O Citroën 2CV marcou a primeira grande tentativa para popularizar o automóvel.
Ao conhecer o automóvel sua propaganda trazia como referência a estabilidade: quatro rodas em um automóvel capaz de andar em todas as estradas sem quebrar nenhum ovo transportado. De maneira fácil a propaganda chegava junto ao público consumidor.
Inicialmente trazia motor de dois tempos ligados a mola simples e barras de torção. O lançamento que estava previsto para o Salão de Paris de 1938 foi adiado com o início da Guerra. Mas em 1948 nasceu para uma longa história até 1990.
A Mercedes tinha grande superioridade antes da Guerra Mundial nas competições de automobilismo, e toda essa experiência foi aproveitada no projeto do Mercedes 300 SL.
Com 3.0 litros de cilindrada, seu sistema de eixos acionava ao mesmo tempo duas válvulas por cilindro. Foi o primeiro a apresentar sistema de injeção de combustível.
Mais a grande inovação ficou por conta do chassi tubular que foi produzido em série e sustentava uma carroceria de alumínio, que impediu que as portas fossem montadas de forma tradicional.
Dessa forma, o melhor recurso foi aproveitar o teto do veículo e ficar as dobradiças, dando origem, então, ao conhecido asas de gaivota.