quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

O novo BMW X3 está chegando

Ao introduzir um novo veículo dinâmico e versátil, a BMW está expandindo a bem sucedida família X: o novo BMW X3 combina a notável agilidade de um típico BMW com a ampla gama de usos oferecida por um veículo do tipo SAV (Sports Activity Vehicle – Veículo para Atividades Esportivas).

Ele representa a primeira oferta premium na classe de SAVs abaixo do X5 e chega ao mercado para conquistar todos os tipos de estrada ao redor do mundo.

- Publicidade -

O novo BMW X3 fará sua estréia em setembro deste ano na Feira de Automóveis de Frankfurt.

O BMW X3 combina as proporções características de um SAV com as clássicas e novas características de design da BMW.

A moderna linguagem do design, com superfícies côncavas e convexas interagindo, dá ao X3 uma aparência jovem e inovadora.

- Publicidade -

Sua posição exclusiva dentro da série de modelos da BMW é reforçada por uma ampla gama de recursos característicos tais como o recém interpretado e clássico “Hofmeister kink” nas janelas traseiras laterais, a recém projetada grade dupla reniforme (em formato de rim), assim como os faróis dianteiros e traseiros.

A grande distância entre os eixos com pequenas saliências e a linha inclinada do teto acentuam o aspecto dinâmico e o desempenho deste SAV desde o início.

Os arcos das rodas salientes e a incrível seção dianteira enfatizam a personalidade auto confiante deste recém chegado, que causa uma impressão positiva em todos os ambientes.

- Publicidade -

O desempenho dinâmico é garantido pelos motores de 3.0 litros e seis cilindros em linha a gasolina e diesel da BMW, amplamente elogiados por seu refinamento e desempenho verdadeiramente notáveis.

Desenvolvendo uma potência máxima de 170 kW (231 bhp), o ágil X3 3.0i atinge uma velocidade máxima de até 210 km/h ou 130 mph na configuração padrão e pode chegar a 224 km/h ou 139 mph com a opcional configuração de alta velocidade (disponível com o Sports Package).

O recém introduzido motor turbo a diesel com seis cilindros em linha e tecnologia de segunda geração common rail de injeção direta desenvolve uma potência máxima de 150 kW (204 bhp) no X3 e impulsiona este notável SAV com um incrível torque máximo de 410 Nm.

Mais uma vez, a velocidade máxima padrão é de 210 km/h ou 130 mph e pode atingir até 218 km/h ou 135 mph na configuração de alta velocidade (disponível com o Sports Package).

Ambos os modelos vêm de fábrica com transmissão manual de seis velocidades, sendo que uma transmissão automática de cinco velocidades está disponível como opcional.

Outras variantes de motor virão em seguida.

Um destaque especial do BMW X3 é o recém desenvolvido sistema inteligente xDrive de tração nas quatro rodas que define novos padrões de agilidade para veículos desta categoria.

O xDrive permite uma distribuição de torque entre a dianteira e a traseira com ajustes infinitos e totalmente variável.

O sistema reconhece imediatamente qualquer necessidade de mudança na distribuição de potência e responde de forma bastante rápida na estrada, geralmente antes que as rodas comecem a perder aderência.

Como resultado, o X3 é capaz de fornecer um torque ótimo ao eixo respectivo a qualquer momento durante uma curva acentuada, reduzindo significativamente a tendência de o veículo girar mais ou menos do que o pretendido pelo motorista no processo (fenômeno conhecido como oversteer e understeer respectivamente).

Portanto na estrada o xDrive oferece uma melhoria significativa em termos de agilidade e prazer de dirigir e, ao mesmo tempo, segurança.

Sistemas de gerenciamento de estabilidade como o DSC podem intervir em um momento posterior do processo em comparação com os sistemas convencionais de tração nas quatro rodas.

O xDrive também garante uma melhor aderência e tração em terreno escorregadio ou irregular, transmitindo potência o mais rápido possível às rodas quando eles poderiam começar a girar em vazio e desta forma eventualmente interromper o fluxo de tração.

A versatilidade do novo BMW X3 não é de modo algum limitada à ampla gama de condições de estrada e terreno nos quais este SAV demonstra sua agilidade e desempenho dinâmico.

Também o interior e a grande variedade de equipamentos disponíveis fazem dele o BMW ideal para pessoas ativas e versáteis.

Da posição de comando a posição alta e característica do assento em um SAV da BMW os ocupantes não apenas vêem o que está ao seu redor de uma perspectiva agradável e clara, mas também desfrutam um interior muito espaçoso e moderno.

A elegância e estética típicas da BMW estão acompanhadas de uma ampla gama de detalhes práticos e uma aparência esportiva bastante jovem e apropriada ao caráter do veículo.

Uma variedade também ampla de materiais e cores, tanto clássicas quanto esportivas e modernas, oferece possibilidades únicas para personalizar o interior do novo X3.

No cockpit os dois painéis circulares estão agrupados em um estilo típico e elegante da BMW.

E bem no meio do painel de instrumentos, o motorista encontrará o monitor colorido 16 x 9 opcional do sistema de navegação, que abre automaticamente sempre que necessário.

Existe bastante espaço no amplo e conveniente compartimento traseiro, muito espaço para todos os tipos de equipamentos esportivos tais como mountain bikes e naturalmente muitas outras coisas.

Numerosos compartimentos de armazenamento completam a ótima funcionalidade do X3, e para aqueles que desejam transportar equipamentos esportivos ainda maiores, o exclusivo controle de estabilidade de trailer da BMW oferece um reboque mais seguro de barcos e outros tipos de equipamentos.

Esta extensão do sistema de controle de estabilidade DSC vem naturalmente como equipamento padrão, assim como o HDC automático (Hill Descent Control Controle para Descer Ladeiras) que possibilita uma descida segura mesmo em superfícies escorregadias ou lisas.

Ao desenvolver o X3, a BMW também concentrou-se na segurança ativa e passiva do mais alto padrão.

O princípio de engenharia dos SAVs da BMW o eixo frontal estendendo-se através do cárter dá ao X3 um centro de gravidade muito baixo e reduz o rolamento da estrutura neste processo.

A distribuição inteligente de torque do xDrive ajuda a manter o X3 muito estável e aderente mesmo em curvas rápidas, de modo a evitar muitas situações críticas logo de início.

E caso elas venham a ocorrer mesmo assim, o sistema de controle de estabilidade DSC intervirá e ajudará a estabilizar o veículo.

O novo BMW X3 estará disponível na Europa e América do Norte a partir do início de 2004. Outros mercados virão em seguida.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn