quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mecânicos escolhem os melhores carros e suas marcas preferidas

A CINAU (Central de Inteligência Automotiva), instituto de pesquisa especializado no setor de reparação automotiva e ligado ao jornal Oficina Brasil, realizou a quarta edição da pesquisa “Melhor Carro – Opinião Profissional – 2001”, que tem como objetivo apontar os melhores veículos e montadoras do ponto de vista do mecânico independente.

De acordo com Cássio Hervé, diretor da CINAU, essa pesquisa é realizada junto aos mecânicos por serem importantes formadores de opinião para o consumidor final.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Geralmente, antes de efetuar a compra de um carro, novo ou usado, o consumidor consulta esses profissionais, que normalmente são os encarregados da manutenção do seu veículo. É importante lembrar que as oficinas independentes atendem mais de 70% da frota circulante no País (um número superior a 14 milhões de carros)”, informa Hervé.

Para apontar os melhores veículos e montadoras, 748 profissionais da reparação responderam a uma pesquisa.

Nesse levantamento, eles avaliaram o preço e a disponibilidade das peças, facilidade na obtenção de informações, acesso aos componentes/sistemas, entre outros aspectos técnicos e comerciais.

- Publicidade -

“Em nossa pesquisa não existe a preocupação de evidenciar marcas e modelos e nem visa a distribuição de prêmios. Nosso objetivo com ela é promover uma mudança de parâmetros quando se trata de avaliar os fatores que influenciam a venda de carros novos no Brasil. A maioria das pesquisas desenvolvidas pelas montadoras envolvem apenas as preferências e opiniões do consumidor, desprezando a avaliação do mecânico independente. Nosso trabalho visa justamente mensurar a opinião desse profissional e as suas conseqüências na ‘cabeça’ do consumidor, seu cliente na oficina”, comenta Marcelo F. Aranha, coordenador de Pesquisa da CINAU.

OS CARROS MAIS VOTADOS

Na categoria 1.0 litro, o primeiro colocado na pesquisa foi o Gol, com 23,3% de aprovação; na de 1.1 a 1.5 litro, o mais apontado foi o Palio, com 24,1%; na de 1.6 a 1.9 litro, novamente o Gol, com motor 1.6, obtendo 13,5%; na de 2.0 a 2.4 litros, o escolhido foi o Vectra, 20,1%; acima de 2.5 litros ganhou o Omega 3.6 litros, 13,3%.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Entre as picapes leves a escolhida foi a Saveiro, com 38,8%, e entre as picapes pesadas, a F-250, com 17,4%.

Na pesquisa, o mecânico também foi questionado sobre qual carro ele compraria hoje, independente do preço. O primeiro colocado foi o Vectra CD 2.2 16V, com 7,6% da preferência.

RECOMENDAÇÃO DA OFICINA

No que se refere às montadoras, a pesquisa mostrou nitidamente uma mudança nas indicações – positivas e negativas – dos profissionais da reparação.

Para medir essas mudanças foi elaborado um indicador, o coeficiente RO (Recomendação da Oficina), que nada mais é que o cálculo matemático da diferença entre o percentual de indicação de uma marca e o de não indicação da mesma.

Pelo coeficiente RO, a Volkswagen foi a montadora que mais perdeu no último ano, apesar de continuar como a marca mais indicada.

O índice de RO da Volks teve uma forte queda: passou de 60,8% em 2000 para 43,5% em 2001. Um dos motivos dessa redução é que a montadora passou a ser apontada pelos mecânicos como desatualizada tecnologicamente.

Outra mudança importante do quadro das montadoras é que a Fiat e Ford estão diminuindo o seu índice de rejeição junto aos mecânicos. A Fiat, por exemplo, passou de um índice RO negativo de –35,7% em 2000 para –20,5% no ano passado e a Ford, de –34,5% para -30,5%.

Entre os itens apontados como favoráveis para a Fiat estão tecnologia, qualidade e inovação.

Já a Ford teve como pontos positivos qualidade, tecnologia e acabamento. Enquanto isso, a GM manteve-se estável no índice RO, com 17,7% (em 2000 tinha 19%), considerando uma margem de erro de cerca de dois pontos percentuais, observada pelo estatístico responsável pela pesquisa.

“Apesar de real, é impossível apontar com exatidão o quanto a opinião do mecânico influencia na compra de um veículo, mas é fato que há uma influência. E é sintomático verificar que no ano que a Volkswagen perdeu a sua liderança no mercado e a Fiat conquistou esse posto, o fenômeno foi registrado na pesquisa junto às oficinas de reparação independente, com uma queda no índice de recomendação da Volks e uma redução no índice de rejeição da Fiat junto aos mecânicos. Com isso, podemos afirmar que o mecânico tem o poder de ‘vender’ ou ‘condenar’ marcas e modelos”, enfatiza Hervé.

A OFICINA E O FUTURO DAS VENDAS EM 2002
A equipe da CINAU, para enfatizar a tese desenvolvida sobre a influência da oficina mecânica independente na comercialização de carros novos, entende que é possível prever o desempenho das vendas mediante a análise prévia da opinião dos profissionais que atuam nesse setor (materializada no coeficiente RO), em relação ao prestígio ou desprestígio das marcas e modelos.

“Levando em consideração os atuais coeficientes RO e mantidas as condições presentes de mercado, a CINAU prevê para 2002 o seguinte quadro no desempenho das vendas das principais montadoras:
– Fiat consolida sua liderança;
– GM terá uma manutenção dos atuais níveis de venda, mas com tendência de baixa;
– Volkswagen experimenta um decréscimo nas vendas em um ritmo mais acelerado que a GM, podendo, em alguns momentos, atingir o terceiro lugar no ranking de vendas;
– Ford terá uma moderada tendência de aumento da participação no mercado”, avalia Hervé.

A seguir, o resultado da pesquisa:

CATEGORIAS VEÍCULOS MAIS INDICADOS
Até 1.0 litro VW Gol (23,3%)
1.1 a 1.5 litro Fiat Palio 1.5 (24,1%)
1.6 a 1.9 litro VW Gol 1.6 (13,5%)
2.0 a 2.4 litros GM Vectra 2.0 (20,1%)
Acima de 2.5 litros GM Omega 3.6 (13,3%)
Picapes leves VW Saveiro (38,8%)
Picapes pesadas Ford F-250 (17,4%)

CATEGORIAS VEÍCULOS MENOS INDICADOS
Até 1.0 litro Fiat Palio (9,0%)
1.1 a 1.5 litro Ford Fiesta 1.3 (13,6%)
1.6 a 1.9 litro Fiat Tipo 1.6 (9,8%)
2.0 a 2.4 litros Fiat Tempra 2.0 (13,6%)
Acima de 2.5 litros GM Omega 3.0 (6,9%)
Picapes leves Ford Courier (15,6%)
Picapes pesadas GM Silverado (11%)

Qual veículo o mecânico compraria hoje?
1º – GM Vectra CD 2.2 16V (7,6%)
2º – VW Golf (5,7%)
3o – GM Omega V6 (5,0%)
4o – VW Parati (3,8%)
5o – BMW (3,5%)

Mecânica Online & Printer Press Assessoria de Comunicação

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil