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Daimler Truck produz frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2 para testes em clientes

Empresas Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz participarão dos primeiros testes dos caminhões Mercedes-Benz GenH2, impulsionando a descarbonização do transporte rodoviário de longa distância.

A Daimler Truck avança na descarbonização do transporte por meio de caminhões movidos a hidrogênio, anunciando a produção da primeira frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2 para testes com clientes. Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz serão as primeiras empresas a testar os veículos em operações reais, visando a obtenção de experiência no transporte de longa distância livre de emissões de CO₂. Os caminhões GenH2, movidos por célula de combustível, proporcionam uma autonomia comparável aos caminhões convencionais a diesel e serão recarregados em postos públicos de hidrogênio líquido.

A Daimler Truck, em parceria com empresas líderes como Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz, está prestes a introduzir sua frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2 para testes práticos em operações de transporte de longa distância.

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Com um estágio avançado de desenvolvimento, os caminhões movidos por célula de combustível agora passarão por testes reais com clientes, impulsionando a transição para um transporte rodoviário sustentável.

A escolha de hidrogênio líquido como fonte de energia permite maior densidade energética, autonomia significativa e carga útil maior, marcando um avanço revolucionário na descarbonização do setor.

Tecnologia de hidrogênio líquido (sLH2) permite carga útil maior – A Daimler Truck prefere o hidrogênio líquido para o desenvolvimento da tecnologia. Nesse estado agregado, o transportador não só tem uma densidade energética muito mais elevada, mas os custos de transporte também podem ser significativamente reduzidos.

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Como resultado, mais hidrogênio pode ser transportado, o que aumenta significativamente a autonomia e possibilita um desempenho comparável ao de veículos como os caminhões convencionais a diesel. Os tanques de hidrogênio líquido também oferecem vantagens em termos de custos e peso. Portanto, o uso de hidrogênio líquido permite uma carga útil maior.

A tecnologia conhecida como “sLH2” (hidrogênio líquido “sub-resfriado”) foi desenvolvida em conjunto com a Linde e está disponível para todas as empresas interessadas via padrão ISO e, pela primeira vez, será utilizada na frota de testes em clientes. A abordagem inovadora permite, entre outros aspectos, uma densidade maior para armazenamento comparada com o LH2 e reabastecimento mais fácil de 10 a 15 minutos.

A Daimler Truck e as empresas parceiras estão planejando alto nível de transparência e abertura com relação às interfaces para a tecnologia sLH2. A meta é colaborar com outras empresas e associações no desenvolvimento de tecnologias de veículos e de reabastecimento próprias, que se apliquem ao novo padrão de hidrogênio líquido, estabelendo assim um mercado global para o processo de reabastecimento.

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Desempenho do caminhão GenH2 é comparável aos caminhões convencionais movidos a diesel – Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Truck basearam o caminhão GenH2 nas características do caminhão Actros convencional da Mercedes-Benz em termos de carga útil, autonomia e desempenho.

Os GenH2 que serão utilizados nesses primeiros testes oferecem uma carga útil de cerca de 25 toneladas e um PBTC – peso bruto total combinado de 40 toneladas. Dois tanques especiais de hidrogênio líquido e um sistema de célula de combustível possibilitam essa alta carga útil e autonomia, sendo a peça central do GenH2.

Os dois tanques de aço inoxidável de hidrogênio líquido têm uma capacidade de armazenamento especialmente alta, de 88 kg (44 kg cada um) o que os torna apropriados para cobrir longas distâncias.

O sistema de célula de combustível do Mercedes-Benz GenH2 produz 300 kW e a bateria fornece mais 400 kW temporariamente. A 70 kWh, a capacidade de armazenamento da bateria é relativamente baixa, uma vez que sua função não é atender às necessidades de energia, mas sim dar suporte de força para a célula de combustível durante os picos de carga, enquanto se está acelerando ou quando se está conduzindo por uma ladeira com carga total.

Ao mesmo tempo, a bateria permite uma carga útil maior. Ela é recarregada com a energia de frenagem e com o excedente de energia da célula de combustível. Um elemento-chave é o sistema de arrefecimento e aquecimento que mantém todos os componentes em uma temperatura apropriada, garantindo a durabilidade máxima.

Em setembro de 2023, a Daimler Truck demonstrou, com sucesso, que a tecnologia da célula de combustível a hidrogênio pode ser a solução para descarbonizar os transportes rodoviários de longa distância. Um protótipo do caminhão Mercedes-Benz GenH2 concluiu um percurso de 1.047 km de distância com uma carga de hidrogênio líquido. A empresa visa introduzir a versão de série do GenH2 na segunda metade da década.

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