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Honda apresenta sistema de segurança com recursos de automação nível 3

A Honda Motor Co., Ltd. dará início às vendas no Japão, na modalidade Leasing, em 5 de março de 2021, do novo modelo Honda Legend, que tem como principal novidade a evolução das tecnoloias de segurança da marca, agora denominado de Honda SENSING Elite.

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O sedã de luxo Legend vem equipado com o novo sistema Honda SENSING Elite, que representa um novo patamar na área de tecnologias avançadas de segurança da fabricante.

O Honda SENSING Elite é uma versão do Honda SENSING, o pacote de segurança avançada e de tecnologias de assistência ao condutor atualmente disponível para veículos Honda em todo o mundo. O nome “Elite” representa as tecnologias de excelência incluídas nesta mais recente versão.

Uma das tecnologias altamente diferenciadas é a função “Traffic Jam Pilot”, qualificada para direção autônoma de Nível 3 (direção autônoma condicionada em uma área limitada), para a qual a Honda recebeu designação de tipo do Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) *1.

A tecnologia Traffic Jam Pilot permite que o sistema de direção autônoma conduza o veículo, em vez do motorista, sob certas condições, como quando o veículo está em uma via expressa com tráfego congestionado*2.

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Para o controle do automóvel, o sistema determina a posição do veículo e as condições da estrada usando dados de mapas tridimensionais de alta definição e satélite de navegação global (GNSS) *3 e detecta os arredores do veículo em 360° usando uma série de sensores externos.

Ao mesmo tempo, o sistema acompanha as condições do motorista usando a câmera de monitoramento acoplada dentro do veículo. Com base nessa ampla gama de informações, a ECU principal faz reconhecimentos, previsões e toma decisões adequadas, e aplica um alto nível de controle de aceleração, frenagem e direção para auxiliar o motorista a alcançar uma condução de alta qualidade e suavidade.

Colocando a mais alta prioridade em segurança e confiabilidade, o desenvolvimento do sistema empregou simulações, nas quais aproximadamente 10 milhões de padrões de possíveis situações do mundo real foram reproduzidos, e uma série de testes de prova foram conduzidos durante a direção em vias expressas por um total de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros (800.000 milhas).

Além disso, o sistema incorpora um design de operação redundante, levando em consideração a segurança e a confiabilidade caso algum tipo de problema ocorra em qualquer um dos dispositivos.

Os equipamentos externos, projetados exclusivamente para este novo Legend, incluem luzes de posição azuis no para-choque e uma roda de alumínio exclusiva para o modelo. Uma série de sensores são incorporados ao desenho do veículo para torná-los menos perceptíveis, de forma que não interfiram no design, trazendo ao Legend uma aparência imponente, condizente com um sedan flagship, ao mesmo tempo em que, discretamente, revelam tratar-se de um veículo equipado com condução autônoma.

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O equipamento interior exclusivo para este modelo inclui luzes indicativas do Honda SENSING Elite que apresentam posições, tamanhos, cores, brilho e outros detalhes cuidadosamente selecionados, bem como o medidor gráfico full LCD de 12,3 polegadas. Este equipamento foi adotado com a devida consideração para permitir que o motorista compreenda intuitivamente o status operacional do sistema, a situação de condução e pedidos de transferência de controle ao condutor emitidos pelo equipamento.

Principais características do Honda SENSING Elite:

Função Mãos Livres – Hands-off Function – Enquanto dirige com ACC (Adaptive Cruise Control), com o LSF (Low Speed Follow) e com o LKAS (Lane Keeping Assist System) ativados, em determinadas condições, em uma via expressa, o sistema auxiliará as operações de condução, mesmo enquanto o motorista estiver com as mãos fora do volante.

Condução adaptativa em uma faixa – Adaptive in Lane Driving – O sistema auxilia a condução ao seguir o carro da frente em uma faixa. O sistema conduz o veículo adiante, no meio da faixa, enquanto mantém a velocidade pré-definida. Quando há um carro à frente, a tecnologia ajuda no acompanhamento, mantendo uma distância segura.

Assistente de mudança de faixa ativa com função Hands-Off – Active Lane Change Assist – Ao dirigir usando o Adaptive in Lane Driving, quando o motorista verifica as condições favoráveis para a mudança de faixa e ativa a seta, o sistema auxilia na aceleração / desaceleração e na direção para a mudança de faixa.

Mudança de faixa ativa com função Mãos Livres – Active Lane Change – Ao dirigir usando o Adaptive in Lane Driving, quando o motorista liga a função Active Lane Change com Hands off, o sistema avalia a situação e auxilia na mudança de faixa e / ou na ultrapassagem do outro veículo sob certas condições. Quando o sistema detecta um carro à frente sendo conduzido em baixa velocidade, o sistema notifica o motorista e auxilia na ultrapassagem e no retorno à pista original.

Assistente de congestionamento – Traffic Jam Pilot – Ao dirigir usando o Adaptive in Lane Driving, quando o veículo fica preso em um congestionamento, sob certas condições, o sistema assume o controle da aceleração, frenagem e direção enquanto monitora os arredores do veículo no lugar do motorista.

O sistema dirige, freia e retoma a direção na mesma faixa, enquanto mantém uma distância segura de acordo com a velocidade do veículo da frente. Enquanto o veículo está sob o controle do sistema, o motorista pode assistir à televisão / DVD na tela de navegação ou operar o sistema de navegação para pesquisar um endereço de destino, o que ajuda a mitigar a fadiga e o estresse do motorista ao dirigir em um congestionamento.

Assistência para parada de emergência – Emergency Stop Assist – Quando o veículo solicita ao motorista a retomada do controle da direção e não obtém resposta do condutor, o sistema auxilia na desaceleração e na parada do veículo, fazendo mudanças de pista para a faixa mais externa ou para o acostamento da via.

Mais especificamente, caso o motorista não responda às solicitações de retomada do controle de direção, já que as Funções de Traffic Jam Pilot/ Hands-off serão desativadas, o sistema pede para que o motorista responda à solicitação do veículo usando recursos visuais, auditivos e alertas táteis, incluindo sons de alarme escalonados e vibração no cinto de segurança do motorista.

Se o motorista continuar sem responder, o sistema ajudará na desaceleração e na parada do veículo, alertando outros veículos ao redor usando luzes de emergência e a buzina. Quando há um acostamento, o sistema auxilia na desaceleração e na mudança de faixa até que o veículo atinja o acostamento para uma parada segura. *4

Interface Homem-Máquina (HMI) – A interface permite ao condutor reconhecer instantaneamente o estado de funcionamento do sistema, a situação de condução e os pedidos de retomada do controle de direção emitidos.

As luzes indicativas do Honda SENSING Elite estão posicionadas no volante, na parte superior da tela de navegação e no porta-luvas. Quando a função Hands off é ativada, a luz no volante acende e quando o Traffic Jam Pilot é ativado, outras luzes também acendem na cor azul.

Quando o sistema solicita a retomada de controle por parte do motorista, todas as luzes indicativas mudam para a cor para laranja e piscam para enviar uma mensagem de fácil compreensão ao motorista.

O painel LCD de 12,3 polegadas também exibe o status operacional, a situação de direção e as solicitações do sistema de uma maneira simples, porém expressiva.

Notas
* 1- A designação de tipo foi anunciada em 22 de novembro de 2020. Consulte o comunicado à imprensa:
https://global.honda/newsroom/news/2020/4201111eng.html
* 2 – Há um limite para as capacidades (por exemplo, capacidade de reconhecimento e capacidade de controle) de funções individuais do Honda SENSING Elite. Por favor, não superestime as capacidades de cada função Honda SENSING Elite e dirija com segurança enquanto presta atenção constante ao seu entorno. Por favor, permaneça em condições de responder ao pedido de transferência emitido pelo sistema e retome a condução imediatamente após o pedido de transferência.
* 3 – GNSS significa Global Navigation Satellite System, um nome coletivo para sistemas de posicionamento, navegação e cronometragem por satélite (PNT).
* 4 – Dependendo da situação, o sistema pode parar o veículo sem fazer mudanças de faixa.

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