A exemplo do que ocorreu no lançamento do Clio Yahoo!, via internet, com o Clio Jovem Pan a Renault do Brasil inovará no conceito de divulgação, desta vez utilizando o meio rádio.
Além da mídia regular na própria Jovem Pan, será adotada uma estratégia diferenciada, aproveitando as “peruinhas” da rádio (a partir de agora automóveis Renault Kangoo), que fazem promoções pelas cidades de todo o País, chamando o ouvinte da rádio e potencial consumidor até elas.
Também estão previstas ações nas transmissões de Fórmula 1 da rádio, tanto AM como FM, e divulgação em praias badaladas. A campanha de lançamento prevê, ainda, comerciais de televisão e anúncios na mídia impressa.
Outras estratégias inovadoras na chegada do Clio Jovem Pan são a realização de um show musical de lançamento em São Paulo, a produção de um CD com as melhores músicas do verão e um kit de produtos especiais, referentes à parceria, que será oferecido aos compradores.
Com a missão de atrair um novo tipo de consumidor às lojas da Renault em todo o Brasil, o Clio Jovem Pan chega acompanhado de uma linguagem específica de vendas e atendimento. “Como o consumidor do Clio Jovem Pan é jovem, haverá um treinamento específico para receber e abordar esse novo cliente de uma forma mais correta”, explica Megale.
Preço e excelente relação custo-benefício – Para atrair esse novo e exigente consumidor, o Clio Jovem Pan chega às concessionárias a partir de 8 de abril, exibindo algumas armas poderosas.
A maior delas é o equilíbrio entre preço e o bom pacote de itens de série, entre eles air bag duplo, rádio CD com comando satélite na coluna de direção, painel com fundo branco e conta-giros, aerofólio traseiro e pneus 175/60 R14, pelo preço sugerido de R$ 19.990,00.
Como toda série limitada, o Clio Jovem Pan tem data para chegar e sair do mercado. As 2.000 unidades que serão produzidas devem ser todas vendidas em quatro meses.
“Nos meses em que será comercializado, o Jovem Pan responderá por 15% da produção do Clio Hatch”, revela Ricardo Fischer, Coordenador de Produto da Renault do Brasil, acrescentando que o veículo tem participação de 4% no mercado de carros populares do País.
Detalhes como som instalado de fábrica fazem do Clio Jovem Pan um produto que se posiciona na imagem jovem, descontraída, irreverente e moderna da emissora que empresta o nome ao carro.
“O carro tem alguns apelos que o jovem gosta, por conta do preço adequado e o conteúdo que ele valoriza. São itens que reforçam a idéia de jovialidade, arrojo e segurança”, enumera Megale.
O Clio Jovem Pan será vendido em quatro cores: Vermelho Vivo, Prata Boreal, Preto Nacré e Cinza Eclipse. As vendas serão feitas no sistema convencional e não haverá comercialização pela internet.
Parcerias – Uma das estratégias utilizadas pela Renault do Brasil, adotada com sucesso na Europa, é o lançamento de produtos “co-branded”.
A primeira experiência da montadora no Brasil foi o Clio Yahoo!, em julho do ano passado.
“Fizemos uma parceria com a empresa que é sinônimo de internet para criar um novo canal de vendas”, informa Megale.
“O co-branding é uma prática não muito usual no Brasil, em especial no setor automobilístico. A Renault que procura novas formas de negócios, foi inovadora nesse sentido”, afirma Megale.
“Na Europa, essa prática é bastante utilizada, também pela Renault, com lançamentos de veículos ligados a conjuntos de rock, artigos esportivos, heróis infantis etc.”
Agora, para reforçar a idéia de que é uma marca nacional, a Renault do Brasil faz uma nova parceria, buscando atender à demanda de um mercado em franca expansão, o do consumidor jovem, que vai comprar seu primeiro automóvel e, embora preocupado com a relação custo- benefício, não abre mão de adquirir um produto de qualidade.
Segundo Megale, o lançamento do Clio Jovem Pan não é a primeira ação da Renault do Brasil em co-branding e também não será a última.
“A experiência com o Clio Yahoo! foi bastante positiva. Agora temos outro tipo de parceiro, e poderemos fazer novos acordos, dependendo do foco.”