Recentemente a divisão esportiva SEAT Sport anunciou o aumento da produção semanal do Leon Cupra R em 50% — de 40 para 60 unidades.
Precisou tomar essa resolução para atender a milhares de pedidos de consumidores europeus exigentes que transformaram o principal ícone da esportividade da marca numa verdadeira paixão.
Desenvolvido conjuntamente pelo Centro Técnico da SEAT e pela SEAT Sport, o Leon Cupra R nasceu para ser um modelo de série exclusiva que proporciona emoção e desperta a jovialidade. É, sob todos os aspectos, um carro especial.
Tem configuração única entre todos os veículos produzidos pelo Grupo Volkswagen: motor de 210 cavalos com câmbio de seis velocidades e tração dianteira. É o modelo com tração dianteira mais potente no seu segmento.
A evidência da esportividade máxima já se expressa no nome. A palavra Cupra é uma abreviatura criada pela SEAT para o termo Cup Racing.
E faz todo o sentido, pois o Leon Cupra R traz no conceito e no desenvolvimento o conhecimento adquirido pela marca em competições automobilísticas, seja em rallies na terra ou em circuitos asfaltados.
“Espírito Cupra” é como se define a pura raça e o carisma desta potente versão do Leon.
Além da evolução – Apesar de a base mecânica ser a mesma, o Leon Cupra R é muito mais do que uma simples evolução do Leon Top Sport com motor 1.8 turbo de 180 cavalos (que também está exposto no estande da SEAT no 22º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo).
O motor quatro cilindros de 20 válvulas e 1.781 centímetros cúbicos foi afinado ao máximo para atingir o rendimento de 210 cavalos e 270Nm.
Para atingir essa potência, e realizá-la na plenitude, o carro exigiu da engenharia SEAT o desenvolvimento de um chassi que garantisse estabilidade nos mais diferentes tipos de condução e também maior capacidade de frenagem.
Foi assim que surgiu o Chassi Ágil, um conceito revolucionário sobre tudo o que até agora se concebia em termos de chassi esportivo.
O Chassi Ágil se apresenta no Leon Cupra R – em comparação com o Leon Top Sport — com um completo reajuste das molas e amortecedores, nova geometria do módulo dianteiro, novo desenho dos suportes flexíveis e nova caixa de direção. A esses ingredientes tecnológicos se soma, como item de série, o ESP – sistema eletrônico de estabilidade – agregado a um sistema de frenagem que atua em situações de emergência.
Espírito Cupra – O Leon Cupra R não recorre a efeitos mirabolantes na estética externa para transmitir seu caráter de esportividade – que também podemos chamar de Espírito Cupra. Bastam o belo design de carro compacto, a suspensão esportiva, tomadas de ar ampliadas, rodas de grandes dimensões e alguns outros pequenos detalhes na carroceria para que esse espírito se manifeste já num primeiro contato.
Internamente, o carro também rejeita tudo o que é supérfluo ou possa desviar a atenção do que de fato interessa: a dirigibilidade. O hábitáculo foi concebido na cor preta, que transmite elegância e sofisticação.
Assim, os instrumentos do painel, com fundo branco, ganham destaque acentuado — e o mesmo acontece com os pedais, da cor do aço. O vermelho está presente na letra R, bordada nos respaldos dos bancos.
Equipamentos sofisticados de conforto e segurança fazem contraponto com o interior minimalista do Leon Cupra R.
O modelo tem, como itens de série, os sistemas eletrônicos ABS, ASR e ESP, climatizador, som estéreo potente, air bags frontais e laterais para motorista e acompanhante e dispositivo especial no cinto de segurança que alivia a tensão. Esse dispositivo do cinto de segurança pode ser instalado também nos bancos Recaro.
Super potência – À parte toda a tecnologia aplicada na carroceria e itens sofisticados de conforto e segurança, o que faz a diferença no Leon Cupra R são a potência do motor e a emoção de dirigir o carro mais veloz produzido pela SEAT em seus 52 anos de existência.
O motor de 210 cavalos desenvolve velocidade máxima de 237 km/h e acelera de zero a 100 km/h em apenas 7,2 segundos.
O Leon Cupra R foi apresentado pela primeira vez, como protótipo, no Salão do Automóvel de Barcelona, na Espanha, em 2001.
Começou a ser produzido no primeiro trimestre deste ano como veículo de série exclusiva. O modelo marca o início das operações da SEAT Sport como montadora dos produtos exclusivos com a marca SEAT.