sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Pikes Peak Quattro – O Sport Utility da Audi

Dentre as vedetes do último Salão de Detroit, encerrado em 20 de janeiro, uma das que mais chamaram a atenção pelas inovações e pela personalidade marcante foi o Pikes Peak quattro, protótipo da Audi apresentado pela primeira vez na mais importante feira automobilística dos Estados Unidos.

Seu nome, alusivo a uma montanha de 4300 metros do Colorado, que desafia a perícia de pilotos, já diz tudo: um utilitário esportivo afeito à aventura, aliando a isso dinamismo, design e espaço.

- Publicidade -

Hatchback de quatro portas, com configuração para 4+2 assentos, o Pikes Peak quattro poderia ser interpretado como evolução natural do atual conceito da Audi – mas vai além.

Mistura do que há de melhor nos diversos segmentos de automóveis de primeira linha, ele combina o conforto e o desempenho de sedãs esportivos de luxo com uma inusitada competência off-road derivada de sua suspensão a ar, regulável em várias alturas, e da tração quattro.

Também convence pela mobilidade de configuração de seus assentos, como a adotada em vans de luxo.

- Publicidade -

O conceito avançado do Audi Pikes Peak quattro logo se manifesta pela carroceria de proporções bem definidas e elegantes, com provocantes saliências, mas de acordo com uma filosofia que surpreende pelo contraste entre o zen e a tensão atlética.

Para acentuar ainda mais seu estilo, foi escolhida a pintura metálica brilhante Polar Silver, o que o destaca em qualquer ambiente.

A exemplo da grade do radiador dividida em duas seções, com um ressalto à volta, diversos detalhes do Audi Pikes Peak quattro são notáveis.

- Publicidade -

Os faróis do tipo xênon plus, por exemplo, além de contribuir para o design, espalham um facho de luz indispensável para altas velocidades à noite ou mesmo para achar o caminho em trilhas acidentadas.

O uso de leds, por sua vez, deu origem a faróis de neblina extremamente compactos, combinando com o formato ressaltado das lanternas traseiras.Embutidas na carroceria, as maçanetas do Audi Pikes Peak quattro dispõem de um sensor que permite acesso ao carro apenas a portadores da chave original.

As luzes das maçanetas então se acendem. Da mesma forma, o retrovisor direito ganhou uma câmera com foco direcionado para a roda dianteira, fazendo com que essa “área morta” seja mostrada na tela do Multi Media Interface (MMI), para que o condutor, em terreno acidentado, possa verificar a que distância está da borda.

As rodas também mereceram tratamento especial. Seus cinco raios de braço duplo sugerem duas estrelas sobrepostas, enquanto os pneus PAX, na medida 295/770 R 56 A (equivalente ao diâmetro de roda de 20,6 polegadas), ajudam a manter o carro controlável, em caso de repentina perda de pressão, por até 200 quilômetros, à velocidade de 80 km/h.

Na traseira, outra novidade: a bagagem de mão pode ser introduzida no carro pela janela, que se abre separadamente da porta corrediça, acionada eletricamente.Como se tudo isso não bastasse, o Audi Pikes Peak quattro é equipado com um motor V8 biturbo, já testado no RS6, que desenvolve a descomunal potência de 500 cv.

O segredo desse aumento de potência está na injeção direta de combustível, um princípio que ajudou as recentes conquistas da Audi em Le Mans e que logo chegará a outros modelos da marca, como o A4.No Audi Pikes Peak quattro, o motor é responsável pela aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos – um recorde para modelos da categoria – e pela velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

Seu torque igualmente impressiona: 530 Nm, disponíveis já a partir de 2 000 rpm, o que se traduz em extraordinária capacidade de vencer desafios off-road.Como em todos os modelos Audi quattro, o Pikes Peak proporciona a melhor tração em qualquer tipo de piso e condição de rodagem.

A distribuição é de 50% de torque para cada eixo, mas, em caso de giro em falso de qualquer roda, a força é imediatamente transferida para o eixo com mais aderência.

Soma-se a isso a já consagrada experiência da Audi em suspensão a ar, que adapta a altura do veículo às mais diversas condições de carga e de rodagem, podendo atingir o limite de até 280 mm de distância do solo.

O Audi Pikes Peak quattro também presta valioso auxílio ao condutor, com o sistema de advertência de mudança de pista.

Por meio de um sensor óptico, o sistema escaneia a sinalização da estrada, emitindo sinais acústicos e vibrações no volante, toda vez que o condutor se desviar da pista em que estiver.

Por outro sistema, que amplia as funções do piloto automático, o Audi Pikes Peak quattro mantém automaticamente a distância desejada do veículo à frente, o que contribui ainda mais para torná-lo um verdadeiro campeão de segurança ativa.

Com esse novo conceito de sport utility, além de tudo na disposição 4+2 dos assentos, comandada eletricamente, a Audi mais uma vez vai além dos limites convencionais.

Atende, de uma só vez, às mais variadas exigências que se possam fazer a um automóvel, seja para o lazer, para o transporte ou para o off-road.

O desafio da montanha – Concebido para atender a diversos segmentos do mercado, o Audi Pikes Peak deve seu nome à chamada Montanha da América – uma montanha de 4 300 metros que emerge abruptamente da planície do Colorado e pode ser vista a quilômetros de distância.

Por isso, tornou-se também um ponto de encontro de entusiastas do automobilismo, que ali promovem anualmente a Corrida Internacional de Escalada do Pikes Peak.Geralmente em junho, no final da primavera no Hemisfério Norte, até 160 intrépidos pilotos se reúnem para enfrentar pouco mais de 20 quilômetros de retas, em que se pode atingir 200 km/h, mas também 155 curvas de pedras soltas e sem nenhuma mureta de proteção.

Três vitórias consecutivas transformaram a prova em parte da história de sucessos da divisão esportiva da Audi.Em 1985, a vitória veio com Michele Mouton, a primeira mulher a se impor numa prova do Mundial de rali.

Um ano depois, a dose repetiu-se com o lendário norte-americano Bobby Unser e, em 1987, com Walter Rohrl, que estabeleceu o tempo recorde de 1h47min85seg.

O atual Audi Pikes Peak quattro remete a esse passado glorioso, só que consideravelmente mais potente e versátil que o então tricampeão Audi Sport quattro Si.Mecânica Online & Imprensa Audi

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn