A Suzuki do Brasil Automotores Ltda., localizada em Barueri – SP, anunciou hoje, 31 de março, o encerramento das atividades de importação e distribuição de sua linha de automóveis no Brasil.
Para o presidente da Suzuki no Brasil, Toshio Ozawa, essa foi uma decisão bastante penosa.
“Temos muitos consumidores no Brasil e somos gratos a eles e a todos os que nos apoiaram e adquiriram nossos automóveis. Por isso, relutamos muito para decidir pelo encerramento de nossos negócios no País”. Porém, completou o presidente, “a forte desvalorização do Real ocasionou um insustentável aumento nos custos.
A Suzuki, entretanto, faz questão de manter o respeito que sempre teve por seus clientes e procurará minimizar os efeitos que esta decisão possa gerar”.
Para dar continuidade ao atendimento a seus consumidores, o presidente da Suzuki no Brasil informa que manterá a assistência técnica aos usuários de automóveis da marca, bem como garantindo o fornecimento de peças originais de reposição.
A importação dos veículos da marca começou em 1991, pela então distribuidora Suzuki do Brasil Automóveis Importação e Exportação Ltda.
A receptividade à marca foi imediata, tanto entre o público feminino como masculino, e em todas as faixas etárias, principalmente do utilitário esportivo Vitara e Grand Vitara. Em 1997, por exemplo, foram vendidos mais de quatro mil carros da marca Suzuki.
Em 2000, substituindo a então distribuidora, a Suzuki do Brasil Automotores Ltda. iniciou as atividades de importação e distribuição, ampliando a linha.
Além do carro-chefe, o Grand Vitara, e visando fortalecer sua oferta para os fãs da marca, a Suzuki trouxe o XL7, utilitário esportivo de maior porte, e o Ignis, voltado ao público mais jovem.
A desvalorização do Real ocorrida em 2002, e a dificuldade em manter a competitividade nos preços, no entanto, preponderaram e levaram ao encerramento da importação e comercialização de automóveis da marca a partir do dia 31 de março.