sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz tem expressiva participação na renovação de frota em Curitiba

Com 124 ônibus urbanos em circulação desde o ano passado e mais 36 unidades previstas para o próximo mês de abril, a Mercedes-Benz aumenta de forma substancial a sua presença no competitivo mercado de Curitiba, capital do Paraná.

Com isso, mais de 60% do volume de 251 ônibus já adquiridos pelo atual programa de renovação de frota da cidade são Mercedes-Benz.

“Depois de um longo período, as empresas operadoras de Curitiba voltaram a renovar suas frotas. Para nossa satisfação e orgulho, ganhamos ampla preferência nesse processo, participando de forma marcante de um sistema de transporte coletivo urbano que é referência para grandes cidades no País e no mundo”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benzdo Brasil.

“A renovação de frota em andamento prevê um total de 450 ônibus até 2020. Ou seja, mais 200 unidades ainda serão adquiridas e vamos em busca de mais vendas para a nossa marca, que ganha aprovação crescente dos clientes locais”.

Os 160 ônibus Mercedes-Benz já comercializados para Curitiba dividem-se entre os modelos OF 1519, OF 1721 (suspensão mecânica), OF 1721 L (suspensão pneumática), O 500 MA articulado e O 500 MDA superarticulado, destinados ao transporte urbano e metropolitano, em linhas dos sistemas Alimentador, Convencional, Interbairros, Linha Direta e Expresso (“canaleta”).

Superarticulado Mercedes-Benz de 21 metros inicia operação inédita em Curitiba-O superarticulado O 500 MDA de 21 metros de comprimento ganha um destaque especial, fazendo sua estreia no transporte coletivo urbano de Curitiba.

As primeiras oito unidades (seis da Viação Cidade Sorriso e duas da Auto Viação Redentor) entram em operação, em abril, nos corredores da Linha Expresso (“canaleta”).

“A fim de atender a uma demanda específica do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba, nossos Engenheiros desenvolveram uma versão do superarticulado O 500 MDA para 21 metros de comprimento. Isso significa alta capacidade de transporte de passageiros, até 165 pessoas, dentro das características do sistema local”, ressalta Walter Barbosa.

As ações de demonstração de ônibus realizadas pela Mercedes-Benz junto às operações reais das empresas de transporte resultaram na aprovação do superarticulado O 500 MDA na cidade de Curitiba.

Depois de cerca de um mês de uso do veículo da fábrica, a Viação Cidade Sorriso adquiriu seis unidades do modelo para renovação de frota.

Já a Auto Viação Redentor somou duas unidades a sua frota.

“O superarticulado O 500 MDA da Mercedes-Benz nos convenceu pelos bons resultados em termos de custo operacional. Identificamos ótimas perspectivas de redução no consumo de diesel e também no custo de peças, porque já contamos com o histórico de ônibus articulados da marca na frota e isso nos oferece previsibilidade de custos de reposição e manutenção, além de possibilitar a intercambialidade de peças”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso e do Setransp, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana.

“Nossos motoristas também ficaram satisfeitos com o fato deste ser um veículo mais silencioso, pela localização do motor na traseira. Com isso, eles ganham em conforto e segurança, podendo dedicar mais atenção ao trânsito e aos passageiros”.

“A otimização do consumo de combustível e dos custos operacionais são importantes fatores que valorizamos muito na escolha pelos chassis da Mercedes-Benz”, diz Mauricio Gulin.

“Além disso, nosso relacionamento é direto, tranquilo, com um diálogo bem aberto. Sempre que precisamos, as equipes da fábrica nos trazem soluções, o que nos dá segurança. Como exemplo, 80% dos nossos ônibus nessa renovação de frota foram financiados pelo Banco Mercedes-Benz”.

Entrega dos novos ônibus à população no aniversário da cidade-Como parte das comemorações dos 326 anos de Curitiba, o prefeito Rafael Greca recebeu as chaves de novos ônibus, num evento simbólico que destaca os investimentos das operadoras de transporte na renovação de frota e consequente melhoria da qualidade do transporte à população.

“Depois de seis anos, as operadoras do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba voltaram a renovar suas frotas, podendo melhorar cada vez mais a qualidade do serviço, atendendo em média 730 mil passageiros por dia”, diz Mauricio Gulin.

“A partir de agora, a expectativa é realizar renovações de frota anualmente”.

De acordo com dados da Setransp, a marca Mercedes-Benz tem uma expressiva participação de aproximadamente 55% na frota total das empresas que compõem os consórcios que operam em Curitiba, formada hoje por cerca de 1.650 ônibus urbanos.

Mercedes-Benz amplia participação de mercado em Curitiba-A Mercedes-Benz emplacou mais de 70 ônibus na cidade de Curitiba no ano passado, conquistando 47% de participação de mercado.

No primeiro bimestre de 2019, o volume de emplacamentos saltou para 90 unidades, refletindo o aumento de vendas para renovação de frota na cidade.

“Com o prosseguimento do programa de renovação e outras oportunidades de negócios, projetamos 60% de market share na cidade de Curitiba em 2019, dobrando a média dos últimos anos”, ressalta Walter Barbosa.

A Mercedes-Benz mantém destacada liderança nas vendas de ônibus no Brasil.

No acumulado do primeiro bimestre, a Empresa emplacou 1.481 unidades, volume quase 50% superior às 1.007 unidades do mesmo período de 2018.

Com isso, alcançou cerca de 50% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total.

Cerca de 80% desse volume de 1.481 unidades são para renovação e ampliação de frota do transporte coletivo.

São 817 urbanos, com liderança de 73% na categoria e 374 micros, também líder, com mais de 43% de participação no bimestre.

A Mercedes-Benz também liderou as vendas de ônibus rodoviários no acumulado de janeiro e fevereiro de 2019, com 110 unidades emplacadas e 46% de participação de mercado.

Destaque também para as vendas de 178 micro-ônibus escolares.

Atendimento especializado a clientes de ônibus-Com base num amplo e abrangente portfólio, que inclui microônibus, ônibus convencionais, articulados e superarticulados, a Mercedes-Benz oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

A marca também se destaca pelo atendimento especializado dos concessionários Center Bus, que oferecem uma estrutura voltada exclusivamente para ônibus, na qual os clientes encontram uma equipe de profissionais treinados para essa finalidade, com gerentes, vendedores e assessores ao frotista.

Por meio do Center Bus, é dado todo apoio ao cliente, desde o processo de vendas até o treinamento de seus motoristas e mecânicos, além da disponibilização de oficinas volantes, devidamente equipadas para atender às necessidades de assistência técnica dos frotistas onde eles precisarem.

O atendimento e a assistência especializada dos concessionários ampliam ainda mais as vantagens oferecidas aos clientes.

Por meio da Rede, eles têm à disposição três linhas de peças de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), planos de manutenção, assistência 24 horas, Consultor Gerencial, Consultor Técnico BSP, Oficina Dedicada e outros.

Isso contribui para que as empresas obtenham a maior disponibilidade possível de seus veículos, trabalhando e gerando resultado.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn