Transição de matriz energética e eletrificação serão os destaque do primeiro dia de WEB FÓRUM SAE BRASIL

O primeiro dia de programação do WEB FÓRUM SAE BRASIL, o principal evento do ano para discutir a mobilidade que será realizado de maneira online de 1 a 3 de dezembro, terá cinco painéis que discutirão os impactos das novas tecnologias nos diversos modais.

O primeiro painel no dia 1/12, das 10h30 às 12h, será sobre Caminhões e Ônibus para discutir a matriz energética para veículos comerciais.

O objetivo do painel é apresentar e debater as fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis, como biocombustíveis, gás e eletricidade.

Serão mostrados resultados práticos e a viabilidade para o setor rodoviário, modal considerado estratégico na matriz de transporte brasileira.

O tema “Transição de matriz energética para o transporte urbano no Brasil” será apresentado pelo Gerente de Planejamento do Produto da Volvo do Brasil, Daniel Prado.

A Gerente Comercial da Metra / Eletra, Iêda Maria Oliveira falará sobre Veículo Elétrico Comercial; o Consultor da Golar Power Distribuidora de Gás Natural, João Aparecido Caleffi, sobre GNL para Caminhões e o Gerente do Produto da Scania Latin America, Marco Antônio Garcia sobre veículos comerciais movidos a Gás.

O debate será mediado pelo consultor da Bright Consulting, Ricardo Simões de Abreu.

Veículos Elétricos e Híbridos – Das 13h às 14h30 será o Painel Veículos Elétricos e Híbridos para tratar da eletrificação veicular e seu impacto no futuro da mobilidade.

A introdução de veículos eletrificados em diversos países vem crescendo a passos rápidos.

Em 2020, cerca de 12% de todos os veículos leves vendidos globalmente serão eletrificados em uma de suas modalidades (a bateria, híbridos e plug in).

Segundo a LMC Automotive, a projeção do market share para 2032 ultrapassa 50% de veículos eletrificados no mundo.

O Painel abordará aspectos de como essa ruptura tecnológica está revolucionando todo o setor da mobilidade, aumentando a velocidade de eletrificação e hibridização da propulsão veicular, contribuindo na melhoria da sustentabilidade e da conectividade dos meios de mobilidade.

O tema “Veículo Elétrico: Desafios e soluções tecnológicas para o mercado em massa” será abordado pelo Diretor de Produtos e Estratégia de Eletrificação da Robert Bosch GmbH, Bruno Ahrens.

“Micro Mobilidade: desafios e oportunidades” será aprofundado pelo Diretor Executivo de P&D para América do Sul da Schaeffler Brasil, Claudio Fernandes de Castro. “Desafios e Oportunidades na Hibridização de Veículos Flex-Fuel” será tratado pelo Conselheiro da SAE BRASIL, Fabio Kazuki Uema.

O mediador do Painel será o Diretor de Planejamento da HPE Automotores do Brasil, Reinaldo Muratori.

Ferroviário – As iniciativas para aumento da eficiência energética em operações ferroviárias de carga serão discutidas no Painel Ferroviário do WEB FÓRUM SAE BRASIL, das 15h às 15h45.

As apresentações serão em torno de soluções econômicas e capazes de potencializar o lucro de operadores ferroviários de carga e passageiros.

Nesse contexto, a busca pelo aumento de eficiência energética é fundamental para o desenvolvimento deste importante modal da matriz de transporte do Brasil.

Participam do Painel Ferroviário Marcelo Souza e Mário Coura, da Greenbrier Maxion, e Willyan Bratek, Fabrício Frade e Fabiano Rezende, da VLI LOGÍSTICA.

A mediação estará a cargo do presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate.

Aeroespacial – Das 16h às 17h30, o futuro da mobilidade aérea estará em discussão no Painel Aeroespacial, com questões a respeito dos principais desafios para a mobilidade aérea nos deslocamentos dentro das grandes metrópoles e entre cidades; quais as tecnologias que viabilizarão esse futuro e em que horizonte de tempo; e quais as barreiras e caminho para superá-las.

Além disso, serão abordadas as tendências de migração industrial que poderão acontecer entre as cadeias aeroespacial e automotiva e qual a importância de uma política de estado para a estruturação de uma estratégia da mobilidade aérea.

O Ecossistema mobilidade aérea será tratado pelo CEO da Eve Urban Air Mobility da EMBRAER, André Stein.

O gerenciamento do espaço aéreo do futuro será abordado pelo Major Jorge Alexandre de Almeida Regis, Chefe da Subdivisão de Operações Militares e Representante Brasileiro do Painel de Aeronaves Remotamente Pilotadas da OACI – CINDACTA-II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).

O CEO da Flapper, Paul Malicki tratará do consumidor da mobilidade aérea e a mediação do painel será feita pelo Gerente de Programas de P&D da EMBRAER, André Gasparotti.

Internacional – O último painel do primeiro dia de WEB FÓRUM será das 18h às 19h30 e terá a participação de líderes da indústria de mobilidade para debater como as profundas mudanças de cenários impactam as decisões de estratégias gerais em seus negócios globais e regionais.

Participarão do Painel Internacional o Vice-Presidente de Compras Região SAM da Volkswagen do Brasil, Martin Fries, que dará a visão global da companhia sobre novos conceitos de mobilidade e a estratégia na região; o Diretor de Compras América Latina da Mercedes Benz do Brasil, Matthias Kaeding, abordará modelos de negócios para mobilidade futura; a Associate Director Industry X da Accenture Brasil, Renate Fuchs, trará a discussão sobre como transformar modelos de negócios de serviços de mobilidade em lucros; e o COO da TOGG, da Turquia, Sergio Rocha, apresentará o case da empresa.

A mediação do Painel Internacional será feita pelo Engenheiro de Desenvolvimento de Produto Especialista da Mercedes Benz do Brasil, Jonathan Peter Marxen.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®