terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Jaguar lança aplicativo Go I-PACE para seu SUV elétrico ficar à mão dos clientes

A Jaguar, marca britânica de veículos esportivos de luxo, acaba de lançar um aplicativo inteligente que ajuda os motoristas do SUV elétrico I-PACE no seu dia a dia, antes mesmo de chegarem ao volante do veículo.

- Publicidade -

O aplicativo Go I-PACE captura os dados das viagens para calcular possíveis economias, mostrar o quanto de bateria seria usada por viagem e informar quantas recargas seria preciso em uma semana dirigindo o I-PACE.

À medida que cria uma visão geral do uso do veículo, o aplicativo mostrará inclusive quantas vezes será preciso parar para carregar as avançadas baterias de íons de lítio de alta densidade energética, caso realmente seja necessário.

- Publicidade -

Deslocamentos com mais de 80 km representam apenas 2% de todas as viagens do Reino Unido*.

Isso significa que o I-Pace, que tem uma autonomia de 480 km (no ciclo de WLTP*), poderia completar 98% das viagens usando apenas uma fração de uma única carga.

Ao abrir o aplicativo, o usuário pode inserir informações reais quanto à economia de combustível do seu veículo atual e calcular quanto economizaria ao trocar o modelo pelo I-Pace.

- Publicidade -

Uma vez que as viagens tenham sido registradas, o aplicativo estimará o período em que os motoristas podem atingir uma carga completa de uso.

Um mapa interativo permite a busca de pontos de recarga mais próximos em uma rota escolhida ou em uma área próxima.

Ian Hoban, diretor da linha de veículos Jaguar I-PACE, disse: “A mudança para um veículo elétrico é uma grande decisão. Mas temos certeza de que qualquer pessoa que testar o I-PACE apreciará sua dinâmica veicular, desempenho, praticidade e conforto. No entanto, o test-drive não mostra o custo operacional e a conveniência de viver diariamente com o nosso SUV elétrico de alta performance. O aplicativo Go I-PACE foi desenvolvido para ajudar potenciais clientes a tomarem essa decisão com base em informações reais.”

Compatível com o sistema operacional da Apple, o aplicativo Go I-PACE funciona em segundo plano e utiliza o serviço de localização do dispositivo para rastrear os trajetos individuais.

Ele também pode distinguir entre diferentes modos de transporte para garantir a coleta de correta de dados, fazendo os usuários confirmarem se as viagens foram feitas pelo veículo em rotas incomuns ou por bicicletas, por exemplo.

A Jaguar juntou-se ao apresentador de TV britânico e especialista veículos elétricos, Robert Llewellyn, para demonstrar o funcionamento do aplicativo Go I-PACE.

Robert Llewellyn, especialista em veículos elétricos, afirma: “Pode parecer difícil para os motoristas entenderem como um veículo elétrico se encaixaria em seu dia a dia. O aplicativo Go I-PACE torna isso possível ao fornecer informações personalizadas sobre como funcionaria com base em dados reais. Eu não tenho dúvidas que o aplicativo surpreenderá muitos usuários ao informar qual será a economia de custos e mostrando que os proprietários do I-PACE fariam pequenas mudanças nos seus hábitos de condução diários. ”

Os cálculos feitos pelo aplicativo têm como base fontes de dados oficiais, usando os custos nacionais e mensais de eletricidade, gasolina e diesel a partir de informações divulgadas pelo governo de cada mercado.

O Jaguar I-PACE conta com carregamento rápido de 0 a 80% em 40 minutos (100kW DC) e pode atingir o mesmo nível em pouco mais de 10 horas usando uma tomada residencial comum (7kW), que é ideal para carregamentos noturnos em casa.

Quando conectados, os proprietários podem até escolher a hora em que o veículo começará a carregar para aproveitar tarifas de energia mais baratas.

O conjunto de tecnologias inteligentes de otimização inclui um sistema de pré-condicionamento da bateria que, quando conectado, aumentará ou diminuirá automaticamente a sua temperatura para maximizar o seu alcance antes mesmo de sair com o veículo.

Os proprietários também podem aproveitar as atualizações de software que garantem que o I-PACE esteja sempre funcionando na versão mais atual.

O aplicativo Jaguar Go I-PACE é gratuito e está disponível para download no link**:  https://itunes.apple.com/gb/app/go-i-pace/id1397794566?mt=8

O Jaguar I-PACE deve chegar ao mercado brasileiro ainda este ano, sem data e preço definidos.

*Pesquisa: http://www.licencebureau.co.uk/wp-content/uploads/road-use-statistics.pdf (p. 28)

** O aplicativo GO I-PACE estará disponível no Reino Unido a partir de 11 de julho, antes de ser lançado globalmente

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança