sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Alunos da Facens ficam entre os 20 melhores em competição de engenharia nos Estados Unidos

Uma equipe de alunos da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) ficou em 19º lugar, entre 120 equipes de 12 países, na competição Fórmula SAE 2016, competição internacional de engenharia realizada em Michigan (EUA) entre os dias 11 e 14 de maio.

- Publicidade -

Para a competição, a equipe V8 Racing, formada por 26 alunos da Facens, construiu um protótipo de veículo de corrida do tipo fórmula que participou de provas automobilísticas e foi avaliado por engenheiros profissionais em fases técnicas.

Os alunos da Facens competiram com estudantes de instituições conhecidas mundialmente, como as norte-americanas Cornell University, Oregon State University, Michigan State University, as canadenses Université du Québec, Université Laval, as alemãs Universitat Stuttgart, Universität Hamburg e as austríacas TU Graz, Joanneum Graz, entre outras.

Antes da fase internacional, a equipe já havia se classificado através da regional brasileira da Fórmula SAE, à frente de instituições como Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Centro Universitário FEI, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“A Fórmula SAE exige que se projete e construa um protótipo com motor de combustão interna de até 600 cilindradas, que pode chegar a até 150 km/h. É um projeto que demanda bastante conhecimento e dedicação dos alunos. Por isso, ficarmos em 19º lugar entre 120 equipes de universidades renomadas do mundo todo é uma conquista que nos enche de orgulho”, diz o professor da Facens, Fernando Moura Arruda, orientador do projeto e um dos fundadores da equipe.

- Publicidade -

Segundo ele, durante os últimos 12 anos, a Facens vem disponibilizando uma infraestrutura cada vez mais eficiente para o desenvolvimento desse projeto, que consome um investimento anual na ordem de R$ 300 mil, custeado pela Facens e por patrocinadores.

De acordo com o professor doutor e coordenador de engenharia mecânica da Facens, Carlos Alberto Gasparetto, os resultados práticos do Fórmula SAE são notados pelo próprio mercado, que já identifica as qualificações que os alunos da Facens trazem na bagagem.

“Nesse ramo automotivo, por exemplo, nós temos três ex-alunos da Facens e ex-integrantes da Equipe V8 que são engenheiros na unidade de R&D – Elementos de Motores da Schaeffler, localizada em Troy, MI, região de Detroit que é o coração da indústria automobilística dos EUA. E eles já nos sinalizaram que querem mais engenheiros formados pela Facens”, comenta Gasparetto.

Provas da competição – O resultado foi conquistado após a equipe passar por diversas e rigorosas provas como inspeção técnica, que checa todos os pontos da regra da competição, testes de segurança, que compreendem verificação do nível máximo de ruído permitido (noise test), teste de estabilidade ao tombamento (tilt table test), em que o carro é inclinado em uma mesa a 60° e não pode descolar as rodas do piso, capacidade de frenagem (brake test), em que o carro deve ser capaz de travar as quatro rodas em um espaço máximo de aproximadamente cinco metros.

Além das provas de engenharia, a Fórmula SAE também avalia aspectos como o design do projeto, custo/manufatura e apresentação de plano de negócios (sales presentation) que consiste na avaliação da habilidade da equipe em criar um business case e vendê-lo a supostos investidores, representados pelos juízes, que analisam se o projeto é o que melhor atende, com lucratividade, a demanda do mercado para uma categoria de corrida amadora.

- Publicidade -

Depois de todas essas provas, o carro vai para uma bateria de provas dinâmicas que incluem um enduro com percurso de 22 quilômetros onde são avaliadas manobrabilidade, velocidade e eficiência energética (economia de combustível), além das provas de skid pad (aceleração lateral), arrancada e autocross.

Realizada desde 1981 nos Estados Unidos, a Fórmula SAE chegou ao Brasil em 2004 e tem (Equipe V8 Racing, formada por alunos da Facens, em campeonato nos EUA/Divulgação)como objetivo avaliar e premiar os melhores projetos técnicos e estimular o desenvolvimento de futuros profissionais para o mercado automobilístico.

O protótipo do veículo de corrida é criado de acordo com as normas internacionais definidas anualmente pela SAE Internacional.

Das 12 edições nacionais já realizadas, a V8 Racing foi participante em 11 delas e representou o Brasil internacionalmente em outras cinco ocasiões. Participam do campeonato estudantes de graduação ou pós-graduação em engenharia.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança