sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Sofisticação mecânica é destaque no Audi Q8

O novíssimo Audi Q8 chega equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves.

- Publicidade -

Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. Faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.

O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts.

O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente.

Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

- Publicidade -

A Audi reúne seus sistemas de assistência em pacotes diferentes. O Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist.

Em utilização, o sistema garante controle em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente.

Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfego.

Veículo esportivo off-road: tração quattro e suspensão a ar – O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.

Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte.

- Publicidade -

A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas.

O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta última opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão.

A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática.

O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.

Oferecido como opcional, o eixo traseiro dinâmico possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus.

Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro.

Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.

Veja mais | Novo Audi Q8 esbanja tecnologia com design exclusivo

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança