Librelato lança semirreboque tanque em aço carbono com eixo autodirecional de ponteiras móveis

Librelato lança um novo semirreboque Tanque na Fenatran. Trata-se de um implemento com vários atributos de inovação e tecnologia, entre eles a menor tara entre os modelos com a mesma configuração disponíveis no mercado.

O equipamento possui uma tara de 8680kg, eixos com capacidade de 13 toneladas, calotas adequadas para o transporte de Metanol, berços e acessórios parafusados ao chassi, além contar com suspensão pneumática de três eixos distanciados, sendo o primeiro eixo autodirecional de ponteiras móveis, conhecido como “eixo de manga”.

O equipamento permite transportar até 45 mil litros de gasolina, 43 mil litros de etanol ou 41 mil litros de diesel, tudo isso dentro do limite legal de peso permitido, mesmo para a configuração com suspensão mecânica no 2º e 3o eixos, que eleva a tara do equipamento em torno de 250 quilos.

Os demais equipamentos disponíveis no mercado construídos com a mesma configuração, em aço carbono e capacidade para 45 mil litros, por serem mais pesados, só transportam gasolina e etanol.

No caso do diesel o implemento da Librelato apresenta vantagens, pois trata-se de um combustível que possui um peso específico maior e que só poderia ser transportado em tanques com volume menor 44 ou 43 mil litros. Caso contrário, ocorreria excesso de carga na composição.

De acordo com Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, o Tanque Cilíndrico apresentado na Fenatran contém o que há de mais moderno em termos de tecnologia, visando maior segurança no transporte e no manuseio dos equipamentos.

“Ele está equipado com um pacote completo de tecnologia embarcadas, como freios EBS e uma série adicional de opcionais voltados à segurança, conforto, eficiência operacional e economia de combustível. As funcionalidades e benefícios desse pacote completo de tecnologia embarcada serão apresentadas aos visitantes diretamente no produto em exposição no estande da Librelato”, declara.

Os berços da caixa de carga e os acessórios parafusados ao chassi permitem maior rapidez e também menor custo de manutenção para o cliente, pois as uniões parafusadas substituem o uso de solda nesses locais.

A grande vantagem de equipamentos com uniões parafusadas em relação às versões soldadas está na eliminação de risco de explosões durante possíveis manutenções.

Isso por que um tanque contém vapor de combustível depositado em seu interior, mesmo estando vazio. Qualquer manutenção que gere faíscas ou fagulhas, como a solda, por exemplo, pode ser extremamente perigosa.

As calotas dos tanques cilíndricos da Librelato são produzidas no formato torisférico, ou seja, estão dimensionadas para o transporte de produtos com maior pressão de trabalho do que a dos combustíveis mais comuns. Um produto com essa característica é o Metanol, muito utilizado na produção de biodiesel.

Desta forma, a capacitação do tanque Librelato para o transporte do Metanol é muito mais simples e de menor custo, tanto para equipamentos novos como para usados.

Trata-se de uma adaptação que exige pequenas alterações, principalmente por meio da troca da tampa de carregamento.

Já equipamentos disponíveis no mercado com calotas simples, não dimensionadas para a requerida pressão de trabalho exigida para o transporte do Metanol, necessitam de um projeto especial para fabricação de um novo tanque.

Calotas simples podem refletir em maior custo de manutenção e maior tempo de parada do equipamento, diminuindo a rentabilidade do transportador.

Sistema de Eixo Autodirecional traz segurança e economia às operações de transporte
O novo Eixo Autodirecional adotado na linha de produtos da Librelato também será aplicada ao novo Semirreboque Tanque.

Ele possui um sistema de bloqueio do esterçamento para as manobras em marcha a ré, que mantém o eixo centralizado automaticamente, sem a necessidade de alinhar o conjunto ou suspender o eixo antes da manobra, o que torna a operação mais rápida e segura. De acordo com Rafael Bett, entre outras vantagens, os amortecedores de direção estabilizam o esterçamento, eliminando vibrações nos rodados.

“Seu sistema de mancais é extremamente durável. O eixo possui ainda um exclusivo sistema de alinhamento que, em caso de manutenção, permite sua remontagem sem que seja necessário refazer a convergência das rodas. Sua barra de ligação é de regulagem extremamente simples e isenta de lubrificação. Todas essas características facilitam a manutenção e reduzem custos e tempo de parada. A aplicação desta tecnologia significa que o equipamento operará com o máximo desempenho e segurança, por muito mais tempo”, ressalta Bett.

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