Salão da Capital Mundial do Automóvel abriu as portas com as principais novidades da indústria automotiva mundial
A cidade, que abriga o segundo evento mais importante do planeta desde 1907, é sede da General Motors e da Ford, os dois maiores conglomerados da indústria automobilística mundial.
Como anfitriões, essas montadoras mostraram suas surpresas. Só a GM, trouxe em seu estande cinco protótipos e quatro modelos produzidos em série.
A Ford aproveitou a festa e comemorou o seu centésimo aniversário com a apresentação de mais de 15 novos automóveis. Além disso, estiveram expostos 94 veículos que fazem parte da história da montadora.
Um dos destaques é o novo Mustang, ainda em fase conceitual, que traz linhas inspiradas no modelo de 1964 que chamou bastante a atenção. Os outros emblemas que fazem parte do grupo também levaram seus lançamentos. A Jaguar com oito automóveis, Lincon e Mazda outros dez e a Land Rover com seis modelos.
Os ingleses da Aston Martin não ficam de fora e mostraram o projeto AM305, que talvez se chame DB5, como o antigo carro de James Bond e a BMW, que teve como atração o compacto X3, com plataforma da Série 3.
As picapes também tiveram presença e as montadoras apresentaram seus sucessores, como o Colorado, da Chevrolet que irá substituir a S10.
O evento também foi repleto de estréias. A Nissan aproveitou a oportunidade para lançar sua primeira picape grande, a minivan Quest e o novo e belo Maxima. O Beetle Cabriolet também fez sua primeira aparição pública.
Assim como outras surpresas, como o sedã de US$ 220 mil, da Rolls-Royce, agora controlada pela BMW e o conceito Studio E, da Honda, que mais parece uma discoteca.
O carro dotado de uma mesa de som giratória, desenvolvido por engenheiros japoneses, é o sonho de qualquer DJ.
GM – A montadora confirmou a presença do conceito Journey, misto de perua e utilitário esporte desenvolvido pela subsidiária do Brasil. Na mesma linha de uso misto, também apresentou o Buick Centurion, que pretende combinar o melhor de sedãs e utilitários.
A marca ainda trouxe a picape de grande porte Cheyenne, segmento mais vendido nos EUA, e o Chevrolet SS, que irá deixar com água na boca os admiradores dos muscle-cars da década de 60.
CADILLAC – Apresentou o SRX, utilitário com base em automóvel, a versão normal do roadster XLR e um sedã conceitual de motor V12. O SRX é um veículo de luxo que será lançado como modelo 2004.
A marca pretende colocá-lo num plano entre seus sedãs e os utilitários maiores da série Escalade.
O comprador poderá optar entre cinco e sete lugares. Os motores serão o Northstar V8 de 4.6 litros e um V6 de 3.6 litros.
Neiman Marcus Edition XLR é o nome da série especial de apenas 101 unidades, das quais duas serão utilizadas em programas beneficentes e as restantes serão vendidas pelo catálogo.
Esse conversível de dois lugares e linhas angulosas será produzido no estado de Kentucky e competirá com modelos de prestígio como LexusSC 430, Jaguar XK8 e de certa forma, Porsche 911 Cabriolet, além do SL.
PONTIAC – Anunciado como conceito, no Salão de Chicago, o Grand Prix G-Force serviu de base para a nova geração do sedã Grand Prix, que foi revelado e apresentado como modelo 2004.
As linhas determinadas marcam o abandono do excesso de frisos, molduras e ornamentos que vinham saturando o estilo da montadora.
As versões GT e GTP vêm com o conhecido V6 de 3.8 litros, como o nosso Omega, com compressor e potência de 200 (GT) ou 250 cv (GTP).
Além disso, a marca também expõe o seu conceito G6, um quatro portas, com ar esportivo de um cupê e motor V6 com compressor.
MERCEDES – Além do lançamento do conversível SL 600, o modelo topo de linha do esportivo alemão, a marca trouxe o suntuoso Maybach.
O novo modelo será produzido na fábrica de Sindelfingen, onde será possível realizar os sonhos e desejos exclusivos de cada comprador. Eles poderão acompanhar a produção do futuro carro e sugerir adequações e soluções conforme suas preferências.
Sua carroceria, de mais de seis metros (para quem acha grande é disponibilizado uma com 5,72 metros), possui um desenho que lembra um pouco um Mercedes alongado, onde predominam linhas suaves e o duplo conjunto ótico.
O desempenho em um veículo tão pesado foi garantido com a adoção de um motor V12. Tudo isso será disponibilizado por cerca de 300.000 euros (US$ 405.000).
AUDI – Uma das atrações da Audi foi o protótipo de seis lugares Crossover, feito com base no modelo conceitual VW Magellan.
O carro é combinação do utilitário-esportivo Touareg com o sedã de luxo da Audi A8.
A grade do radiador é a mesma da versão equipada com motor V12 do A8. O Crossover terá seis lugares e contará com uma secção totalmente reformulada e será ponto de partida para um modelo que a marca alemã irá lançar em 2004.
MITSUBISH – A montadora teve duas estrelas em seu estande. O protótipo conversível Tarmac Spyder, inspirado no bem recebido CZ-3 Tarmac, promete ser a vedete da marca.
O carro terá mais performancee aparência esportiva e deverá inspirar o Smart, que será fabricado no Brasil em 2005.
O outro destaque foi o Endeavor, um pequeno SUV desenhado e construído nos EUA. Este modelo será equipado com um propulsor V6, com variante de tração dianteira ou integral. Tem como concorrentes o Toyota Highlander, Honda Pilot e o Nissan Murano.
TOYOTA – A lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentou oficialmente o RX 330, concorrente do BMW X5.
As novidades em relação ao anterior, o RX 300, ficam por conta do novo propulsor e da estética.
O carro recebeu o logotipo RX 330 devido ao motor de 3.3 litros V6, e 235 cv. Externamente, o veículo deve apresentar design de teto mais estilizado e zonas envidraçadas mais amplas.