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Correias sempre são esquecidas

Na maioria das vezes, os equipamentos do veículo são lembrados somente quando quebram. E isso normalmente acontece nos momentos mais inoportunos.

Correias – as correias fazem parte da lista dos esquecidos.

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Além da direção hidráulica e do alternador, o ar-condicionado, a bomba d’água e o próprio motor funcionam por meio de correias – no caso do motor, a correia dentada do comando de válvulas movimenta a árvore de manivelas que, por sua vez, movimentam bielas, mancais e pistões que geram a força motriz.

Daí a importância de verificar periodicamente todas elas e, quando necessário, substituí-las. As peças têm vida útil longa e não custam caro.

Checar a condição das correias é fácil: se brilharem em sua face interna, é hora de trocá-las.

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Para testar a tensão, com o motor desligado coloque o polegar no meio da correia e pressione para baixo – ela não deve ceder mais do que 1,5 cm a 2 cm – a espessura aproximada de um dedo.

Se a correia tiver rachaduras ou estiver ressecada, chegou a hora de fazer a troca.

Alguns veículos possuem apenas uma correia (chamada também de poli-V) que aciona alternador, ar-condicionado, bomba d’água e direção hidráulica. Nestes casos é mais difícil sair de uma emergência por meio de um quebra-galho.

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Em modelos com duas correias – que aciona bomba d’água e alternador –, por exemplo, caso rompa-se numa estrada deserta, pode-se tentar uma solução com a ajuda de um barbante forte, um cinto ou, melhor ainda, uma corda ou meia de náilon de mulher.

Faça um cordão improvisado e coloque no lugar da correia, dê várias voltas e deixe-o bem esticado. Trafegue assim por 2 km ou 3 km e estique novamente o cordão improvisado, pois pode ter ficado frouxo.

A tentativa para chegar em uma oficina mecânica é válida principalmente por causa da bomba d’água, pois funcionar o motor sem o sistema de arrefecimento vai provocar superaquecimento e pode resultar em cabeçote empenado ou até mesmo em motor fundido.

A correia dentada, por sua vez, não aceita qualquer tipo de quebra-galho, sob risco de danificar as válvulas e, conseqüentemente, o motor. O mais correto, entretanto, é sempre ter correias de reserva no porta-malas do automóvel.

Percy Faro – Diário Online

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