quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Correias sempre são esquecidas

Na maioria das vezes, os equipamentos do veículo são lembrados somente quando quebram. E isso normalmente acontece nos momentos mais inoportunos.

Correias – as correias fazem parte da lista dos esquecidos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além da direção hidráulica e do alternador, o ar-condicionado, a bomba d’água e o próprio motor funcionam por meio de correias – no caso do motor, a correia dentada do comando de válvulas movimenta a árvore de manivelas que, por sua vez, movimentam bielas, mancais e pistões que geram a força motriz.

Daí a importância de verificar periodicamente todas elas e, quando necessário, substituí-las. As peças têm vida útil longa e não custam caro.

Checar a condição das correias é fácil: se brilharem em sua face interna, é hora de trocá-las.

- Publicidade -

Para testar a tensão, com o motor desligado coloque o polegar no meio da correia e pressione para baixo – ela não deve ceder mais do que 1,5 cm a 2 cm – a espessura aproximada de um dedo.

Se a correia tiver rachaduras ou estiver ressecada, chegou a hora de fazer a troca.

Alguns veículos possuem apenas uma correia (chamada também de poli-V) que aciona alternador, ar-condicionado, bomba d’água e direção hidráulica. Nestes casos é mais difícil sair de uma emergência por meio de um quebra-galho.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em modelos com duas correias – que aciona bomba d’água e alternador –, por exemplo, caso rompa-se numa estrada deserta, pode-se tentar uma solução com a ajuda de um barbante forte, um cinto ou, melhor ainda, uma corda ou meia de náilon de mulher.

Faça um cordão improvisado e coloque no lugar da correia, dê várias voltas e deixe-o bem esticado. Trafegue assim por 2 km ou 3 km e estique novamente o cordão improvisado, pois pode ter ficado frouxo.

A tentativa para chegar em uma oficina mecânica é válida principalmente por causa da bomba d’água, pois funcionar o motor sem o sistema de arrefecimento vai provocar superaquecimento e pode resultar em cabeçote empenado ou até mesmo em motor fundido.

A correia dentada, por sua vez, não aceita qualquer tipo de quebra-galho, sob risco de danificar as válvulas e, conseqüentemente, o motor. O mais correto, entretanto, é sempre ter correias de reserva no porta-malas do automóvel.

Percy Faro – Diário Online

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil