A fábrica da Fiat Automóveis em Betim deu início nesta semana à produção do Fiat Doblò para o mercado externo.
Ainda no primeiro semestre deste ano ele será exportado para 14 países da América Latina.
Os dois primeiros a receber o Fiat Doblò serão o Uruguai e o Paraguai, em abril próximo, a partir do lançamento do veículo, em Montevidéo, nos dias 29 e 30 do mesmo mês.
Os outros países que receberão o Doblò brasileiro são: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.
A Fiat Automóveis estará realizando sucessivos eventos de lançamento do carro para estes mercados, nos meses de maio e junho.
O Fiat Doblò será exportado tanto na versão para passageiros como para carga e em duas motorizações: 1.6 16V gasolina e 1.9 diesel.
Uma grande novidade para o mercado da América Latina é a opção de sete bancos na versão para passageiros.
Assim, como no Brasil, o Fiat Doblò será o único veículo com sete lugares de seu segmento nesses países, chegando para esses mercados muito bem equipado e com uma lista de opcionais bem completa.
A previsão para este ano é de exportar 2.500 unidades de Fiat Doblò para a América Latina.
Hoje a produção do modelo em Betim é de 1.500 unidades/mês (mercado interno mais exportações). A expectativa da Fiat Automóveis é de chegar a 2.000 unidades/mês até o final do ano.
A entrada do Fiat Doblò nesses países faz parte do objetivo da Fiat de elevar a sua participação na América Latina em 100%.
Em 2001 foram exportadas 25 mil unidades o que mostra um crescimento bem significativo se comparado com as 18 mil em 2000.
Até o final de 2003, a fábrica de Betim pretende exportar 50 mil unidades para a América Latina.
Mecânica Online & Fiat Press