Com a descoberta dos adesivos anaeróbicos, a tecnologia proporciona a seus clientes tempo e custo reduzidos
Há 50 anos, a simples fixação de um parafuso era um problema que os engenheiros tinham muita dificuldade em esolver. Nenhum método resistia à ação do tempo, com contínuas vibrações que soltavam a peça.
A partir disso, surgiu uma tecnologia revolucionária, denominada “adesivo anaeróbico”, descoberta pelo fundador da tecnologia Loctite (hoje considerada marca da empresa Henkel), o professor de química Vernon Krieble. E tudo começou por acaso…
Em 1953, Vernon Krieble esqueceu um material com propriedades colantes em condições anaeróbicas na gaveta de seu laboratório, localizado no porão da Trinity College, EUA. Depois de um certo período, ele percebeu que o material estava fixado na gaveta.
O poder de adesão era grande, e Vernon Krieble notou que o adesivo somente se solidificava na ausência do ar e em contato com metais.
O produto, se aplicado em parafusos, preencheria totalmente os espaços entre as roscas, expulsando o ar e endurecendo, garantindo não só a fixação, mas também a vedação perfeita.
Hoje, a Henkel, através de sua Divisão de Adesivos de Engenharia Marca Loctite, oferece diferentes tipos de adesivos anaeróbicos para travamento de parafusos, vedação de flanges e fixação de eixos, rolamentos e buchas.
Com apenas uma gota de adesivo, substituem-se métodos complexos de fixação mecânica.
O mercado de adesivos anaeróbicos movimenta milhões em todo o mundo, onde a marca Loctite, da Henkel, lidera na participação de mercado.
No decorrer de seus 50 anos, a marca apresentou outras inovações, como o lançamento do Super Bonder, silicones que não oxidam metal e epóxis que, ao endurecerem, adquirem propriedades similares às do metal e da borracha.
Após sua aquisição pela Henkel, em 1997, a Marca Loctite conta hoje com 300 diferentes tipos de produtos, ampliando sua linha de soluções em adesivos.
“Para 2003 reservamos uma surpresa especial: um lançamento que irá novamente revolucionar a manutenção industrial. Mas isso é para o segundo semestre” – afirma Wander Machado, gerente de marketing da Henkel, da Divisão de Adesivos de Engenharia Marca Loctite.