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Shell lança nova gasolina no mercado

Depois de amargar seguidos prejuízos no começo da década, quando teve de se livrar de 700 postos suspeitos de comercializar combustível adulterado, a Shell do Brasil lança o V-Power, gasolina que deve consumir R$ 25 milhões em investimentos, entre marketing e desenvolvimento.

Com a assinatura da agência J. Walter Thompson, será a maior campanha de lançamento da companhia desde o Fórmula Shell dez anos atrás. O V-Power é o substituto desse produto.

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A meta é aumentar em até 5% o volume de vendas da rede. Mas o maior desafio é levar a participação do V-Power no mix da Shell para 30%, contra os atuais 15% do Fórmula Shell.

“Nosso alvo são os clientes que já abastecem nos postos Shell, para que possamos fidelizá-los com um produto diferenciado”, diz O gerente regional para Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

A fidelização desejada pela Shell poderá desvincular, em parte, as operações da companhia da guerra de preços dos postos brasileiros.

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“Ainda estamos muito aquém do que gostaríamos em termos de rentabilidade”, afirma Bruno Motta, diretor de marketing para a América Latina.

“Estávamos na defensiva, mas agora vamos para o ataque”, completa Motta, referindo-se às dispendiosas ações judiciais para livrar-se dos postos indesejáveis e investimentos em marketing para resgatar a confiança do consumidor na qualidade dos combustíveis, com a campanha “DNA da Shell”.

O executivo lembra que essa campanha ajudou a companhia a aumentar em 7% suas vendas, mesmo com um número menor de postos.

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“Na época, a presença de combustível adulterado no Brasil chegou a ser de 10%, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo)”, diz Motta.

Toda essa gasolina adulterada fez a confiabilidade figurar entre os primeiros fatores que influenciavam a escolha do consumidor.

“Hoje, a presença de gasolina adulterada é de menos de 5%, o que diminui a importância da confiabilidade na escolha da marca”.

A expectativa é de que o Brasil torne-se o mercado com maior penetração entre os quinze países onde o V-Power é comercializado.

“O consumidor brasileiro é bastante receptivo a produtos especiais para o automóvel”, diz Peter.

A Shell conta hoje com um market share de 14,3% no Brasil, e 17% no estado de Pernambuco e 22% em São Paulo.. O foco deve continuar sendo os centros urbanos, sem expansão, por enquanto, no número de postos.

Como funciona a nova gasolina

Desenvolvida no laboratório do grupo, na Inglaterra, especialmente para o mercado brasileiro, a formulação exclusiva da nova gasolina Shell V-Power é capaz de diminuir o atrito entre as peças móveis do motor que entram em contato com o combustível, conferindo maior proteção e melhor desempenho.

A redução do atrito proporcionada pelo novo combustível faz com que o desgaste das peças seja menor (proteção) e, ao mesmo tempo, a energia que seria dispendida sob a forma de atrito é melhor aproveitada, representando um ganho no tempo de resposta em aceleração para o motor (desempenho).

Além dos novos atributos, a gasolina Shell V-Power tem ação detergente, evitando a formação de depósitos e mantendo limpos os coletores, válvulas e bicos injetores. Assim como as demais gasolinas vendidas pela companhia, a Shell V-Power terá a procedência garantida por meio do DNA da Shell.

Apesar de ter a mesma octanagem das gasolinas comum e aditivadas, a Shell V-Power é, em termos de desempenho, em muitos casos, mais eficaz do que as gasolinas premium.

Isso porque apenas 10% da frota brasileira é composta por veículos com motores de alto desempenho e alta taxa de compressão, que efetivamente se beneficiam do ganho de potência proporcionado pela maior octanagem dos combustíveis premium.

O conhecimento e a experiência acumulados em anos de desenvolvimento de combustíveis para a Ferrari foram decisivos para se chegar à Shell V-Power.

Todo o processo de desenvolvimento do produto levou em consideração as características do combustível nacional, como, por exemplo, a adição de álcool anidro à gasolina, e as especificações encontradas no petróleo brasileiro.

“Realizamos coleta de gasolina em diferentes refinarias da Petrobrás e submetemos esse material a testes que identificaram o perfil do produto utilizado no país. A partir daí, buscamos obter os melhores componentes para adicionar à gasolina e extrair os melhores benefícios do combustível”, afirma o chefe do Departamento de Desenvolvimento e Qualidade de Combustíveis da Shell, Gilberto Pose.

Pose compara as propriedades da gasolina Shell V-Power com as dos lubrificantes. “A idéia é aumentar a lubricidade e fluidez. Quando se reduz o atrito, dispõe-se de mais energia que vai ser aproveitada sob a forma de desempenho do motor”.

Testes realizados nos laboratórios da Shell confirmaram o ganho de aceleração em uma prova que comparou a eficiência do combustível da Shell com a de outro similar da concorrência. “Houve uma resposta mais rápida nas acelerações em ultrapassagens”, afirma Pose.

Um carro VW-Polo, com as mesmas características dos automóveis comercializados no Brasil, foi utilizado para conferir maior autenticidade ao teste.

Pose destaca também o poder detergente e anticorrosivo da Shell V-Power, que dispersa a sujeira e previne a corrosão no sistema de combustão do veículo: bombas, filtros, mangueiras e bicos injetores.

Lançamento contará com ampla campanha publicitária – A campanha de lançamento da Shell V-Power é uma das maiores já promovidas pela Shell Brasil.

Com inserções nas mais importantes redes de televisão do país, além de propagandas em rádios, jornais, revistas, outdoors e nos próprios postos de serviço, o investimento em publicidade chega a R$ 18 milhões.

O filme publicitário que vai ao ar nos intervalos de programas como o Jornal Nacional e a novela das 20h, na rede Globo, tem 30 segundos e exibe um peixinho amarelo que se aventura no fundo do mar. Tal como os automóveis no trânsito, em seu percurso, o peixinho enfrenta congestionamentos e situações que exigem maior desempenho.

A leveza e agilidade do peixinho são fundamentais para seu sucesso, assim como os benefícios de proteção e potência proporcionados pela Shell V-Power são essenciais para o melhor desempenho dos veículos.

A utilização do fundo do mar como cenário para fazer a metáfora com o trânsito remonta à própria origem da marca Shell, que significa concha em inglês. Em pesquisas para adequar o filme publicitário ao público brasileiro, a Shell detectou que o peixe é um personagem carismático, que tende a conquistar o consumidor.

Tarcisio Dias – Mecânica Onlin

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