quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Seis novos protótipos personalizados são destaques da Jeep nos EUA

Auburn Hills (EUA) – O Jeep® Gladiator será o protagonista do Easter Jeep Safari deste ano, já que a Jeep e a Mopar uniram forças, mais uma vez, para criar seis novos protótipos personalizados para o evento que anualmente se realiza na região de Moab, no estado norte-americano de Utah, nesta edição que vai de 13 a 21 de abril.

Pelo 53º ano, milhares de entusiastas do off-road se concentrarão para encarar algumas das mais belas e desafiadoras trilhas dos Estados Unidos.

“O Moab Easter Jeep Safari é o local perfeito para interagir e obter feedback dos nossos mais fiéis e fervorosos clientes – os indefectíveis entusiastas que todos os anos vão ao evento,” afirmou Tim Kuniskis, diretor da Jeep para América do Norte.

“O Safari deste ano vai marcar a estreia do tão aguardado Jeep Gladiator no cenário de Moab e suas trilhas exigentes. Para celebrar, estamos apresentando seis divertidos e ultracapazes veículos conceituais com base na picape Jeep que, seguramente, farão virar cabeças e deliciar o público.”

Nesses conceitos, há uma vasta seleção de peças da linha Jeep Performance Parts (JPP), tanto de série como protótipos. A Mopar desenvolve todos os itens da JPP segundo rigorosas especificações e com a lendária capacidade 4×4 em mente. Isto permite aos clientes da Jeep melhorar os veículos com total confiança.

“A personalização é uma das prioridades dos entusiastas da Jeep. É por isso que desenvolvemos, de forma proativa, um portfólio com mais de 200 exclusivas peças e acessórios para o novo Jeep Gladiator,” disse Steve Beahm, Chefe de Peças e Serviços (Mopar) e de Marcas de Carros de Passeio da FCA para América do Norte.

“Este portfólio se beneficia de garantia de fábrica e foi submetido a dezenas de milhares de horas de desenvolvimento, testes e validação, de modo a oferecermos tranquilidade aos nossos clientes, além de um grande leque de produtos. No Easter Jeep Safari de 2019, vamos inspirar os nossos clientes apresentando apenas uma parte do que estamos preparando para nosso catálogo e também alguns protótipos de acessórios que poderão entrar em produção num futuro próximo.”

Jeep Wayout – O protótipo Jeep Wayout é um verdadeiro todo-o-terreno que aproveita a capacidade de carga, líder na classe, do Novo Gladiator. O Wayout é um veículo funcional que exibe uma barraca para duas pessoas no teto e um amplo toldo personalizado. A carroceria reforçada distingue-se pela nova cor Verde Gator, que estará disponível na linha Gladiator de série.

Para maior conveniência, estão integrados dois reservatórios de combustível auxiliares feitos sob medida nos para-lamas traseiros. O potencial off-road foi ampliado com o kit de elevação da Jeep Performance Parts de 2” (5 cm) e os pneus lameiros de 37” e rodas de aço, tudo passando uma nítida sensação retrô, lembrando as picapes Willys originais.

Além disso, um guincho Warn com capacidade de 5.440 kg e um snorkel da JPP ajudam a superar múltiplos obstáculos – seja em piso seco ou molhado.

Jeep Flatbill – Desenhado com o estilo de vida no deserto em mente, o conceito Jeep Flatbill representa mais uma divertida interpretação do Novo Gladiator, associado às emoções extremas do Motocross – com visual inconfundível, forte e rude, é a solução definitiva para transportar “brinquedos” radicais.

A cultura das motos fora de estrada inspira o capô ventilado de fibra de carbono os extensores de para-lamas elevados, enquanto o para-choque dianteiro menor, personalizado, e a placa inferior de proteção melhoram o ângulo de ataque.

O Flatbill está completamente equipado para transportar motos para qualquer aventura em todo o terreno. No lugar da tampa traseira, foram instaladas rampas específicas, com rodas, que deslizam para fora e facilitam o acesso à caçamba.

Os eixos dianteiro e traseiro Dynatrac Pro-Rock 60 e o kit de elevação de 4″ personalizado Off-Road Evolution ajudam a Flatbill a superar qualquer obstáculo. Juntamente com amortecedores traseiros especiais e rodas aro 20″ com pneus de 40″.

Jeep M-715 Five-Quarter – Dando continuidade à tradição do Easter Jeep Safari de incríveis “Resto-Mods”, o Jeep M-715 Five-Quarter é um perfeito mix de componentes antigos e modernos.

O termo “Five-Quarter” é uma alusão às picapes Jeep do passado que eram de uma tonelada e um quarto (1.250 kg) – ou “cinco quartos”. Começando como um M-715 de 1968, este veículo militar baseado na Gladiator da época foi recriado com melhoramentos em termos de design e funcionalidade no chassi, na transmissão e nas configurações de carga, resultando numa obra-prima de grandes capacidades.

Por fora, a dianteira agora é de fibra de carbono. Outra modificação na carroçaria incluem uma diminuição de 9 cm altura da capota, de lona, realçando ainda mais o perfil “monster truck”.

Os faróis dianteiros são HID (Descarga de Alta Intensidade) e há luzes auxiliares de LED para proporcionar ampla visibilidade. A suspensão teve os feixes de mola trocado por molas helicoidais. Além disso, o eixo dianteiro foi avançado 5 cm e substituído por um Dynatrac Pro-rock 60.

O eixo traseiro é Dynatrac Pro-rock 80, enquanto as rodas de aro 20″ com beadlocks fazem par a enormes pneus de 40″. Para completar, debaixo do capô do Jeep M-715 Five-Quarter foi instalado nada menos que um HEMI V8 6.2 “Hellcrate”, com compressor, que ultrapassa os 700 cv.

Jeep J6 – Esse conceito Jeep J6 mistura o clássico estilo Jeep do final dos anos 1970 com as peças da linha Jeep Performance Parts, da Mopar. A Jeep J6 foi baseada no Gladiator Rubicon mas com uma exclusiva cabine simples, maximizando o espaço de carga com um funcional compartimento de cerca de 1,80 m de comprimento, 30 cm a mais que no Gladiator de série.

A Mopar e o time de design da Jeep recuaram no tempo para recuperarem o mesmo azul disponível no Jeep Honcho 1978.

Experimental, o santantônio é a base para quatro faróis de LED de 12 cm da Jeep Performance Parts – há mais luzes auxiliares de LED na barra sobre o para-choque frontal. Logo abaixo, na caçamba, o suporte do estepe pode alojar uma roda de até 37″, como as que equipam o modelo. A suspensão foi elevada com um kit da JPP de 5 cm. A capota rígida do protótipo é removível e os emblemas Jeep e J6 na tampa traseira e nos para-lamas têm tipologia clássica.

Jeep JT Scrambler – O protótipo Jeep JT Scrambler é inspirado na herança da marca, resgatando as cores e aos grafismos da icônica picape CJ-8 Scrambler, da década de 1980. Partindo do Jeep Gladiator Rubicon, o Scrambler recorre bastante à linha Jeep Performance Parts da Mopar, incluindo as quatro luzes LED de 12 cm no alto do santantônio e as duas à frente das colunas A. A iluminação dianteira é completada por um par de faróis de LED à frente da grade frontal.

As rodas JPP de 17 polegadas são personalizadas com um tom de bronze para combinar com as faixas laterais. O kit de elevação de 5 cm ajuda a abrigar os grandes pneus de 37″ e as resistentes proteções inferiores laterais Jeep Performance Parts, com superfície antiderrapante.

A potência do motor Pentastar V6 3.6 (o único oferecido hoje no Gladiator) é incrementada com entrada de ar frio e escape cat-back da Mopar.

Jeep Gladiator Gravity – Esse conceito foi pensado para os escaladores de rocha e tem o Gladiator Rubicon como ponto de partida, na chamativa cor Laranja Punk’N Mettalic. Apesar do estilo radical, todas as alterações foram feitas com acessórios já disponíveis na linha Jeep Performance Parts.

Caso das portas feitas com tubos de aço, que reforçam a liberdade a céu aberto incomparável do Gladiator entre as picapes médias.

A versatilidade do Gladiator foi amplificada com racks transversais da Mopar montados sobre as bordas da caçamba, que apoiam uma cesta ideal para equipamentos de escalada como cordas, mosquetões, capacetes e tênis. Exatamente abaixo, no leito da está o exclusivo sistema Mopar/Decked com duas grandes gavetas deslizantes para organização e armazenamento seguro de inúmeros tipos de carga. E ainda com espaço disponível entre as gavetas e o cesto.

Para o fora de estrada, o Jeep Gladiator Gravity tem a distância ao solo elevada com o kit de 5 cm da JPParts e as rodas de 17″ são “abraçadas” por pneus de 35″. As proteções laterais inferiores em aço de alta resistência Jeep Performance Parts são mais espessas e largas, além de utilizarem o mesmo revestimento antiderrapante das caçambas de picapes Ram.

Na frente da grade preta acetinada Mopar, as luzes LED de 18 cm” iluminam o caminho com a ajuda dos projetores LED de 12 cm nas colunas A.

Na cabine, destaque para os bancos de couro da Katzkin com o símbolo da grade Jeep bordado. Entre outros acessórios Mopar, encontram-se alças de apoio para os passageiros, bolsas porta-objetos MOLLE (Modular Lightweight Load-carrying Equipment), fixadas nas costas dos bancos dianteiros, e tapetes com um exclusivo sistema que permite drenar água e sujeira.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn