do relatório é o quanto as empresas estão se sentindo vulneráveis às fraudes. De um jeito ou de outro, o fantasma da fraude surge em todas as relações de negócios. O que o relatório da Kroll põe em evidência é que, com frequência, a fraude é um “trabalho interno” e que as empresas devem buscar tanto nas relações internas e externas se elas são mais eficientes para a proteção do seu dinheiro, de sua propriedade e de seus dados”, diz a executiva.

- Publicidade -

Apesar de três quartos das empresas do setor terem sido afetadas por fraudes, as conclusões do relatório mostram que os executivos de Transporte, Lazer e Turismo são menos propensos do que seus pares em outros setores a planejarem o investimento em estratégias antifraude, como checar antecedentes de seus contratados e fornecer auditória jurídica.

“Enquanto a tecnologia possibilitou novas maneiras de se cometer uma fraude, nosso trabalho diário com os clientes confirma o que o relatório também revela – o roubo, o suborno e a propina ainda são efetivas e generalizadas. Com a natureza humana sendo o que é, a fraude sempre estará ao nosso lado, quer ela ocorra no escritório da empresa ou em algum lugar no mundo da cadeia de suprimentos. No entanto, existem diversas estratégias, recursos e melhores práticas disponíveis para as empresas que podem ajudá-las a proteger a si próprias e seus investimentos”, conclui a Snežana.

Porcentual de empresas do setor afetadas por diferentes tipos de fraude

Tipo de fraude Porcentual de empresas afetadas
Fraudes ligadas a fornecedores ou às áreas de abastecimento e compras 20%
Roubo de ativos físicos 15%
Corrupção e suborno 15%
Roubo de informações 12%
Gestão de conflito de interesses 11%
Fraude financeira interna 10%
Falhas de compliance 7%
Desapropriação de fundos da empresa 8%
Lavagem de dinheiro 5%
Roubo de propriedade intelectual 3%
Market collusion (price fixing) 1%

O Global Fraud Report 2015 da Kroll inclui uma análise completa e detalhada da indústria e abrange uma série de categorias de fraudes e regiões. Para obter uma cópia, acesse o site http://www.kroll.com/global-fraud-report

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança