quarta-feira, 1 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Câmbio híbrido da Mercedes

O câmbio One-touch é o primeiro automático e semi-automático da Mercedes.

Assim, o motorista pode manter a alavanca em drive para curtir o conforto da transmissão automática ou puxar a alavanca para a esquerda ou direita para reduzir ou aumentar manualmente as cinco marchas – sem uso de embreagem. O sistema da Mercedes tem operação similar aos já existentes há um bom tempo em Porsche, Audi, BMW, Passat e Chrysler.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A maior diferença é que no Mercedes não é preciso deslocar a alavanca da posição drive para transformá-lo em manual. Basta o toque para um dos dois lados. Em contrapartida, as marchas não sobem sozinhas quando a rotação máxima é alcançada, como ocorre na concorrência.

Outro dos confortos do carro é o comando eletrônico de destravamento da porta: acionado, todos os vidros e o teto solar se abrem e a ventilação do banco do motorista é acionada. É o comando conhecido como “abertura de verão”.

Bater portas é coisa do passado no S500: basta puxar a porta suavemente que um servomotor encarrega-se de terminar o serviço, à semelhança do que ocorre com uma porta de freezer.Como em boa parte dos casos o dono vai estar bem acomodado no banco de trás, este também tem todas as opções de regulagem dos assentos dianteiros, incluindo ventilação e aquecimento.

- Publicidade -

Com distância entre eixos de quase 3 metros, é possível até cruzar as pernas no banco de trás, mas se o ocupante quiser ainda mais espaço pode acionar um botão que move para a frente o banco dianteiro direito.

Ao se atar o cinto de segurança no banco traseiro, o encosto de cabeça sobe sozinho. Há também uma tela de acionamento elétrico para o vidro traseiro.

O display no painel mostra a configuração de várias funções: o motorista pode escolher o tempo que as luzes internas permanecem acesas após o fechamento das portas; idioma do painel (inglês, alemão, francês, italiano e espanhol); seleção de temperatura externa em graus Celsius ou Fahrenheit; opção de busca de emissoras de rádio pela memorização ou pela ordem de freqüência e velocímetro em milhas ou quilômetros.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mais uma sofisticação: sensores nos pára-choques auxiliam manobras de estacionamento, informando por sinais visuais e sonoros a proximidade de obstáculos na frente e atrás. O sistema denomina-se Parktronic.

O ar-condicionado tem regulagens individuais entre 12ºC e 32ºC, e saídas para a parte traseira. Entre outras funções, ele redistribui a ventilação de acordo com a incidência do sol e pode até fechar a entrada externa de ar se detectar excesso de poluição.

O sistema de som usa cabos de fibra ótica. (H.P.V.)

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil