sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Inventor cria “descanso automático para motos”

Criado para facilitar o estacionamento das motocicletas, o descanso também é alvo de críticas por facilitar a ocorrência de acidentes. O engenheiro eletrônico Fernando Henrique Coleta, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), é um desses motoristas que se esqueceu de levantar o descanso ao sair e perdeu o controle do veículo; refeito do susto, ele resolveu estudar uma solução para o problema e assim desenvolveu o “descanso automático para moto”.

- Publicidade -

O “descanso automático para moto” possui um sistema eletrônico ligado a sensores e a um motor elétrico que comandará o levantamento do descanso. “Quando o motociclista parar a moto e desligar a chave de ignição, o sistema baixa o descanso de forma automática. Além de levantar e baixar o descanso, o sistema eletrônico informa ao motorista, por meio de sinais luminosos e sonoros, a posição do descanso”, explica Fernando.

Segundo o inventor, o “descanso automático para moto” pode ser um novo adicional a ser oferecido pela indústria de motos, como também ser comercializado diretamente para o consumidor final. A expectativa de Fernando é que o produto tenha custo de produção cerca de R$ 200.

O produto já está patenteado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e hoje o inventor está em busca de parceiros para viabilizar a produção seja via licenciamento ou venda da patente, ou pela formação de sociedade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança