sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Automóveis fabricados com alumínio utilizam menos combustíveis e reduzem emissão de poluentes

O uso do alumínio permite reduzir em mais de 400 quilos o peso de um carro de tamanho médio.

- Publicidade -

Com um veículo mais leve, há uma economia significativa de combustível, além de emitir menos poluentes e causar um menor desgaste de pneus e peças.

Por isso, o principal evento da cadeia produtora do alumínio do Brasil, a ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio, tem um papel fundamental para o setor automobilístico: conectar fornecedores de toda a cadeia produtiva do alumínio ao setor automotivo e de transportes.

O evento será entre os dias 3 e 5 de setembro, no São Paulo Expo.

“Devido às suas múltiplas aplicações e eficiência, o alumínio é um produto em crescente demanda na indústria de mobilidade. Identificamos a necessidade para o setor de se ter um evento como a ExpoAlumínio 2018, que cria conexões assertivas que posteriormente se desdobrarão em parcerias e novos negócios”, aponta o diretor da ExpoAlumínio 2018, Leandro Lara.

- Publicidade -

Além de tornar os veículos mais eficientes, outra grande vantagem do uso do alumínio no setor de transportes é que o material pode ser reciclado infinitamente.

Um estudo realizado pelo Centro para Recuperação e Reciclagem de Recursos do Instituto Politécnico de Worcester (WPI), em Massachusetts, nos Estados Unidos, constatou que 91% do alumínio presente nos automóveis descartados no país são reciclados.

O metal reciclado entra em um novo ciclo de vida na forma de rodas, para-choques e motores.

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, o Brasil também tem um grande potencial para o aumento na reciclagem do alumínio utilizado nos automóveis.

O metal é o principal produto reciclado no território nacional, com 602 mil toneladas só em 2015 – o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, por exemplo, chega a 98%.

- Publicidade -

“O grande crescimento da utilização do material em carros produzidos no Brasil, principalmente nos motores, gera otimismo quanto à implementação de uma cadeia sustentável de produção do metal para a indústria automotiva, com eficiência semelhante ou maior que a dos Estados Unidos”, enfatiza o presidente executivo da ABAL, Milton Rego.

A ExpoAlumínio é uma vitrine tecnológica para o setor de alumínio com soluções integradas.

O evento será palco de inovações, experiência e conteúdo destinados aos profissionais de toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a bauxita à reciclagem.

São esperadas mais de 140 marcas nacionais e internacionais dos setores fornecedores da indústria do alumínio.

A perspectiva é que mais de 10 mil visitantes passem pelo evento em três dias, provenientes de todas as regiões do Brasil e de diversos países, principalmente da América do Sul.

Sinergia com setor da Mobilidade – Por ser um dos segmentos responsáveis pelo crescimento no consumo doméstico de produtos de alumínio, a ExpoAlumínio ocorrerá em sinergia com o setor de Mobilidade, com a realização simultânea do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018.

Em sua 27ª edição, esta é a primeira vez que será de forma integrada a um evento de outro setor.

Reunir o Congresso e Mostra Internacional SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade e a ExpoAlumínio num mesmo espaço, com mais de 10 mil metros quadrados, também reforça o objetivo de compartilhar conhecimento e fomentar interações diante de um cenário econômico que demonstra sinais de retomada, com projeções de crescimento que envolvem a indústria do alumínio e os setores da Mobilidade.

Com isso, os visitantes terão acesso aos dois eventos ao longo dos três dias e a oportunidade de participar das atividades de conteúdo, visitando as exposições tecnológicas que, juntas, apresentarão mais de 200 marcas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança