sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Nova linha Palio: mais força com nova motorização

Fiat lança motores 1.8 e 1.3 de 8 V e tira de linha as versões 1.0 e 1.6 de 16 V

A Fiat tira de cena o motor 1.6 de 16 válvulas e lança no mercado o seu motor 1.8 de 8 válvulas com 103 cavalos de potência.

- Publicidade -

Junto com esse lançamento chega também o motor 1.3 de 67 cavalos que toma o lugar do 1.0 multiválvulas.

Todo esse desenvolvimento em motorização pela Fiat é efeito da parceria com a Powertrain, uma joint-venture da General Motors e Fiat, responsável pela fabricação dos motores para o Fiat Stilo, picape Strada, Meriva e toda família Palio.

Sem muitas novidades tanto no interior como no exterior do veículo, a nova linha Palio que compreende o próprio Palio, o Siena e a Weekend ganharam um novo câmbio com relações mais justas e precisas, determinando uma melhor saída do veículo em virtude do aumento no torque (17 kgfm).

- Publicidade -

Conseqüentemente, ocorre uma redução no consumo de combustível, que de acordo com os dados da Fiat chegou a 6%, ou seja, o Palio alcança 12,2 Km/l na cidade e 16 Km/l na rodovia.

O motor 1.8 também alcança a velocidade final de 186 Km/l e faz de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.

A suspensão em todas as versões: hatch, Weekend e Siena dá sinais de que está pronta para resistir aos buracos.

- Publicidade -

No quebra-molas, lombadas, a dica é passar bem devagar por causa do protetor do cárter que certamente vai raspar no chão, não significa que o Palio ficou mais baixo.

O preço das novas versões variam. Palio 1.3 a partir de R$ 21.600 e 1.8 por R$ 27.640. Weekend 1.3 R$ 25.300; EX 1.8 R$ 28.300 e Adventure R$ 33.800.

O Siena sai por R$ 23.300 no modelo EX 1.3 e R$ 26 mil no EX 1.8. Valores não incluem frete e pacote de acessórios.

Motorização – O motor 1.3 de 8V conhecido do hatch se encaixou com perfeição na Palio Weekend. Quem teve paciência e se informou, conseguiu evitar a compra do 1.0 de 16 V. O 1.3 na Weekend deu mais força às saídas e o carro ficou mais consistente.

São 67 cv a 5.250 rpm. O torque máximo de 11,1 Kgm a 2.250 rpm vai satisfazer ao futuro comprador que planeja utilizar o veículo no regime urbano.

Com direção hidráulica e ar-condicionado em pleno funcionamento, o 1.3 não sofre para assegurar o bom andamento da perua com três pessoas a bordo (isso considerando a relação peso-potência – tamanho do motor).

O veículo é sinal de economia com média de 13 km/l na cidade e 17 Km/l na estrada.

No Siena, as impressões são similares, o que muda é o estilo mais comportado do sedã contra as versões da Palio Weekend.

Família Palio
Palio
Siena
Palio Weekend
Fire 1.0 (2 e 4p)
Fire 1.0
EX 1.3
EX 1.0
EX 1.3 (2 e 4p)
EX 1.3
EX 1.8
EX 1.8 (4p)
EX 1.8
Adventure 1.8
ELX 1.8 (4p)
ELX 1.8
Stile 1.8

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn