quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Pastilhas e lonas de freios vão durar mais

A partir do segundo semestre, diversos modelos serão equipados com pastilhas e lonas de freios que podem durar até 70 mil quilômetros.

Com os novos componentes, as trocas de peças dos freios poderão ser feitas no dobro do tempo de uso normal.

- Publicidade -

Esses e outros produtos para freios serão algumas das novidades que serão apresentadas no 6º Colloquium Internacional de Freios & Mostra de Engenharia, em Gramado (RS), entre os dias 7 e 9 de maio.

Segundo Flávio Marcon, um dos organizadores do evento, promovido e realizado pela SAE Brasil, explica que o desenvolvimento de diferentes compostos e mudanças nas variações de tamanho das peças possibilitaram esse aumento na durabilidade dos produtos.

“Com os novos componentes, os proprietários de veículos vão trocar de carro antes mesmo de substituir as pastilhas e lonas, algo não imaginado há bem pouco tempo atrás.”

- Publicidade -

Outras mudanças importantes foram a adoção de discos de freios ventilados e pastilhas com até 50 cm² de área de contato no lugar dos discos sólidos e pastilhas de 25 cm², que equipavam os automóveis na década de 80 e 90. Ainda segundo Marcon, “com isso, o espaço médio de frenagem foi reduzido e o período de troca saltou de, em média, 10 mil a 15 mil quilômetros para 60 mil a 70 mil km.”

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn