terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Pronto para qualquer aventura, Jimny é destaque na Suzuki

A linha Jimny é completa e com produtos destinados a cada perfil de consumidor. Seu tamanho compacto, grande capacidade off-road e preço atrativo fazem do Suzuki Jimny uma referência no 4×4.

- Publicidade -

No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, além das versões tradicionais, a Suzuki Veículos mostra conceitos e aplicações práticas de tudo o que é possível fazer com o Suzuki Jimny.

“O Jimny é um carro muito versátil. Ele se adapta muito bem na cidade graças a seu tamanho compacto que facilita nas manobras, e se destaca no trabalho no campo, com grande versatilidade e um completo sistema 4×4”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

- Publicidade -

O Jimny possui chassi heavy duty, motor em alumínio e suspensão com eixo rígido, que tornam este veículo valente para qualquer tipo de terreno. Como um legítimo SUV, traz maior visibilidade e segurança por deixar o motorista em uma posição alta para dirigir.

O sistema 4×4 permite até 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com reduzida.

Confira os modelos preparados que estão no Salão do Automóvel:

- Publicidade -

Jimny Extreme – Projetado para impressionar, o Jimny Extreme cumpre bem o seu papel. O modelo, criado especialmente para o Salão do Automóvel de São Paulo, traz diversos elementos que deixam este SUV ainda mais robusto e com mais capacidade off-road.

“Nossa proposta foi mostrar o quanto o Jimny é versátil, robusto e com grande capacidade para mudanças. É um carro especial, com diversos itens que reforçam seu aspecto off-road”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

O Jimny Extreme está 50mm mais alto, garantindo facilidade para ultrapassar todos os obstáculos. Foram trocados os braços da suspensão e os amortecedores e as molas de suspensão dianteira e traseira são maiores e com carga maior. Foi instalada uma regulagem na barra panhard, além de um aumento do entre eixos em 85mm. O snorkel, além de ser extremamente eficaz em travessia em trechos alagados.

O visual acompanha o pacote de modificações mecânicas. A grade do radiador é metálica e o farol recebeu máscaras “Bad Boy”. Completando o design, os para-choques dianteiro e traseiro e o rock slider foram confeccionados com tubos metálicos, assim como o acabamento da caixa de roda.

As lanternas traseiras ganharam uma moldura especial na cor preta e as rodas são de 15” com pintura preto fosco e pneus Maxxis. O veículo ainda tem aerofólio traseiro e escapamento cromado.

Todos os acessórios foram pensados para a praticidade nas grandes aventuras, como o rack e grade no teto, manilha de reboque e prancha de desencalhe. O Jimny Extreme também ganhou uma escada externa, que dá acesso ao bagageiro no teto do carro.

Na parte traseira, foi instalado um suporte para tranques, que comporta um metálico de 20 litros e um de 16 litros com sistema Sport Shower, ideal para lavar objetos depois das aventuras off-road.

Jimny Farm – Pensado para o trabalho, seja ele no campo ou nas cidades, o Jimny Farm nasceu do Jimny 4Work Off-Road e recebeu uma série de acessórios que o deixaram ainda mais preparado para enfrentar qualquer situação.

Dentre os itens, guincho dianteiro, grade de proteção para os vidros traseiros, facilitando levar qualquer tipo de material na parte interna, bed liner, amortecedor de direção, pneus MTR, ideais para enfrentar o off-road pesado, engate e cinta de reboque.

Jimny Desert – Lançado em 2018 como série especial, o Jimny Desert tem elementos especiais que vão desde a aparência, passando pela praticidade e funcionalidade, e até mesmo em itens que não estão à vista, mas que contribuem significativamente para o desempenho deste SUV nas situações mais desafiadoras.

O bagageiro tipo cesta no teto do veículo chama a atenção logo de cara e reforça o aspecto aventureiro do Jimny Desert. Além de deixar o veículo robusto, permite levar mais itens na viagem. A cor Bege Jizan foi desenvolvida exclusivamente para a série especial e é inspirada nas areias dos desertos

A grade dianteira e os faróis ganharam acabamento grafite, tornando o visual mais atraente. Já o rock slider tubular e os pneus Pirelli Scorpion 215/75R15 MTR, além de deixaram este SUV robusto, garantem uma eficiência ainda maior em diversos tipos de terrenos. Aliado a tudo isso está a elevação de altura em 68mm, que deixam o Jimny Desert preparado para as situações mais difíceis e desafiadoras.

Para enfrentar os trechos mais acidentados, o Jimny Desert vem com diversos equipamentos que reforçam sua vocação off-road: além do Skid plate da caixa de transferência, são quatro protetores dos braços de suspensão e outros dois protetores dos amortecedores traseiros, amortecedor de direção e snorkel, que permite a travessia por trechos alagados.

O cuidado com os detalhes estão por todos os cantos. Os retrovisores são em grafite e aplicações do mapa mundi nas laterais mostram onde estão os mais desafiadores desertos do mundo, remetendo ao aspecto expedicionário do Jimny Desert.

Para deixar a série ainda mais exclusiva e personalizada, o interior foi pensado em todos os detalhes. Os bancos têm revestimento premium com costura em bege, logotipo “Desert” e texturas que remetem a marcas de pneus. Bolsos nas laterais e na parte frontal dos bancos permitem colocar acessórios e até garrafas de água para serem usadas durante as viagens. A plaqueta “Desert” no console central reforça a série especial.

As molduras das saídas de ar e o acabamento central do painel são na cor bege jizan, acompanhando o design exterior e trazendo características ainda mais exclusivas no interior do veículo, que vem equipado também com assoalho revestido em borracha, que facilita muito a limpeza.

Jimny Extreme, Jimny Farm e Jimny Desert mostram toda versatilidade deste SUV compacto

Todas as versões – Ao todo, são quatro versões oferecidas aos consumidores, todas produzidas no Brasil: Jimny 4Work, Jimny 4All, Jimny 4Work Off Road e Jimny 4Sport, cada uma com sua personalidade e características próprias para atender aos mais diferentes tipos de usos.

O recém lançado Jimny Sierra será comercializado a partir do segundo semestre de 2019 e conviverá com toda a linha Jimny produzida no Brasil.

A versão Jimny 4Work, ideal para quem procura um veículo para o trabalho, custa R$ 69.990,00 e traz, além da tração nas quatro rodas com a mudança através de botão, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, duplo airbag, freios com sistema ABS, rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth, e bancos revestidos em vinil, práticos para o dia a dia. Tanto essa versão, como o Jimny 4All, se enquadram na venda para PCD (Pessoas com Deficiência), isentando diversos tributos e tornando o veículo ainda mais acessível.

Preparado para encarar os desafios, o Suzuki Jimny traz excelente altura livre do solo, com 200mm, e encara obstáculos com ângulo de entrada de 45º, de saída de 51º e ângulo de rampa com 32º, além de poder vir com engates traseiro e dianteiro em algumas versões. As rodas são de liga leve com pneus 205/70 R15 ATR.

Além da capacidade off-road para rodar nos mais variados tipos de terrenos, os proprietários do Suzuki Jimny têm a tranquilidade da revisão programada com preço fixo e um serviço de Pós-Venda que atende todas as regiões do Brasil com rapidez, já que o modelo é fabricado no Brasil desde 2012.

O Jimny tem um visual próprio, com tomadas de ar no capô e molduras em cinza grafite nas caixas de roda e laterais do veículo, reforçando o aspecto robusto e off-road. As rodas são de liga leve, aro 15”, e completam o design do único 4×4 compacto do mercado brasileiro.

Versátil, leve e compacto, o Suzuki Jimny é um 4×4 de personalidade e preparado para encarar os mais diferentes tipos de terrenos. Para rodar nas cidades, o raio de giro de apenas 4,9 metros facilita nas manobras, especialmente nas estreitas vagas de estacionamento.

A versão 4Sport vem equipada com um moderno sistema multimídia de 7” que permite o espelhamento de celulares, tornando as viagens e passeios ainda mais agradáveis. Além disso, é equipada com snorkel, permitindo a travessia por trechos alagados.

Mecânica Online – O Jimny possui motor em alumínio movido a gasolina, 1.3L (DOHC), com 16 válvulas, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 110 Nm a 4.100 rpm e transmissão manual de cinco marchas.

A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem rendimento durante toda a vida útil do veículo. Além disso, traz ótimo desempenho peso/potência ao entregar 12,82 Kg/cv.

A tecnologia do comando variável de válvulas (VVT) otimiza o torque para todas as faixas de rotação e proporciona resposta rápida nas acelerações. Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema garante otimização do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.

Devido ao drive action 4×4, que contempla um moderno sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico, é possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no controle do painel. Por meio do sincronizador da caixa de transferência é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.

A suspensão independente com eixo rígido e molas helicoidais na dianteira e Trilink na traseira garantem reduzido custo de manutenção e aumentam a longevidade do Jimny. Além disso, contempla ótimo desempenho off-road com apenas 1.060Kg.

Segurança e praticidade – O Jimny possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros, e o motorista ainda dispõe de coluna de direção retrátil em caso de colisão. Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes.

Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água, e evitam retenção de terra ou lama. Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente.

No interior, o Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. Proporcionam conforto e praticidade ao adequar as necessidades de bagagem em qualquer situação.

A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. Garantia de direção confortável, estável e segura.

Além do Jimny, que é produzido no interior de Goiás, a Suzuki comercializa no Brasil o S-Cross e o Vitara. Muito mais do que vender carros, a Suzuki promove experiências!

Valores
Jimny 4All – R$ 70.990,00
Jimny 4Sport – R$ 78.990,00
Jimny 4Sport Desert – R$ 85.990,00
Jimny 4Work – R$ 69.990,00
Jimny 4Work Off Road – R$ 77.990,00

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança