sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Como ressuscitar um velho carro da família

O carro da família está parado há muitos anos na garagem: como trazê-lo de volta à vida?

Acompanhe esse roteiro:
Se o carro for importado, uma boa forma de começar é conseguir um catálogo de peças. Nos EUA, há lojas especializadas em marcas específicas que têm de tudo, mesmo para modelos muito antigos.

- Publicidade -

Normalmente, motores que ficam parados por cinco ou dez anos acabam colando. É preciso tirar as velas, encher os cilindros com querosene, deixar de molho por três dias e só então (com as velas fora do lugar), virar o motor com as mãos, bem devagar.

Virar no arranque é muito brusco e pode arranhar as paredes dos cilindros.

Depois que o motor estiver bem solto, é hora de trocar o óleo do cárter, do câmbio e do diferencial. Também é hora de substituir os reparos do carburador e das bombas de água e gasolina.

- Publicidade -

O tanque merece uma limpeza, assim como o radiador. Chega a hora de ligar o carro: deve-se botar uma bateria nova (se for de seis volts, é preciso alguma procura, mas elas ainda existem), pôr gasolina no tanque, encher o radiador e chamar no arranque.

Se o motor funcionar, a etapa seguinte é a revisão dos freios (que devem estar colados). Deve-se tirar as rodas, trocar os reparos dos burrinhos e pôr novos mangotes.

A partir daí o carro está pronto para rodar. É só arranjar um mecânico paciente e ir cuidando dos probleminhas que, inevitavelmente, irão aparecer nesse recomeço.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn