Olá!
Quando se fala em mecânica na web a primeira referência é a Mecânica Online. E por isso a cada mês a Mecânica Online apresenta suas novidades. A partir dessa edição vamos publicar a Série Como Seu Automóvel Funciona.
Serão textos básicos e simples, explicando de forma genérica o funcionamento de um automóvel. Podemos considerar como o mínimo do mínimo para você saber sobre a mecânica de um automóvel.
Para quem tiver um pouquinho mais de tempo, recomendo estudar o treinamento gratuito Mecânica Automotiva Básica que oferecemos em nosso Centro de Treinamento On-line.
O Motor
De forma simples e bem didática você vai ter em toda edição um pouco mais sobre a mecânica automotiva. Para compreender facilmente a mecânica de um automóvel, dividimos o veículo em sete grupos: motor, transmissão, freios, sistema elétrico, direção, suspensão e carroceria.
A partir de agora você começa a acompanhar a série
Como Funciona Seu Automóvel!
O motor é a fonte de energia do automóvel. Converte a energia calorífica produzida pela combustão da gasolina em energia mecânica, capaz de imprimir movimento nas rodas.
Uma mistura de gasolina e ar na forma gasosa é queimada no interior dos cilindros do motor.
A mistura gasosa é formada no carburador ou calculada pela injeção eletrônica, nos motores mais modernos, e admitida nas câmaras de explosão.
Os pistões, que se deslocam dentro dos cilindros, comprimem a mistura que é depois inflamada por uma vela de ignição. À medida que a mistura se inflama, expande-se, empurrando o pistão para baixo.
O movimento dos pistões para cima e para baixo é convertido em movimento rotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, por seu turno, o transmite às rodas através da embreagem, da caixa de câmbio, do eixo de transmissão e do diferencial.
Os pistões estão ligados ao virabrequim pelas bielas. Uma árvore de cames, também conhecida por árvore de comando de válvulas, movida pelo virabrequim, aciona as válvulas de admissão e escapamento situadas geralmente na parte superior de cada cilindro.
A energia inicial necessária para por o motor em movimento é fornecida pelo motor de partida. Este engrena numa cremalheira que envolve o volante do motor, constituído por um disco pesado, fixado à extremidade do virabrequim ou árvore de manivelas.
O volante do motor amortece os impulsos bruscos dos pistões e origina uma rotação relativamente suave ao virabrequim.
Devido ao calor gerado por um motor de combustão interna, as peças metálicas que estão em contínuo atrito engripariam se não houvesse um sistema de arrefecimento.
Para evitar desgastes e aquecimento excessivos, o motor inclui um sistema de lubrificação.
O óleo, armazenado no cárter sob o bloco do motor, é obrigado a circular sob pressão através de todas as peças do motor que necessitam de lubrificação.
*Tarcisio Dias – tarcisio arroba mecanicaonline ponto com ponto br
Gerente de conteúdo da Mecânica Online
PARA SABER MAIS:
Centro de Treinamento Mecânica Online
http://http://www.mecanicaonline.com.br/ct
Cd-rom Mecânica Online 2003
http://http://www.mecanicaonline.com.br/cd
*Essa forma de colocar o endereço de e-mail é uma maneira de previnir que
motores de busca de lista de e-mail não incluam o e-mail citado.