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Novo Chevrolet Corsa: um novo segmento

“O novo Corsa cria um novo segmento de mercado pois, com suas novas dimensões e espaço interno, ele se aproxima bastante do que é oferecido pelos carros médios/compactos”, afirma Joseph DaMour, o Diretor Geral de Marketing e Vendas da GMB.

O novo Corsa apresenta em suas duas versões, “hatchback” e sedã, um estilo bem mais encorpado, que realça a robustez e a solidez do veículo. Além disso, o modelo é maior, tem mais espaço interno, ganhou um novo interior, com painel e instrumentos bastante funcionais, e ainda bancos e tecidos com desenho moderno e funcional.

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Todo esse conforto é possível graças à maior distância entre eixos e a largura do Corsa, a maior do segmento de veículos econômicos/porte pequeno.

Além do design mais aerodinâmico e das inovações mecânicas, o novo Corsa oferece mais itens de conforto e segurança, como o tacômetro desde seu modelo mais básico, mostrador digital de multifunção que indica a temperatura externa, a hora e a data que se alterna com a indicação da freqüência do rádio quando o mesmo estiver ligado, iluminação do porta-malas e porta-luvas, porta-objetos e porta-óculos (exclusivo do modelo, localizado no teto acima da porta do motorista), imobilizador com recodificação automática a cada partida do motor, travamento automático das portas com o veículo em movimento e reforço estrutural das portas.

Um exclusivo porta-objetos, que também pode ser chamado de porta-guarda-chuva e está localizado entre os bancos frontais e as portas, mostra a preocupação de se maximizar o uso do espaço interno, trazendo mais conforto ao veículo.

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Na parte visual, os pára-choques dianteiro e traseiro são pintados na mesma cor do veículo, assegurando a sua beleza como um todo e atendendo a preferência do consumidor brasileiro.

O novo Corsa oferece, como opcionais, o teto solar elétrico, direção hidráulica, sistema anti-travamento de freios ABS, “airbag” duplo, ar condicionado e diversas opções de pacotes.

Novo Corsa: O Máximo em Tecnologia – O novo Corsa, além de ser o maior e o melhor em sua categoria, também oferece grande quantidade de avanços tecnológicos, o que existe de melhor na indústria automobilística mundial.

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“No que diz respeito à engenharia, o novo Corsa incorpora com exclusividade inúmeros conceitos e tecnologias Chevrolet, disponíveis atualmente apenas em veículos de segmentos superiores de porte médio e os mais luxuosos. O objetivo é diferenciar o produto e oferecer aos consumidores a melhor qualidade, beleza, conforto, funcionalidade e segurança. Em cada novo modelo que lançamos aqui no Brasil, como tem ocorrido nos últimos anos, nosso desafio é o de sempre apresentar o que existe de mais moderno na indústria automobilística”, afirma Carlos Buechler, Diretor de Engenharia da GMB.

O modelo incorpora vários sistemas estruturais já utilizados antes com exclusividade em carros de categorias superiores, a exemplo do Astra e do Vectra.

Uma dessas novidades é o conceito do “subframe” (o quadro da suspensão dianteira), tecnologia trazida ao Brasil pela GM com o lançamento do Vectra (em 1996) e depois empregada no Astra (final de 1998).

O novo Corsa, além de oferecer melhor desempenho e dirigibilidade, possui uma estrutura ainda mais rígida e forte.

Os pedais são desarmáveis em caso de acidente, para proteção das pernas e pés (é o primeiro veículo do segmento a ter este sistema, introduzido no Brasil por meio do Vectra lançado em abril de 1996 e também disponível no Astra e Zafira).

Design moderno e atraente – O novo Corsa possui, nas versões hatch e sedã, um design extremamente moderno e com uma aparência bastante robusta, seguindo o que existe de mais atual na tendência mundial da indústria automobilística, ao explorar ao máximo as linhas de estilo mais limpas e contemporâneas.

“O novo Corsa representa claramente a capacidade do design da GMB, de criar produtos que causem entusiasmo e sejam apropriados para a nossa região. Isto foi reforçado pelo fato de estarmos envolvidos no projeto desde o início do programa internacional, resultando em um design de características fortes e refinadas. Estes veículos, com certeza, representam a imagem de nossa marca de uma maneira nova e revigorada”, destaca David Rand, diretor geral de Design da GMB.

A frente do veículo, desenvolvida no Brasil, tem estilo mais agressivo em relação ao Corsa europeu. A traseira do “hatchback” possui lanternas verticais integradas ao vidro traseiro, privilegiando um design moderno e limpo e também a segurança, com melhor visualização da luz do freio.

O sedã, por sua vez, foi todo concebido e desenvolvido pelo Centro de Design da GMB, em um trabalho feito a partir do “hatchback” 5 portas.

Nesse modelo optou-se pela manutenção da sexta janela, conforme o modelo atual.

A traseira do sedã tem um design único, tendo recebido um tratamento gráfico na superfície do porta-malas que se integra ao conjunto da lanterna, formando um detalhe elíptico bastante marcante.

A placa de identificação traseira do veículo está localizada no pára-choque, fazendo com que seu design fique ainda mais limpo. Também o volume do porta-malas cresceu e hoje sua capacidade é de 432 litros.

A frente do carro ganhou novos “olhos”, ou seja, faróis com dimensões maiores, em forma de parábola com superfície multifacetada, o que caracteriza a identidade do novo Corsa.

O modelo traz, como item de série em toda a linha Corsa, os pára-choques pintados na mesma cor do veículo.

Maior tamanho e conforto interno – O entre eixos maior, de 2.491 milímetros, proporciona mais conforto e espaço interno.

Graças a esse detalhe o carro cresceu em largura (1.646 mm), em altura até o teto (1.430 mm o sedã e 1.432 mm o hatch) e também no comprimento (3.822 mm o hatch e 4.170 mm o sedã).

Com isso também foi aumentado o espaço oferecido para a acomodação dos ocupantes do veículo.

A ergonomia recebeu atenção especial, proporcionando acesso fácil do motorista e dos ocupantes aos instrumentos e comandos.

O interior do veículo tem também um design bastante arrojado. Além da beleza estética, ele é funcional e combina com harmonia as cores e texturas.

O acabamento foi enriquecido e os tecidos utilizados foram desenvolvidos no país para atender a preferência dos consumidores. São tropicais, coloridos e alegres. A visibilidade do Corsa também melhorou, graças a maior área envidraçada.

O “cockpit” tem superfícies que levam em conta tanto a aparência quanto a segurança do condutor.

O painel de instrumentos do modelo com motor 1.8 tem como um dos destaques o aplique na cor prata no controle do ar condicionado, no rádio e na saída de ar central, assim como no painel de instrumentos e no trinco da porta (item opcional).

O “cockpit” conta com tacômetro como equipamento de série, item não disponível nos veículos da concorrência.

Motores novos e mais potentes – O novo Corsa oferece um excelente conjunto de motor e transmissão, que incorpora significativas evoluções.

Os motores movidos a gasolina são exclusivos, o 1.0 litro “VHC” e 1.8 litro de capacidade volumétrica, ambos de 8 válvulas e derivados da consagrada “Família Um” da Chevrolet.

Mais do que a potência, a engenharia buscou privilegiar o torque no desenvolvimento dos dois motores, proporcionando melhores arrancadas e retomadas e garantindo ao consumidor mais conforto no uso diário do veículo.

As duas motorizações disponíveis utilizam o que há de melhor em tecnologia, como o sistema de injeção multiponto digital e ignição direta conjugada (D. I. S.), conhecidos por sua durabilidade e eficiência.

No 1.0 litro “VHC”, por exemplo, os pistões e anéis são de baixo atrito, otimizados quanto à geometria da cabeça do pistão e compatíveis com a câmara de combustão.

Assim, foi possível elevar a taxa de compressão, sem comprometer a resistência termo-mecânica do conjunto e obtendo uma melhoria significativa na eficiência térmica do motor.

A linha Corsa conta também com um sensor de detonação, o “Knock Sensor”, disponível nas duas motorizações e que permite a otimização do avanço de ignição em todas as condições de carga e rotação do motor.

O sistema de gerenciamento eletrônico dos motores, efetuado por um módulo de controle eletrônico híbrido de última geração, com capacidade de memória maior e mais resistente ao calor e vibrações que os módulos convencionais, permite sua instalação dentro do compartimento do motor, simplificando sua montagem e manutenções periódicas.

As inovações resultaram em ganho de performance do motor, com maior eficiência no desempenho e também no consumo de combustível, além de redução no nível de emissões.

A eletrônica a bordo do novo Corsa permite a utilização do sistema de autodiagnóstico, que facilita a identificação de qualquer anomalia, e conseqüentemente a sua correção.

Esta anomalia é indicada através de um código de falha que fica registrada na memória, permitindo ser identificada por meio do equipamento Tech 2.

Nos dois conjuntos de motorização, a linha Corsa passa a contar com embreagem com comando hidráulico, que propicia menor esforço no pedal, além de redução do ruído e dos custos de manutenção do sistema.

Eles possuem também o sistema trambulador das transmissões F17 com dispositivo compensador, que elimina a vibração da alavanca de trocas das marchas, reduz as chances de as marchas escaparem, torna o engate mais preciso e reduz o nível de ruídos.

O escalonamento das relações de marchas das transmissões, utilizadas nos dois motores do Corsa, tem como objetivo obter-se uma melhor performance e dirigibilidade dos dois veículos.

Na versão com motor 1.0 encurtou-se a primeira marcha, para uma melhor arrancada do veículo em qualquer condição, incluindo rampa, e manteve a quinta marcha mais longa, para maior economia de combustível.

Os freios dianteiros são a disco ventilados em todas as versões, proporcionando mais segurança nas frenagens.

Já os modelos equipados com motor 1.8 apresentam discos de freios com diâmetros maiores.

1.0 litro “VHC” 8 válvulas, o mais potente do mercado – O motor 1.0 litro “VHC” (8 válvulas) tem potência de 71 cavalos a 6.400 rotações por minuto (rpm) – a maior desta categoria no mercado –, oferece uma excelente performance e torque máximo de 8,8 mkgf (metros quilograma-força) a 3.000 rpm.

Isso tornou-se possível em função de sua elevada taxa de compressão: o novo Corsa utiliza com pioneirismo a exclusiva tecnologia “VHC” (very high compression), que introduz um novo conceito de queima do combustível dentro dos cilindros.

Com isso, consegue-se uma taxa de compressão mais elevada, de 12,6:1 – uma das maiores dentre os motores 8 válvulas –, específica para a gasolina brasileira, que tem uma adição aproximada de 22% de álcool em sua especificação.

Graças à essa tecnologia desenvolvida pela Fiat-GM Powertrain, que aproveita e utiliza a evolução dos sistemas eletrônicos de combustíveis, para um melhor controle da combustão e ignição mesmo a taxas de compressão mais elevadas.

Este motor 1.0 litro “VHC” do novo Corsa apresenta ganho de 11 cv, tornando-o o melhor na categoria.

Com esse novo motor, o veículo acelera de 0 a 100 quilômetros horários no tempo de 15s5 e tem velocidade máxima de 157 km/h, a melhor marca de sua categoria.

Esse avanço é tão significativo que a potência final do motor 1.0 “VHC” supera inclusive a da maioria dos motores 1.0 de 16 válvulas.

Esse novo conceito de operação do motor 1.0 litro “VHC” difere, em sua essência, do verificado nos motores atuais.

O processo de combustão foi modificado de forma a permitir o aumento da razão de compressão sem que isso ocasionasse o fenômeno da detonação, vulgarmente conhecido por “batida de pino”.

O aumento da razão de compressão permitiu então o aumento do rendimento do motor, com um resultado excelente, diminuindo o consumo de combustível e os níveis de emissões de gases poluentes.

A maior compressão do motor foi obtida com o emprego de um pistão de cabeça plana, com tratamento superficial a base de estanho.

Foi aplicado um novo conjunto de anéis com espessura reduzida e menor força tangencial, o que possibilitou redução de atrito interno do motor e maior eficiência do sistema de ventilação do cárter.

Motor 1.8: mais torque e potência – O novo motor 1.8 litro SOHC (8 válvulas) oferece potência máxima de 102 cv a 5.200 rpm e torque máximo de 16,8 mkgf a 2.800 rpm. Sua taxa de compressão é de 9,4:1.

Graças à maior cilindrada e avanços na calibragem, o motor 1.8 do Corsa oferece mais torque e potência em rotações mais baixas, proporcionando ao motorista um ganho expressivo em dirigibilidade e conforto.

Em suma, ao dirigir ele sente o carro “mais na mão”, além de conseguir mais força principalmente nas arrancadas. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 10s9 e tem velocidade máxima de 179 km/h.

O motor 1.8 SOHC conta com cárter estrutural em alumínio, fixado diretamente à carcaça de transmissão, reduzindo a vibração do conjunto transmitida para o interior do veículo, com maior conforto ao usuário.

Os pistões e anéis também são de baixo atrito, condição obtida em função da pequena altura dos anéis de compressão. Devido a isso, existe uma melhoria significativa no atrito das peças giratórias e menores níveis de ruídos e vibrações.

Mecânica Online e GM Press
Jornalista Responsável: Carlos A. Pereira de Souza e Nelson Silveira

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