Lugar especial no estande está reservado para outro campeão: o Audi R8. Só que, ao contrário dos demais modelos da marca, ele não estará disponível nas concessionárias.
Sua função é recolher ensinamentos nas pistas de competição e ajudar no desenvolvimento tecnológico dos modelos de série.
Tudo nele é observado e registrado – desde a aerodinâmica até os mais sutis detalhes que possam favorecer o desempenho, a resistência e a segurança.
O mais recente exemplo disso foi o desenvolvimento de um sistema inteligente de injeção de combustível que já se incorporou ao motor do novo Audi A8.
Construído de fibra de carbono e com motor V8 biturbo de 610 cv, o R8 é autor da proeza de ter vencido as três últimas edições das 24 Horas de Le Mans, a mais charmosa e severa prova de longa duração do mundo.
Não só isso, como obteve nessas ocasiões o segundo e o terceiro lugares, numa demonstração inequívoca de sua superioridade.
É a primeira vez que o público brasileiro poderá ver de perto esse novo prodígio do automobilismo, resume Leonardo Senna, diretor executivo de marketing da Audi Senna.
O R8 exposto no Salão é o mesmo que vem sendo pilotado pelos tricampeões Frank Biela, Tom Kristensen e Emanuele Pirro e que, em junho passado, completou os 5 118 km da prova de Le Mans à média de 213 km/h.
É como ir de São Paulo ao Rio de Janeiro em duas horas, e repetir o feito por doze vezes consecutivas no mesmo dia.
ALFA ROMEO STUDIO
A marca do Cuore Sportivo trouxe o Alfa Romeo Studio para o 22º Salão Internacional do automóvel.
O conceito, que fez sucesso na badalada Rua Oscar Freire e virou ponto de encontro das pessoas elegantes e de bom gosto, agora serve de palco para o desfile das máquinas do Cuore Sportivo no Anhembí.
O estande da Alfa Romeo foi ambientado em clima de estúdio de fotografia e filmagem com direito a refletores, rebatedores de luz e até uma grua com câmera de filmagem.
E não faltam nem mesmo as belas modelos exibindo os novos lançamentos da alta costura.
Como já aconteceu no São Paulo Fashion Week, que teve o patrocínio da marca italiana, a Alfa Romeo se aproxima do mundo da moda e traz para o Anhembi seis lindas promotoras que exibem roupas criadas por sofisticadas grifes como Fause Haten, Glória Coelho, Lorenzo Merlino, Renato Loureiro, Forum, Zoomp e Patachou.
Todo este ambiente moderno e refinado do Alfa Romeo Studio serve de palco para os carros que protagonizaram o ciclo que, nos últimos cinco anos, renovou a linha de modelos da marca italiana e aumentou sua presença no competitivo segmento de luxo. Esse ciclo teve início com o sedã 156, se consolidou com o Sportwagon e o Alfa 166, e se completou com o Alfa 147.
O maior destaque da Alfa Romeo na edição deste ano do Salão do Automóvel é mesmo o novo esportivo 147. Vencedor do carro do ano em 2001 na Europa e no Japão, o Alfa 147 Selespeed chega com motor 2.0 16V Twin Spark e câmbio com comando no volante, oriundo da Fórmula 1.
Outros modelos que chamam atenção são os renovados 156 e Sportwagon, que ganharam mais fôlego com os motores 2.5 V6 24V e com a inovadora transmissão automática Q-System, que concilia a esportividade de um câmbio mecânico com a comodidade do câmbio automático.
ALFA ROMEO 147
Com personalidade marcante, estilo ousado e exclusivo, o Alfa 147 mistura tradição e modernidade com um desenho inspirado no modelo Grand Coupé 6C 2500 Villa d´Este de 1949.
Apesar de possuir carroceria na configuração hatchback e quatro portas, ele adota recursos estilísticos como as maçanetas traseiras na coluna que fazem lembrar um verdadeiro cupê.
Atraente por fora, requintado por dentro, o Alfa 147 se impõe pela elegância, ergonomia dos comandos, qualidade dos materiais e esmero no acabamento como a forração em couro.
O quadro de instrumentos segue as linhas esportivas da carroceria e é dotado de três grandes marcadores redondos sobrepostos, circundados por aros cromados, todos analógicos, como manda a tradição da marca.
Um dos maiores destaques da Alfa 147 é o câmbio mecânico Selespeed de cinco marchas, que utiliza tecnologia eletrônica de ponta derivada da Fórmula 1.
Essa transmissão permite a troca seqüencial de marchas tanto no volante como na alavanca de mudanças e ainda oferece a comodidade como se fosse um câmbio automático.
O sistema é auxiliado por um dispositivo eletro-hidráulico que realiza os engates das marchas e substitui o pedal da embreagem.
No coração do Alfa 147 pulsa um avançado motor 2.0 16V, de quatro cilindros em linha, com sistema de coletores de admissão de geometria variável. Concebido com a tecnologia Twin Spark, este propulsor gera 148 cv e torque máximo de 18,3 kgm a 3.800 rotações por minuto.
Com ele, o Alfa 147 acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 205 km/h de velocidade máxima.
Para garantir maior controle do veículo em movimento, o Alfa 147 traz o exclusivo Vehicle Dinamic Control (VDC). Ele corrige eventuais excessos ou falhas do motorista ao dirigir, garantindo a estabilidade e a segurança do automóvel.
Sua intervenção acontece apenas em situações extremas, quando o veículo se aproxima perigosamente dos limites da aderência.
Além da esportividade e do requinte, o Alfa 147 traz itens que garantem o máximo de qualidade de vida a bordo.
É o caso dos limpadores de pára-brisa com sensor de chuva, dos seis airbags, do ar-condicionado com controle automático de temperatura e distribuição por áreas e do sofisticado sistema de som Bose.
LANÇAMENTO AUDI A8
Referência mundial no segmento de carros de alto luxo, o novo A8 é um dos destaques do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Pela primeira vez mostrado no Brasil, o automóvel é a essência da filosofia Audi: com o máximo nível de qualidade, reúne o que existe de mais avançado em tecnologia, design, luxo e esportividade.
O carro dispensa o acionamento da chave para destrancar a porta e até para ligar o motor.
Ao se aproximar do A8, estando com a chave original no bolso, o proprietário só precisa levar a mão até a maçaneta para a porta abrir.
Um dispositivo eletrônico reconhece a chave e destrava a porta do carro. E para ligar o motor, ainda com a chave no bolso, é só acionar o botão Start no console. Para desligar o contato, aperte Stop.
O motor V8, de 335 cavalos de potência máxima, tem bloco de alumínio, grande capacidade de aceleração (0 a 100 km/h em 6,3 segundos) e velocidade máxima limitada a 250 km/h.
A transmissão de seis velocidades é a automática Tiptronic, que permite mudanças de marchas rápidas, sem tirar as mãos do volante, o que proporciona mais conforto e segurança ao motorista.
À eficiência do motor e da transmissão somam-se o baixo peso da carroceria inteiramente de alumínio, a inigualável performance da tração permanente nas quatro rodas e a eficiente suspensão a ar, com quatro níveis de regulagem que se adaptam aos mais variados tipos de piso. Um conjunto que garante o máximo prazer ao dirigir.
O A8 foi feito sob medida para os verdadeiros apaixonados por automóveis. Não só por sua excelência em mecânica, mas também por causa de sua avançada tecnologia.
As pessoas que amam os carros também vão se encantar com o luxuoso e sofisticado acabamento interior, no qual se destaca o Multi Media Interface (MMI): um sistema inteligente que permite ao motorista interagir com toda a tecnologia do carro.
Ele é lógico, ergonômico, fácil de operar e contribui definitivamente para o prazer de dirigir o A8.
O motorista não precisa desviar a atenção do trânsito para operar o MMI, que tem três linhas de transferência de dados, maior velocidade de respostas e novas funções.
Os comandos principais do MMI para rádio, TV, DVD, e-mail, Internet, telefone, informações sobre o trânsito, mapas e navegação estão no console central, em torno da alavanca do câmbio Tiptronic.
Um desses comandos tem a capacidade de ler e identificar impressões digitais.
Ao simples toque de um dedo providencia inúmeras posições de conforto previamente gravadas na memória do sistema, como regulagens de banco, retrovisores, altura do volante, temperatura do ar-condicionado, sintonia do rádio, entre outras.
No centro do painel, à direita do velocímetro, entre duas entradas de ar, fica o display escamoteável do MMI, que exibe mapas e informações sobre o trânsito, entre outras funções.
O console reúne, ainda, os comandos do ar-condicionado, que para maior conforto dos passageiros pode ser regulado com diferentes temperaturas, em quatro regiões distintas da cabine de passageiros.
Um comando extra permite que essa regulagem seja feita pelos ocupantes do banco traseiro.
A sofisticação do A8 vai além: o carro tem faróis auxiliares que “fazem curva”, acompanhando o movimento da direção, e luzes de cortesia externas que indicam a localização das maçanetas e clareiam o piso perto da porta do motorista.
Pode-se também deixar por conta dele a manutenção da distância em relação ao carro da frente. A 180 km/h, por exemplo, essa distância será de 80 metros; a 120 km/h, de 60 metros, e assim por diante.
E pode-se até mesmo programar a distância dele para outro carro que se esteja seguindo, de modo a não perdê-lo de vista. Um carro que traz, decididamente, o futuro para bem próximo.