Até o fim do ano, centenas de milhares de motoristas dos EUA poderão trocar frases com seus carros. Não será propriamente uma conversa, mas o suficiente para dar ordens ou instruções e receber informações. Por exemplo, dizer ao carro para acessar uma supervia de informação e receber um e-mail, usando conexões de celular. Em seguida, ordenar que ele leia o e-mail por meio de voz computadorizada que sai pelos alto-falantes. Ou pedir os resultados da rodada esportiva, não dependendo mais da programação das estações de rádio. Os carros também darão as últimas cotações da bolsa de valores e avisarão o motorista se houver um congestionamento no caminho.
Dos veículos que serão vendidos este ano nos EUA, estima-se que 500 mil terão essas habilidades, usando um software de reconhecimento de voz para transformar as palavras do motorista em comandos de computador.
Novo Cadillac já oferece visão noturna
Sistema que usa infravermelho detecta objetos e corpos a até 400 metros, projetando sua imagem no pára-brisa
Há um novo modelo da Cadillac que despertará a atenção de qualquer motorista que já tenha sido ofuscado pelo farol de outro carro ou surpreendido pela presença de um pedestre de roupas pretas numa estrada estreita e escura. Pela primeira vez um carro oferece a possibilidade de transformar a noite em dia, usando infravermelho, ou tecnologia de imagem térmica, para projetar uma imagem da estrada no pára-brisa.
Embora exija alguma prática do motorista para tirar proveito do sistema, a coisa funciona muito bem, detectando com antecedência objetos que à noite o motorista normalmente só vê no último instante. O problema é o custo: o preço desse opcional no novo Cadillac De Ville é US$ 2 mil. Mas afinal de contas talvez não seja muito, diante do preço total do carro, de US$ 53 mil.
Suplementar – O sistema leva o nome de Night Vision, e emprega a mesma tecnologia que permite a atiradores militares no ar ou em terra atingir o alvo à noite. Um sensor na dianteira do carro “lê” a estrada numa distância de 400 metros à frente. Um projetor expõe a imagem infravermelha na parte inferior do pára-brisa, como uma pequena tela.
Assim como os espelhos retrovisores externos do carro, o Night Vision oferece uma imagem de ângulo aberto e, assim, faz os objetos parecerem mais distante do que realmente estão. Além disso, o pisca-pisca de outros carros e a sinalização da estrada não aparecem muito bem na “tela”. Isso significa que o Night Vision foi feito para suplementar, não substituir, o que os olhos do motorista dizem. Assim a idéia é dar uma olhada de relance na imagem ocasionalmente, exatamente como é feito com os retrovisores.
High tec – O sistema é quase sem valor em tráfego pesado ou em pistas bem iluminadas. Nesse último caso, afinal de contas, havendo tempo bom ninguém precisa de ajuda high tec para ver o que se passa à frente. Em tal situação, basta passar a mão sobre a parte esquerda da “tela” para desligar o sistema. O processo é semelhante para aumentar ou diminuir o brilho da imagem e para aumentar ou diminuir o tamanho dela, de forma a não interferir com a visão do motorista.
O calor emitido por seres vivos e carros faz com que apareçam em formas brancas e fantasmagóricas no pára-brisa. Aparentemente tudo emite calor suficiente para aparecer na “tela”, mas objetos como árvores, postes de iluminação e defensas figuram em várias tonalidades de cinza.
Numa estrada escura, o Night Vision alcança distância duas vezes maior do que os faróis altos.