sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Férias – manutenção preventiva do carro também é assunto de mulher

As férias estão chegando e, para garantir a tranquilidade das viagens, passeios e de atividades típicas deste período do ano em que os filhos estão mais tempo em casa, é fundamental levar o veículo para fazer um check up com o objetivo de garantir mais segurança no trânsito, prevenir acidentes e riscos nas vias.

- Publicidade -

E isso não é tarefa somente para os homens, afinal, as mulheres têm uma expressiva participação no mercado automotivo e, por isso, nada melhor que elas também estejam atentas aos cuidados necessários para o pleno funcionamento do carro.

O público feminino é responsável, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), por 45% das compras de automóveis no país e 58% delas decidem qual a marca e o modelo que a família vai adquirir.

- Publicidade -

“É indispensável que todos os condutores, sejam mulheres ou homens, tenham uma noção básica de mecânica, que se preocupem em cuidar adequadamente do investimento que fizeram e, sobretudo, garantam a própria segurança, da família e de terceiros”, destaca Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico Automotivo da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América Latina.

Economia e tranquilidade na direção – A revisão veicular com regularidade proporciona mais tranquilidade ao condutor e também economia, já que a ida a oficina por problemas mecânicos geralmente é mais cara que a manutenção preventiva, pois um componente danificado pode ainda prejudicar outros sistemas do veículo.

Entre outras vantagens ainda estão: redução de até 5% no consumo de combustível, menor tempo do carro parado na oficina, valorização do preço de revenda e ainda contribui com a preservação do meio ambiente e evita multas.

- Publicidade -

Trafegar com “pneus carecas” e lâmpadas queimadas, por exemplo, são infrações de trânsito que geram pontos na carteira de habilitação e pagamento da penalidade.

Certamente, a economia proporcionada pode ser revertida para outras finalidades e usufruída de maneira mais interessante.

Manutenção preventiva completa – De modo geral, é importante conhecer as principais funções, sistemas e relevância dos componentes do veículo, entendendo que é preciso realizar a inspeção de diversos componentes do veículo para não ter surpresas com falhas. Pensando nisso, a Bosch destacou alguns itens:

Palhetas – A Bosch recomenda que a substituição das palhetas seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observa das form ação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza do para-brisa e lâmina quebradiça, torta ou rasgada nas palhetas.

– Ao substituir as palhetas é importante também verificar a condição do motor e braço do limpador, além de checar se o esguichador de água está desobstruído e corretamente posicionado.

– Para manter as palhetas em boas condições de uso, a Bosch aconselha que no momento da lavagem do carro, a limpeza das lâminas de borracha seja realizada somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.

Filtros  – Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar e combustível auxiliam na redução do consumo de combustível e no nível de emissão de poluentes.

Já os filtros de cabine purificamoar circula internamente no veículo, reduzindo a concentração de partículas de pó e contaminantes do ar aspirado da atmosfera.

Somente profissionais qualificados conseguem avalia r se a p erformance desses itens está afetando a eficiência e o funcionamento do veículo. Também é necessário que as trocas ocorram periodicamente, conforme recomendação do fabricante.

Velas – Escolha postos de combustível de confiança para abastecer. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.

– A Bosch recomenda que a troca das velas de ignição ocorra periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Velas gastas ou danificadas podem prejudicar o desempenho do carro.

Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível nas oficinas mecânicas e em lojas de autopeças para verificar qual é o modelo correto para o motor do veículo.

Cabos – Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas tam bém as c ondições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.

– Um cabo de ignição danificado pode gerar problemas de interferências eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de combustível e problemas no catalisador.

– Recomenda-se que os cabos sejam testados e revisados a cada 15 mil quilômetros, evitando assim problemas com o sistema de ignição.

Sonda Lambda – Componente do sistema de injeção eletrônica, a sonda lambda tem a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento.

Em perfeitas condições, emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar mais potência ao motor; proteção ao meio ambiente e maior vida útil do catalisador.

– A durabilidade deste compo nente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade.

Mas, para garantir seu bom funcionamento, recomenda-se uma revisão a cada 30 mil km, com equipamentos de teste apropriados. Já que uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todos os sistemas de injeção e ignição eletrônica perdem a eficiência.

Freios – A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os componentes do sistema, com equipamentos específicos.

Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos componentes, o que garante maior segurança e um menor custo na manutenção do sistema.

– Na hora de substituir o fluido de freio é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo.

A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

– Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista que no caso de troca de discos e pastilhas é preciso observar cuidados no período de assentamento do material de atrito para a acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades.

Undercar – A manutenção voltada para a parte inferior do veículo precisa de equipamentos que garantam o perfeito alinhamento, balanceamento e montagem das rodas para não resultar no desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão, gerando assim mais segurança ao rodar com veículo. Pneus desalinhados, descalibrados ou gastos aumentam o consumo de combustível.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança