HD: sistema Reflex™ Defensive Rider System proporciona aos pilotos conveniência, confiança e controle

Modelos específicos de motocicletas Harley-Davidson® 2020 podem vir equipados de fábrica com novos recursos projetados para aprimorar a pilotagem e a experiência do proprietário.

REFLEX™ DEFENSIVE RIDER SYSTEM (RDRS)-O Reflex™ Defensive Rider System (RDRS – sistema que aumenta a segurança na pilotagem) é um novo conjunto de tecnologias projetadas para combinar o desempenho da motocicleta à tração disponível durante a aceleração, a desaceleração e a frenagem.

** É projetado para ajudar o motociclista a controlar o veículo durante a aceleração ou a frenagem em uma linha reta ou curva. Os sistemas podem ser mais úteis aos motociclistas quando estiverem pilotando em estradas com condições adversas e em situações de urgência.

Os sistemas são eletrônicos e utilizam o mais recente controle de chassi, controle eletrônico de freio e tecnologia de motor. Os recursos do RDRS são oferecidos em conjunto, exceto quando indicado de outra forma.

Os recursos do RDRS estão presentes em todos os modelos CVO™ e Touring 2020 da Harley-Davidson.

** A tração disponível é determinada pela relação entre pista/pneu. Os sistemas que compõem o RDRS são capazes de se ajustar apenas à pressão durante a frenagem ou o torque do motor com o intuito de impedir que o pneu exceda a aderência disponível.

Essas tecnologias não têm a capacidade de aumentar a aderência ou intervir quando o motociclista não tiver acionado o freio ou o acelerador (por exemplo, ao deslizar em uma curva com a embreagem desacoplada).

O RDRS não é um sistema para influenciar diretamente na direção do veículo. Essa é uma diferença essencial entre o RDRS da motocicleta e o controle de estabilidade automotiva. O motociclista é o principal responsável pelas correções de velocidade, direç&atil de;o e pilotagem.

Dentre as características do RDRS estão:

  • Freios eletrônicos combinados e otimizados para curvas (C-ELB)

Este recurso aplica o freio em ambas as rodas quando o motociclista usa o controle de freio da alavanca manual (dianteiro) ou o freio do pedal (traseiro) e pode ajudar muitos motociclistas a conseguirem melhor desempenho de frenagem.

O sistema de freios combinados eletrônicos (ELB) oferece maior capacidade de resposta e proporciona mais estabilidade entre os freios dianteiro e traseiro em uma grande variedade de aplicações de frenagem. Esse sistema proporciona uma maior combinação quando o motociclista aciona os freios com mais intensidade e reduz ou elimina a combinação em frenagens leves e a baixas velocidades.

Quando combinado, o simples acionamento da alavanca de freio dianteiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma porcentagem da frenagem à parte traseira. O simples acionamento do pedal de freio tr aseiro fará com que o sistema também direcione de forma dinâmica uma porcentagem da frenagem ao cáliper dianteiro esquerdo.

O C-ELB leva em conta o ângulo de inclinação da motocicleta e alterará a proporção da pressão durante a frenagem entre os freios dianteiro e traseiro em uma curva, com o intuito de melhorar a capacidade da motocicleta de manter a rota traçada pelo motociclista.

O C-ELB é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020.

  • Sistema de freio antitravamento otimizado para curvas (C-ABS)

O sistema de freio antitravamento foi projetado para impedir o travamento das rodas durante a frenagem e ajuda o motociclista a manter o controle ao frear em linha reta em situações de urgência. O sistema opera de forma independente nos freios dianteiro e traseiro para manter as rodas girando e para prevenir o travamento descontrolado delas.

O C-ABS é uma variação do ABS que leva em conta o ângulo de inclinação de uma motocicleta de duas. A pressão dos freios necessária para reduzir a derrapagem das rodas durante as curvas costuma ser menor do que a pressão necessária em operações em linha reta.

O C-ABS é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020. O ABS é um item de série presente em todos os outros modelos da H-D (ou quando selecionado no lugar do C-ABS).

  • Sistema de controle de tração otimizado para curvas (C-TCS)

O C-TCS foi criado para evitar que a roda traseira perca a aderência durante a aceleração em retas ou curvas. O C-TCS pode aumentar a confiança do motociclista quando a tração disponível for prejudicada por um tempo chuvoso, uma mudança brusca e inesperada na superfície ou ao pilotar em uma via não asfaltada.

O motociclista pode selecionar um dos dois modos de controle de tração: O modo padrão é otimizado para superfícies secas; o modo chuva é otimizado para superfícies molhadas. O sistema também pode ser desativado. A ação do C-TCS também é ideal para curvas com base no ângulo de inclinação.

O C-TCS é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020.

  • Sistema de controle de antiderrapagem (DSCS) e sistema de controle de antiderrapagem otimizado para curvas (C-DSCS)

O DSCS é projetado para reduzir a derrapagem excessiva da roda traseira durante a desaceleração, que costuma ocorrer quando o motociclista diminui bruscamente a marcha ou desacelera em estradas com superfícies escorregadias ou molhadas.

Ao detectar uma derrapagem excessiva na roda traseira durante a desaceleração, o DSCS ajustará a entrega do torque do motor para ajustar melhor a roda traseira à velocidade na estrada. A ação do DSCS nos modelos equipados com o C-DSCS pode ser ideal para curvas, com base no ângulo de inclinação detectado.

O DSCS é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020. O C-DSCS é um item de série em todos os modelos em todos os modelos CVO™ e Touring 2020.

  • Controle assistente de parada do veículo (VHC)

Quando ativado, o VHC aplica e mantém a força de frenagem e impede que a motocicleta se movimente após o motociclista soltar os controles de freio.

A principal função do VHC é impedir que a motocicleta se mova ao ser parada; por exemplo, em uma placa de pare em uma montanha, no semáforo em uma inclinação ou em uma descida íngreme ao sair de um estacionamento.

O VHC é projetado para facilitar a pilotagem com confiança, minimizando o número de controles necessários para uma partida tranquila. O sistema aplica pressão ao freio até o motociclista acionar o acelerador e a embreagem para dar partida.

O VHC também pode ser acionado quando a motocicleta for parada em uma superfície lisa e o motociclista quiser manter sua posição sem aplicar pressão na alavanca de freio.

O motociclista aciona o VHC aplicando momentaneamente pressão extra na alavanca de freio dianteiro ou no pedal de freio traseiro depois que a motocicleta parar completamente. Se o motociclista tiver dificuldade de parar e mantiver a pressão no freio depois de parar, o VHC também pode ser acionado sem que seja necessário aplicar mais pressão.

Uma lâmpada indicadora do VHC se acenderá para confirmar a ativação ao motociclista, e o sistema ABS manterá a pressão sobre o freio depois que o comando da alavanca for solto. O VHC será desativado automaticamente quando o motociclista começar a dar partida depois de uma parada ou caso acione e solte o freio dianteiro ou traseiro.

O VHC não deve ser usado como freio de estacionamento, já que será desativado se o motociclista abaixar o cavalete lateral (em modelos com sensor de cavalete lateral, não disponível em todos os mercados), colocar a motocicleta em ponto morto nos modelos sem sensor de cavalete lateral ou se o motor for desligado.

Na maioria das situações, após cinco minutos, a lâmpada indicadora pisca e o VHC será liberado se não houver nenhuma ação do motociclista.

O VHC é um item de série em todos os modelos CVO™ e Touring 2020. A Harley-Davidson alerta que o VHC não deve ser usado como substituto do freio de estacionamento em nenhuma hipótese.

  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS)

O TPMS alerta o motociclista de que a pressão de ar dos pneus está baixa. É importante manter uma pressão de ar adequada nos pneus em prol do desempenho do veículo e da vida útil do pneu.

O TPMS indica a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro na tela do Boom!™ Box GTS (ou no odômetro dos modelos Road King®) e exibe um indicador para alertar o motociclista quando a pressão do pneu estiver baixa e precisar ser verificada.

O TPMS é um recurso do RDRS e também está disponível como acessório à parte nas peças e acessórios originais Harley-Davidson para modelos Touring 2020 (exceto no Japão) com equipamentos ou rodas acessórias originais compatíveis com o sensor TPMS.

O TPMS é um item de série nos modelos CVO™ e Touring 2020.

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