Grupo Hyundai Motor avança na era da eletrificação com plataforma dedicada ‘E-GMP’

O Grupo Hyundai Motor, que reúne as marcas de automóveis Hyundai, Kia e Genesis, acaba de lançar sua nova Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP), dedicada aos veículos elétricos a bateria (BEV).

Apresentada de modo online na noite de ontem durante evento ‘Descoberta Digital E-GMP’ (E-GMP Digital Discovery), a plataforma servirá como a tecnologia central para a próxima geração de modelos BEV do Grupo Hyundai Motor.

O evento foi transmitido através do canal oficial do Grupo no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCP9ejqW5kzOIl33vpCPQ-kw) e do Canal Hyundai (https://channel.hyundai.com/web/live/live.view?menuType=LIVE).

A partir de 2021, a E-GMP vai apoiar toda a gama de novos modelos BEVs, incluindo o IONIQ 5, da Hyundai, o primeiro BEV dedicado da Kia (a ser apresentado em 2021), além de uma série de outros modelos.

Projetada exclusivamente para BEVs, a E-GMP oferece várias vantagens em comparação com as plataformas existentes, que foram pensadas predominantemente para acomodar motores de combustão interna.

Os benefícios incluem maior flexibilidade de desenvolvimento, desempenho de condução surpreendente, maior autonomia, recursos de segurança aprimorados e mais espaço interno para passageiros e bagagem.

“Hoje, nossos modelos BEVs da Hyundai e da Kia com tração dianteira já estão entre os mais eficientes em seus segmentos”, disse Albert Biermann, Presidente e Chefe da Divisão de P&D do Grupo Hyundai Motor.

“Com a E-GMP, de tração nas rodas traseiras, estamos ampliando nossa liderança tecnológica para segmentos nos quais os clientes exigem uma excelente dinâmica de condução e eficiência excepcional.”

“A E-GMP é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento e reúne nossas tecnologias mais avançadas. A linha de modelos BEV evoluirá e será fortalecida por esta plataforma inovadora”, disse Fayez Abdul Rahman, Vice-Presidente Sênior do Centro de Desenvolvimento de Arquitetura Veicular do Grupo Hyundai Motor.

Maximizando a flexibilidade de desenvolvimento por meio de modularização e padronização

A E-GMP reduz a complexidade por meio da modularização e padronização, permitindo o desenvolvimento rápido e flexível de produtos que podem ser usados na maioria dos segmentos de veículos, como sedãs, SUVs e CUVs.

Além disso, o desenvolvimento flexível pode satisfazer várias necessidades dos consumidores quanto ao desempenho do veículo.

Como exemplo, um modelo de alto desempenho poderá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h.

A E-GMP será altamente eficaz na expansão da posição de liderança em veículos elétricos do Grupo, pois permitirá ampliar sua linha de modelos em um período relativamente curto por meio da modularização e padronização.

Projetado para melhor desempenho de condução, segurança e espaço maximizado – A E-GMP foi pensada para oferecer melhor desempenho em curvas e estabilidade de condução em alta velocidade.

Isso se deve à ótima distribuição de peso entre a dianteira e a traseira, um design que permite baixo centro de gravidade graças à montagem extremamente baixa do conjunto de baterias e à adoção de motores elétricos localizados no espaço anteriormente ocupado pelo motor a combustão.

O motor elétrico de alta rotação melhora o desempenho de condução dos veículos E-GMP.

Um sistema de suspensão traseira de cinco braços, que normalmente é usado nos segmentos de veículos de médio e grande porte, e o primeiro eixo de tração integrado (IDA) produzido em série do mundo, que combina os rolamentos das rodas com o eixo de tração para transmitir potência às rodas, aumentam o conforto de condução e a estabilidade de direção.

A plataforma garante a segurança das baterias por meio de uma estrutura de apoio feita de aço de ultra-alta resistência.

Componentes de aço prensados a quente envolvem essa estrutura proporcionando rigidez adicional.

A energia de uma colisão pode ser absorvida de forma eficiente graças a seções deformáveis da carroceria e do chassi, sequencia de deformação mais eficaz e uma parte central do conjunto de baterias que está firmemente ligada à carroceria do veículo.

Além disso, ao fortalecer a estrutura da seção de absorção de energia, localizada na frente do painel de instrumentos, os engenheiros foram capazes de minimizar a carga de colisão sobre o sistema elétrico e a bateria.

A estrutura de distribuição de energia de colisão da coluna A também evita a deformação do habitáculo de passageiros.

A E-GMP maximiza o espaço interno por meio de sua longa distância entre eixos, curtos balanços dianteiro e traseiro e módulo de cockpit estreito.

Com a bateria montada sob o assoalho, a E-GMP cria um piso plano para a cabine.

Isso fornece mais espaço para as pernas dos passageiros, ao mesmo tempo em que permite várias disposições para bancos dianteiros e traseiros.

O conjunto de baterias – montado entre os eixos dianteiro e traseiro – se caracteriza por ser o sistema com maior densidade de energia que o Grupo Hyundai Motor já criou.

Em parte, isso se deve ao desempenho de resfriamento aprimorado, resultado de uma nova estrutura de resfriamento separada que ajuda a tornar o conjunto de baterias mais compacto.

Com a densidade de energia aprimorada em cerca de 10% em comparação com a tecnologia anterior, as baterias são mais leves, podem ser montadas mais abaixo da carroceria e liberam mais espaço interno na cabine.

Sistema de eletrificação eficiente e poderoso – O novo sistema compacto de energia elétrica (PE) da E-GMP consiste em um motor potente, transmissão EV e inversor. Esses três componentes são integrados em um único módulo compacto.

Isso garante um desempenho poderoso, aumentando a rotação máxima do motor em até 70% em comparação com os motores existentes.

O motor de alta rotação é menor que outros motores, ao mesmo tempo em que oferece desempenho similar e maior eficiência em espaço e peso.

Além disso, um sistema de baterias padronizado pode ser ajustado para oferecer desempenho apropriado para um segmento de veículo específico, para maximizar a autonomia ou para atender variadas necessidades dos clientes.

O motor é controlado pelo módulo de potência do inversor, que adota semicondutores de carbeto de silício (SiC).

Este motor pode aumentar a eficiência do sistema em cerca de 2 a 3%, o que significa que o veículo pode ser conduzido por aproximadamente 5% mais tempo com a mesma energia da bateria.

A E-GMP se caracteriza pela tração traseira. Os clientes poderão escolher entre as configurações de tração traseira apenas ou tração integral; os modelos com este último tipo de tração podem ser equipados com um motor adicional.

O sistema de tração integral inclui um recurso para interrupção de transmissão, que pode controlar a conexão entre o motor adicional e as rodas dianteiras, e alternar entre os modos de tração em duas ou quatro rodas para aumentar a eficiência, oferecendo o nível ideal de potência ou desempenho para as condições de condução reais.

Todos os veículos desenvolvidos com a plataforma E-GMP usam um único tipo de módulo de bateria padronizado.

Esse módulo é composto por células tipo “Pouch Cell” (flexíveis e dobráveis) e pode ser combinado em diferentes quantidades conforme a necessidade de cada veículo.

Sistema de recarga multivoltagem (800V e 400V) e bidirecional – A maioria dos veículos elétricos (EVs) existentes e as infraestruturas de recarga rápida fornecem carregamento de 50kW ~ 150kW para automóveis equipados com sistema de 400V; no entanto, o desenvolvimento de infraestruturas de 800V, com até 350 kW, permitirá gradualmente recargas ainda mais rápidas.

Em linha com essa tendência, o Grupo Hyundai Motor vem investindo na IONITY, a rede de carregamento de alta velocidade líder na Europa, como um parceiro estratégico e acionista.

A IONITY opera 308 estações de recarga de alta velocidade (HPC) – usando uma capacidade de carga de até 350 kW – ao longo de rodovias em países europeus.

A empresa planeja aumentar esse número para 400 estações HPC até 2022, incluindo 51 atualmente em construção.

A E-GMP oferece capacidade de recarga de 800V como padrão e permite o carregamento em 400V, sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais.

O sistema de recarga multivoltagem é a primeira tecnologia patenteada do mundo que opera o motor e o inversor para aumentar de 400V a 800V e proporciona uma compatibilidade de recarga estável.

Um modelo BEV baseado na E-GMP é capaz de uma autonomia de mais de 500 km com uma bateria totalmente carregada, de acordo com o Procedimento Mundial Harmonizado para Teste de Veículos Leves (WLTP).

Além disso, ele pode ser recarregado em modo rápido para até 80% em apenas 18 minutos ou adicionar cerca de 100 km de autonomia em apenas cinco minutos.

Ao contrário dos modelos BEVs anteriores, que só aceitam carregamento unidirecional, o sistema de recarga da E-GMP é mais flexível.

A Unidade de Controle de Carga Integrada (ICCU) recentemente desenvolvida para a E-GMP, representa um avanço dos Carregadores de Bordo (OBC) existentes, que normalmente permitem que a eletricidade flua apenas em uma única direção a partir de uma fonte de energia externa.

A ICCU possibilita uma nova função de recarga para o veículo (Vehicle-to-Load, V2L), que pode transferir energia da sua bateria sem componentes adicionais.

Isso permite que o BEV baseado na E-GMP alimente outras máquinas elétricas (110/220V) em qualquer lugar. O sistema pode até ser usado para recarregar outro automóvel elétrico.

A nova função V2L pode fornecer até 3,5 kW de energia e alimentar um aparelho de ar-condicionado de médio porte e uma televisão de 55 polegadas por até 24 horas.

E-GMP vai apoiar o crescimento futuro das vendas de modelos EV em todo o mundo

O Grupo Hyundai Motor tem feito um esforço considerável para se preparar para a era da eletrificação.

A Kia Motors Corporation lançou seu primeiro BEV produzido em série em 2011, o Ray EV, na Coreia do Sul, com o Soul EV passando a ser vendido em mercados globais a partir de 2014.

O Grupo concluiu a introdução de um sistema de produção em série para todos os veículos eletrificados em 2015, incluindo aqueles classificados com HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in), BEV (100% a bateria) e FCEV (célula de combustível).

A E-GMP servirá de base para os planos do Grupo Hyundai Motor de lançar um total de 23 modelos BEV, incluindo 11 modelos originalmente concebidos para operar 100% a bateria, e vender mais de 1 milhão de BEVs em todo o mundo até 2025.

Como parte de sua visão para BEVs, a Hyundai Motor Company lançou sua marca ‘IONIQ’, dedicada a BEVs, em agosto de 2020, que inclui três modelos BEV até 2024: IONIQ 5, 6 e 7. Estes modelos englobarão diversos segmentos de atuação.

A Kia também está passando por uma transformação para a era da eletrificação, com base em sua estratégia de médio a longo prazo chamada ‘Plano S’.

Em setembro, a Kia anunciou planos de aumentar para 20% a participação das vendas de BEVs dentro dos volumes totais até 2025.

A empresa também publicou recentemente uma imagem preliminar de sete modelos exclusivamente BEV a serem lançados até 2027.

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