Retrovisores agrupam com vantagem diversos equipamentos eletrônicos
Zeeland, Michigan, EUA – Conversar com espelhos em breve deixará de ser cena comum apenas em contos de fadas (e bruxas). A empresa norte-americana Gentex está desenvolvendo espelhos retrovisores para automóveis que funcionam como verdadeiros portais, reunindo telefone celular, antenas, localizadores via satélite, microprocessadores e o que mais a imaginação conceber.
“O retrovisor é um ótimo lugar para instalar uma vasta gama de equipamentos”, explica Ken La Grand, vice-presidente da Gentex, empresa especializada em espelhos automáticos, que reduzem sua luminosidade quando iluminados pelos faróis dos carros de trás. Os fabricantes de carros estão começando a usar o retrovisor como um módulo eletrônico integado”.
Devido à sua posição no pára-brisa, os retrovisores estão expostos diretamente ao céu, o que favorece a colocação de antenas, equipamentos sem fio e receptores. Outra virtude dos espelhos é a possibilidade de serem instalados em diferentes modelos de carros sem necessidade de dispendiosas transformações nos painéis de instrumentos nem em consoles de teto.
Para os motoristas, interagir com o espelho retorvisor é uma atitude natural, diminuindo os períodos de desvio de atenção da estrada necessários para consultar instrumentos no painel ou console, por exemplo.
A Gentex já fornece espelhos “interativos”, com telefones celulares, microfones, sistemas de alerta e outros equipamentos para 14 modelos de carros americanos.