sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

SAE BRASIL recomenda que o momento é excelente para apostar em conectividade

O momento é de oportunidade para as empresas públicas e privadas investirem na conectividade e, com isso,aumentarem a produtividade no campo e na cidade.

- Publicidade -

Há disponibilidade de tecnologias para esta área, hubs de inovação, pessoal técnico capacitado e, melhor ainda, um mercado consumidor carente de conexão.

A análise é da Mentoria Conectividade, Inovação e Tecnologia da SAE BRASIL, voltada a levar informação e orientar o mercado por meio de especialistas.

- Publicidade -

Mauro Miyashiro, responsável pela Mentoria e mestre em Sistemas de Infraestrutura Urbana, afirma que a pandemia da covid-19 mostrou dificuldades de importação e disponibilidade de equipamentos.

É uma oportunidade para o País voltar a projetar e fabricar produtos, pois o câmbio, também, está favorável. “Precisamos resgatar o Made in Brazil”, ressalta.

Exemplo vem do setor de agronegócio, que vivencia um movimento vigoroso e uma posição privilegiada de grande exportador de grãos.

- Publicidade -

“Com o acesso à tecnologia, disponibilidade de pessoal técnico, um mercado carente por conectividade e fazendo um bom uso dos recursos financeiros e econômicos existentes podemos aumentar a produtividade e continuar sendo o celeiro do mundo”, diz Miyashiro, consultor técnico do Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas, SP.

O cenário é bastante positivo para todos os segmentos da economia, diz. No País, 5.570 municípios têm cobertura 2G, ou seja, 100% dos municípios brasileiros possuem no mínimo uma conexão com esta tecnologia.

Já a 3G está presente em 5.501 municípios, a tecnologia 4G em 4.965 municípios e 5G DDS já começa a chegar em algumas cidades.

“Tem tecnologia suficiente para implantação de agricultura de precisão e telemetria, e de aplicações de Internet das Coisas”, afirma.

Na parte satelital, para levar internet às áreas carentes, o Ministério das Comunicações, em parceria com a Telebrás, criou em agosto de 2020 o Programa Wi-Fi na Praça.

O governo também oferece o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), para atender escolas públicas, bibliotecas e centros de assistência social.

Atualmente são mais de 9,5 mil escolas conectadas. Além disso, o Brasil conta com o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em 2017 para disponibilizar internet para os municípios.

Empresas do setor planejam lançamento de satélites para 2021, com mais opções de serviços, confiabilidade e redução de custo, uma nova fase para a conectividade satelital.

A Mentoria Conectividade, Inovação e Tecnologia é uma das 22 mentorias criadas em 2020 pela SAE BRASIL, a Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira.

“O movimento é inerente à vida, é um mantra para a SAE BRASIL, mas é preciso perceber que a Conectividade é o que possibilita o movimento de forma virtual, levando dados e informações onde nem sempre as estradas e vias podem chegar. A Mentoria Conectividade,Inovação e Tecnologia nasce para expandir dimensões ainda não alcançadas, num momento em que precisamos regular os padrões e protocolos no nosso País, garantindo a nossa participação neste mercado em plena expansão global”,afirma Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança