Versatilidade é a palavra-chave dos modelos, que proporcionam desempenho e conforto em qualquer tipo de terreno, graças às suas características on-off road
A linha de motos da Honda ganha o novo modelo on-off road com duas opções de motorização: a NXR 125 Bros, disponível nas versões KS com partida a pedal e ES com partida elétrica, e a NXR 150 Bros, dotada de partida elétrica e freio dianteiro a disco.
A grande vantagem desse tipo de moto é a facilidade em pilotar a motocicleta tanto em estradas de terra e ruas mal conservadas como no trânsito intenso urbano.
O desenvolvimento do projeto considerou esses fatos, priorizando a segurança e o conforto do usuário. Como resultado, uma associação de características técnicas especiais foi incorporada nas novas NXR 125 Bros e NXR 150 Bros:
· Chassi tipo berço semi-duplo: propicia maior rigidez e grande resistência a todo conjunto.
· Suspensão dianteira telescópica com curso de 180 mm: maior capacidade de absorção das irregularidades do solo, conforto mesmo em estradas de terra e pisos irregulares.
· Altura do assento de 820 mm: assegura maior facilidade para o piloto apoiar os pés no chão.
· Aro dianteiro de 19 polegadas (antes 21 nos demais modelos): maior maneabilidade devido ao menor efeito giroscópico.
· Pneus MT-60, de perfil alto e largo: sensação de segurança devido a maior área de contato no solo.
· Suspensão traseira monoamortecida com curso de 150 mm: assegura grande conforto, mesmo com garupa. Recebeu mola de duplo estágio, mantendo equilíbrio entre a resistência ao fim do curso e maciez de amortecimento.
A posição de pilotagem foi estudada com o objetivo de transmitir maior naturalidade na postura sobre o banco. Com isso ampliou-se a distância do piloto ao guidão, adotando-se novo posicionamento para as pedaleiras, agora menos recuadas.
Dessa forma, foi possível dimensionar a capacidade do tanque de combustível para 12 litros aumentando a autonomia e o conforto, sobretudo para quem roda em áreas rurais, distantes de postos de combustível.
O assento, bem largo e comprido, ganhou espuma com densidade mais macia, priorizando o conforto para o piloto e o garupa.
O cuidado com o conforto do piloto foi estendido também ao garupa. O assento possui dois níveis, com área para acomodação, complementada por pedaleiras fixas ao chassi e alça para apoio em ambos os lados, dotada de pontos para amarração, que facilitam o acondicionamento e o transporte de pequenos volumes. O bagageiro é um item opcional.
Ambos os modelos possuem transmissão de cinco marchas – que aproveita melhor a potência do motor -, bateria selada (isenta de manutenção) e suspensão traseira monoamortecida.
A NXR 125 Bros (nas duas versões KS e ES) recebeu freios progressivos a tambor, que têm como maior benefício o baixo custo de manutenção.
Já a NXR 150 Bros ESD, devido ao motor com maior potência, ganhou freio dianteiro a disco, de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão.
Duas versões de motorização – Com o lançamento de uma nova motocicleta e duas versões de motorização – um fato inédito no mercado brasileiro de duas rodas -, a Moto Honda superou todas as expectativas junto ao consumidor.
A NXR 125 Bros recebeu o consagrado motor de 125cc, OHV (Over Head Valves) de quatro tempos, monocilíndrico, arrefecido a ar e com potência de 12,5 cv a 8.250 rpm, o mesmo que equipa a CG125 Titan, sinônimo de robustez, economia, facilidade e baixa manutenção, com uma das melhores relações custo-benefício da categoria.
Suas qualidades são atestadas por milhões de usuários. Esta versão é direcionada, principalmente, para consumidores que buscam economia, robustez e baixa manutenção.
O novo motor OHC (Over Head Camshaft) de 150cc adotado no modelo NXR 150 Bros ESD pertence à mesma família que equipa os modelos XR 200R, CRF 150 F e CRF 230 F, além da SL 230.
O propulsor possui arrefecimento a ar, comando de válvulas no cabeçote (OHC), duas válvulas (uma de admissão e outra de escape), e foi desenvolvido para o usuário que busca evoluir na categoria e que deseja um modelo com maior potência.
Compacto e moderno, gera desempenho e força, desde as baixas rotações, o que contribui para a agilidade de respostas ao comando do acelerador, sem trocas constantes de marcha.
Ambos são dotados de ignição do tipo CDI (ignição por descarga capacitiva), que propicia faíscas mais fortes na vela, resultando em uma combustão mais eficiente.
O sistema de admissão de ar para o carburador otimiza o fluxo de admissão desde a entrada de ar na caixa do filtro até a câmara de combustão.
A caixa do filtro de ar, cujo volume é de 4 litros, utiliza elemento filtrante de papel seco proporcionando respostas rápidas e melhor funcionamento em altas rotações, garantindo maior proteção ao motor.
Fabricados em Manaus (AM), com um índice médio de nacionalização de 84% e uma expectativa de produção para 2003 em torno de 70 mil unidades, os novos modelos estarão disponíveis em toda a rede de concessionárias Honda a partir de fevereiro, em três cores: azul, branco e vermelho.
O preço público sugerido com base no Estado de São Paulo para a NXR 125 Bros é de R$ 5.157,00 na versão KS (partida a pedal), e de R$ 5.522,00 na versão ES (partida elétrica).
A NXR 150 Bros ESD (partida elétrica e freio dianteiro a disco) ainda não teve definição de preço.
Texto: Tarcisio Dias / Imagens: Divulgação / Dados: Moto Honda