Menos de seis meses após o lançamento no Brasil da segunda geração da minivan Scénic, a Renault passa a oferecer o modelo com motor mais potente e câmbio automático Proactive, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista, com nove diferentes programas de condução. A versão RXE com câmbio automático, “top” de linha.
Substituindo o antigo 2.0 8V, de 115 cv, que equipava a versão anterior desse modelo, o novo motor da Scénic é um 2.0 16V, agora com 140 cv de potência.
A razoável diferença de 25 cavalos tornou esse monovolume mais vigoroso nas acelerações e retomadas de velocidade, importantes para garantir melhores desempenhos, tanto na cidade quanto na estrada.
Como os demais modelos desse segmento, o Renault Scénic foi projetado para atender famílias. Como tal, prioriza o espaço e conforto internos, oferecendo o máximo de funcionalidade.
De “cara nova” desde abril deste ano, quando foi lançado no mercado brasileiro, além de um design mais arrojado e expressivo, o carro ganhou maior quantidade de equipamentos de série.
Além das mesinhas reclináveis, tipo avião, nas costas dos bancos dianteiros, o novo Scénic oferece novos espaços do tipo “porta-objetos”, como a gaveta embaixo do banco do passageiro.
Esses novos espaços complementam os anteriores, distribuídos nas laterais das portas e da área de bagagens.
Mas o útil espaço localizado à frente da alavanca de câmbio (nas versões com câmbio manual) não está mais disponível na versão com câmbio automático, e o porta-luvas só serve mesmo para o que propõe o nome: guardar um (talvez dois) par de luvas.
Batizado de Proactive, o câmbio automático de quatro marchas que a Renault está utilizando no novo Scénic é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista.
Enquanto uma caixa automática tradicional possui geralmente apenas duas programações para troca de marchas (normalmente classificadas de modo “econômico” ou modo “esportivo”), a caixa Proactive dispõe de nove programas diferentes.
Um calculador “inteligente” avalia qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução de cada motorista.
Esse calculador trabalha com base em uma série de parâmetros, como rotação do motor, posição e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, velocidade do carro e carga do veículo.
O novo motor 2.0 16V que equipa o novo Scénic é o mais potente da categoria. Desenvolve 140 cv de potência a 5.500 rpm e 19,2 mkgf de torque máximo a 3.750 rpm.
O cabeçote é produzido em liga leve de alumínio, tem distribuição variável de torque, e utiliza uma série de inovações técnicas para otimizar o desempenho e o consumo.
Com um desenho mais expressivo e harmonioso, o Scénic mudou para atrair uma clientela mais masculina, além do público familiar já conquistado. As maiores mudanças no design do Novo Scénic foram realizadas na dianteira do veículo, que foi totalmente redesenhada.
O capô ficou mais arredondado e menos inclinado, o que deu ao veículo uma aparência mais “musculosa”, forte e arrojada.
Os faróis, de grande dimensão, são formados por um conjunto duplo óptico de plástico liso, que reforçam a modernidade do veículo.
Outros destaques ficam por conta de novos pára-lamas, pára-choques e a grade frontal com duas entradas de ar em formato de colmeia de abelha, que valoriza o losango Renault.
Mecânica Online