Entre os destaques da feira de equipamentos especiais estão os kits esportivos originais para o Accord Coupé e o Civic Si e acessórios para a multivan Element
A Honda apresentou recentemente nove modelos de alta performance na mais importante mostra de produtos, equipamentos e serviços especiais para automóveis dos Estados Unidos, a Sema 2002 (Specialty Equipment Market Association), realizada em Las Vegas em dezembro.
Entre os destaques estavam automóveis construídos especialmente para obter alta performance esportiva, como os carros conceito Honda Accord Concept Coupé 2003 e o Honda Civic Si Concept 2003, o Honda Accord Coupé 2003 equipado com o kit esportivo original de fábrica, a multivan Honda Element com acessórios genuínos Honda e o Civic Si Pro Drag Car 2003, além de outros veículos Honda e Acura modificados pelos maiores especialistas em preparação automotiva.
Honda Accord Concept Coupe 2003
Completamente reprojetado em sua sétima geração, o Honda Accord 2003 ganhou diversas possibilidades de personalização. Agora com 240 cv (cavalos) de potência e transmissão manual, motor V6 e câmbio manual de seis marchas, o desempenho do modelo pode chegar praticamente ao nível de um automóvel de competição.
Criado pela Honda, o Accord Concept Coupe 2003 é o exemplo da evolução dessa plataforma, tradicionalmente entre as mais populares da indústria da modificação. O modelo apresenta mais potência, baixo peso e alta performance.
Motorização e modificações: Novos dutos de admissão e escape, motor 3.2 litros V-6, de 300 cv de potência, diferencial auto-blocante, transmissão semi-manual de seis marchas, quatro pinças de freio de dupla ação (protótipos) e suspensão de competição rebaixada.
Design externo: item de carroceria em fibra de carbono (incluindo pára-choque, soleira, grade, spoiler, etc.), escapamento integrado duplo de alumínio, aerofólio de fibra de alumínio/fibra de carbono, faróis e lanternas traseiras escurecidas, rodas de 20 polegadas anodizadas na cor preta, pneus Bridgestone Potenza S03 235/45 ZR20, abas nos pára-lamas e pintura amarela NSX Spa na carroceria.
Design interno: câmbio manual acionado no volante por meio de borboletas, como nos carros de F-1, painel de múltiplas funções com diagnóstico, bancos Sparco de carbono/kevlar e revestidos de camurça, cinto de segurança dianteiros de quatro pontos, volante de competição de três raios e pedais esportivos de alumínio.
Honda Civic Si Concept 2003
O carro conceito Honda Civic Si Concept 2003 tem presença marcante e exibe adaptações para a melhoria da aerodinâmica, além de outras personalizações. Utilizando o turbo protótipo desenvolvido pela GReddy, para uso urbano, o Civic Si Concept produz 230 cv de potência.
Embaixo, emprega uma suspensão de competição desenvolvida pela Honda, com molas e amortecedores de alta performance, além de freios Brembo e rodas de 18 polegadas.
A carroceria recebeu a cor vermelha, herança da motocicleta Honda CBR, vencedora de inúmeros campeonatos. O habitáculo de fibra de carbono acomoda bancos de competição e o painel digital Mugen traz informações completas do motor e diversos tipos de diagnósticos adicionais relacionados ao veículo.
Motorização e modificações: turbo protótipo GReddy T518Z com válvula de alívio integrada, bos-resfriador (intercooler) protótipo Greddy em alumínio, dutos de admissão Greddy Airinx, gerenciador eletrônico GReddy de controle do motor, suspensão esportiva desenvolvida pela Honda, sistema de exaustão central, sistema de freio Brembo com quatro pistões.
Design externo: kit de carroceria inspirada nos carros de rali, rodas de 18 polegadas com acabamento em titânio polido, grade de fibra de carbono, admissão frontal de ar e difusor no pára-choque traseiro, faróis escurecidos e lanternas traseiras fumê, aerofólio com dois estágios.
Design interno: bancos de fibra de carbono e kevlar Mugen revestidos de camurça vermelha Alcantera, cinto de segurança de seis pontos, volante esportivo de alumínio de três raios, pedais e empunhadura do câmbio de alumínio, painel de instrumentos digital de alta performance, com display de informações central.
Honda Accord Coupe 2003 equipado com Factory Performance Package (pacote de alta performance original de fábrica) – O Honda Accord Coupe 2003 poderá ser equipado com o novo kit de suspensão esportiva, disponível a partir de meados do ano que vem nas concessionárias Honda dos Estados Unidos.
O kit rebaixa a altura do modelo em relação ao solo em aproximadamente uma polegada, aumentando a dirigibilidade, em conjunto com amortecedores e molas de competição, além de contar com rodas de 17 polegadas e pneus esportivos.
Modificações no chassi e no design exterior: suspensão Factory Performance (mola e amortecedores), kit aerodinâmico sob a carroceria, rodas de 17 polegadas em alumínio e pneus de alta performance 215/50VR-17 e spoiler traseiro. Acessórios internos: alavanca de câmbio esportiva.
Honda Element 2003 com acessórios genuínos Honda
O Honda Element 2003, que chega ao mercado norte-americano este ano, traz uma robusta e adaptável plataforma, que incorpora o espaço de uma picape com assoalho plano, com o conforto de um sport-utility e a agilidade e economia de um carro de passeio.
Com preço estimado em US$ 16 mil, o Element permite uma extensa personalização e a unidade exposta no evento mostrou alguns acessórios disponibilizados pela Honda para este segmento totalmente novo.
Com um motor i-VTEC 2.4 litros, de quatro cilindros e 160 cv (cavalos), o modelo está disponível com tração dianteira ou integral, além da transmissão automática ou manual.
O modelo pode carregar itens como uma prancha de surfe e a portas laterais facilitam o acesso de objetos mais volumosos. O interior assoalho é revestido com um composto químico chamado uretano, que o deixa resistente a água e arranhões.
Acessórios externos: estribo, faróis de neblina, bagageiro, suporte para prancha de surfe, rodas de liga leve de 16 polegadas e travas de roda. Acessórios internos: painel com detalhes de metal e tampa traseira acolchoada.
Civic Si Pro Drag Car 2003
No evento, o piloto profissional e especialista em preparação de automóveis norte-americano Adam Saruwatari apresentou o Civic Si Pro Drag Car 2003, com o qual irá competir naquele país em 2003 no campeonato organizado pela NHRA (National Hot Rod Association), voltada a competições de dragster.
Nessa categoria, as baterias têm dois veículos participantes por vez, avaliados pela capacidade de arrancada e aceleração, dentro de uma distância de 400 metros. O mais lento vai sendo eliminado, até que se chega ao vencedor. O Civic Si Pro Drag Car 2003 tem chassi tubular, tração traseira e motor 3.2 litros V-6 do Acura NSX, com incríveis mil cavalos de potência.
Modificações no propulsor: motor 3.2 litros Acura NSX V-6, com mil cavalos de potência, turbo Tial Sport, câmbio sequencial de cinco marchas G-Force, embreagem de duplo disco ajustável em titânio East-West. Especificações da suspensão: chassi Hansen Race Cars, suspensão ajustável, molas Eibach ERS, rodas Enkei, pneus lisos especiais Nitto.
Especificações externas: aerofólio Hansen Race Cars, teto rebaixado e carroceria totalmente modificada feita de fibra de carbono. Interior: detalhes feitos de fibra de carbono e alumínio, além de bancos Sparco.