sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

F-250: a maior picape do Brasil na versão 2004

A Ford, marca pioneira empick-ups picapes no Brasil e no mundo, lança mais uma grande novidade no mercado brasileiro, a F-250 Cabine Dupla. E grande, no caso, não é exagero.

A novapick-up picape é superlativa tanto no tamanho quanto no desempenho: é a pick-uppicape com maior espaço interno – para seis passageiros –, a maior capacidade e volume de carga – para 1,15 (XL) ou 1,14 t (XLT) –, e tem também o motor a diesel mais potente do mercado, o MWM turbodiesel 4.2 L, de 6 cilindros em linha, com 180 cavalos e torque de 50,9 kgfm.

- Publicidade -

Com 6.243 mm de comprimento, a F-250 Cabine Dupla é 900 mm maior que o modelo cabine simples, mantendo as mesmas dimensãoões da caçamba e cabine dianteira. As novidades, porém, não estão apenas no tamanho.

A pick-up picape incorpora uma série de inovações de engenharia, principalmente na parte de suspensão, que garantem excepcional dirigibilidade, rodagem macia e, principalmente, estabilidade.

A F-250 Cabine Dupla é grande também no conforto. Os bancos traseiros, bipartidos, têm encosto regulável e proporcionam uma flexibilidade que nenhuma outra pick-uppicape oferece.

- Publicidade -

O vão existente atrás dos bancos serve para acomodar bagagem, além do macaco, chave de roda e triângulo. O banco esquerdo é rebatível e se move em trilhos para melhor aproveitamento do espaço.

Versões bem equipadas

A nova pick-uppicape grande com cabine dupla da Ford é disponível em duas versões, XL e XLT. E vem bem equipada desde o modelo básico, com direção hidráulica, ar-condicionado, eixo traseiro antiderrapante, freios ABS, estribos tubulares, porta-copos no painel, tomada de força 12 V, ganchos e iluminação na caçamba, luz elevada de freio, vidros verdes, barras de proteção lateral nas portas e imobilizador antifurto PATS.

- Publicidade -

Faróis halógenos, aviso sonoro de luz acesa e de chave na ignição, aquecedor, cinto de segurança e banco do motorista com ajuste de altura, conta-giros e voltímetro no painel, buzina dupla, encostos de cabeça ajustáveis, alças de segurança, quebra-sol com porta-documentos para o motorista e espelho para o passageiro, porta-mapas nas portas, protetor na borda da caçamba, rádio toca-fitas com dois alto-falantes, rodas de aço 16×7 polegadas e pneus 235/85R são outros itens de série.

A versão XLT traz detalhes diferenciados que aumentam a imponência, robustez e modernidade do veículo: nova grade do radiador e pára-choques cromados, piscas com lente na cor cristal, estribos tipo plataforma, rodas de alumínio de 16×7 polegadas e pneus 265/75R.

Internamente, o modelo “top” inclui também bolsa de ar inflável, coluna de direção regulável, trio elétrico, trava com controle remoto, janela traseira corrediça, rede porta-objetos atrás do banco traseiro, luzes de leitura independentes para os passageiros da frente e de trás, CD player com viva-voz para celular e iluminação do porta-luvas e do compartimento do motor.

Pick-up Picape com o “DNA” Ford
As pick-ups picapes estão no “DNA” da Ford. A Série F, da qual a F-250 faz parte, é a linha depick-ups picapes mais vendida do planeta há 25 anos. A primeira picape produzida no Brasil, a F-100, lançada em 1958, também é da família.

A F-250 cabine simples é reconhecida como um ícone no Brasi – o sonho de todo picapeiro –l e, com a chegada do modelo cabine dupla, passa a oferecer mais uma opção única no mercado para atender um antigo anseio dos desses consumidores picapeiros.

“O Brasil é uma das maiores indústrias de picapes do mundo, atrás apenas da América do Norte e Tailândia, e esse é um mercado que conhecemos muito bem. O picapeiro sempre deseja uma picape ainda maior. A F-250 Cabine Dupla representa o máximo em performance, capacidade de carga, espaço e robustez para quem deseja atingir o topo do segmento”, diz Herivelto Sousa, gerente de Marketing de picapes da Ford.

A Ford, que já tinha a linha mais completa de picapes do mercado – com a Courier, a Ranger e a F-250 –, amplia assim a sua liderança na oferta de modelos para o consumidor.

A F-250 é produzida na fábrica de caminhões e picapes da Ford em São Bernardo do Campo, SP, que recebeu recentemente um grande investimento em modernização e equipamentos. O novo modelo, lançado agora, também será exportado para a Argentina.

Feita para o consumidor exigente

A decisão da Ford de lançar a F-250 Cabine Dupla levou em consideração, entre outros fatores, o bom momento vivido pelo setor agropecuário nacional, que hoje responde por cerca de 40% do PIB. Os produtores rurais e pecuaristas compõem uma parcela significativa dos consumidores de picapes grandes.

Pesquisas mostram que 65% desse mercado se concentra nas regiões do Paraná e Santa Catarina, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil, onde a atividade agrícola predomina.

Cerca de 90% dos empresários rurais têm pick-uppicape e 34% são da Ford – que além disso é campeã em consideração de marca, segundo pesquisas das principais publicações do segmento.

O perfil dos proprietários de picapes grandes é bem definido: 97% revelam estar satisfeitos com o veículo. E seu índice de fidelidade também é alto: mais da metade dos compradores da F-250 já possuíam picapes grandes e 24% eram donos de picapes médias.

Apenas 5% fazem o caminho inverso, ou seja, migram do segmento das grandes para as médias.

Os principais atrativos para a compra de uma pick-uppicape grande são a durabilidade, a robustez, a potência, o espaço e a capacidade de carga. Mas também não podem ser esquecidos os aspectos emocionais dessa escolha.

Como dizem os picapeiros, além de carga, a pick-uppicape também carrega sonhos na caçamba.

O estilo esportivorobusto e imponente da F-250 transmite uma imagem de poder e respeito, mas sem arrogância, de quem conquistou uma posição privilegiada na vida e valoriza tanto o reconhecimento pelo sucesso quanto a liberdade.

“O consumidor de picapes grandes é uma pessoa que sabe exatamente o que quer. Além de alto poder aquisitivo, tem conhecimento técnico do produto, é exigente, racional e bem informado. E procura segurança no trânsito”, explica Sousa.

Mercado em alta

Nos últimos anos, o mercado de picapes tem mostrado uma clara preferência pelos modelos de cabine dupla e com motorização a diesel. As picapes médias com essa configuração respondiam, em 1998, por 61% do segmento no mercado doméstico. Desde então, sua participação não pára de crescer e hoje elas representam 87% das vendas. A F-250 Cabine Dupla oferece uma opção que até então não existia, tornando-se o novo “objeto de desejo” dos picapeiros.

“Ela se destina ao público situado no topo da pirâmide de um mercado que comprou 80.000 veículos nos últimos três anos e movimentou uma receita de R$3 bilhões em 2002, considerando as picapes grandes, picapes pick-upsmédias cabine dupla e utilitários esportivos nacionais e importados”, afirma o executivo da Ford.

Amplo espaço e conforto

As dimensões da Ford F-250 Cabine Dupla impressionam. Ela mede 6.243 mm de comprimento, por 2.031 mm de largura e 1.950 mm de altura, com peso bruto total de 3.990 kg. Por isso, do ponto de vista legal, é classificada como caminhão e exige que o motorista tenha no mínimo a carteira de habilitação da categoria C.

Sua capacidade de carga é de 1.155 kg na versão XL e de 1.140 kg na versão XLT. Além disso, pode tracionar até 1.510 kg em reboque equipado com freio, ou 750 kg em reboque sem freio.

A cabine acomoda confortavelmente seis passageiros. Na frente, o espaço é exatamente o mesmo da versão com cabine simples. Os três passageiros do banco de trás também viajam folgadosconfortavelmente, com espaço de 1.708 mm para os ombros e vão livre de 1.040 mm entre o banco e o teto. Mesmo com os bancos da frente totalmente posicionados para trás, ainda sobra espaço para as pernas.

A mais potente do mercado

A Ford F-250 Cabine Dupla é a pick-uppicape mais potente do mercado. Ela é equipada com o motor MWM 4.2 L turbodiesel, de seis cilindros em linha, com 18 vávulas e intercooler, que desenvolve 180 cv (@ 3.200 rpm) e torque de 50,9 kgfm (@ 1.600 rpm).

Isso garante força de sobra para enfrentar qualquer caminho, mesmo com o veículo carregado, e segurança em situações que exigem arrancada rápida, bem como , como em ultrapassagens.

O torque da F-250 é 33% maior que o da pick-up média mais potente do mercado – a Ford Ranger Power Stroke, com 135 cv e 38,2 kgfmA F-250 acelera de 0 a 100 km/h em 15,26 segundos e sua retomada de velocidade de 40 a 100 km/h, em quinta marcha, leva 26,26 segundos.

Mesmo com esse desempenho, ela é econômica: seu consumo médio de combustível é de 9,2 km/l (7,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada).

Rodagem macia e segura

A Ford F-250 Cabine Dupla incorpora diversas soluções inovadoras de engenharia, principalmente na suspensão, que garantem mais conforto e segurança na rodagem e maior capacidade de carga, além de um comportamento dinâmico estável e direção precisa, com baixo esforço em manobras.

A sua distância entreeixos – de 3.968 mm – cresceu cerca de 90 centímetros em relação ao modelo cabine simples.

Por isso, recebeu um novo eixo cardã duplo, com design otimizado,, solução que aumenta a velocidade crítica e reduz a transmissão de ruído e vibração para o interior do veículo.

O conjunto da suspensão foi recalibrado com o auxílio de simulações em protótipos virtuais para proporcionar um rodar macio, com alta absorção de vibrações e baixo nível de ruído na cabine.

Esse acerto garante a firmeza do veículo em lombadas, valetas e pisos acidentados e também otimiza a segurança em curvas e manobras rápidas.

A suspensão dianteira, do tipo “Twin-I-Beam”, com molas helicoidais, é exclusiva e tem capacidade para 1.635 kg.

A suspensão traseira, com capacidade para 1.215 kg, utiliza feixe de molas e segue um novo desenho “outboard”, com os amortecedores montados na parte externa do chassi.

Essa configuração aumenta a eficiência do sistema, melhora o comportamento dinâmico em pisos irregulares e diminui a tendência de saída de traseira (“skate”) relacionada à freqüência de ressonância do eixo.

Preço competitivo e financiamento especial

A Ford F-250 Cabine Dupla é disponível nas cores sólidas branco Diamante, preto Ebony e vermelho Bari; nas metálicas prata Geada e verde Bali; e na perolizada cinza Nassau.

O revestimento interno é em cinza grafite, nos padrões Savanah (modelo XL) e Michigan/Oasis (XLT).

O preço estimado de lançamento da Ford F-250 Cabine Dupla 2004 é de R$ 85.990 para o modelo XL e de R$ 97.990 para o modelo XLT.

A Ford F-250 com cabine simples tem preço de R$67.370 R$67.170 na versão XL e de R$81.240 na versão XLT.

Além disso, a Ford criou dois planos promocionais de financiamento, com condições únicas no mercado, que serão oferecidos pela Ford Credit durante o período de lançamento para facilitar a aquisição da F-250 Cabine Dupla.

O primeiro plano, disponível para todos os consumidores, financia a compra da picape com taxa de apenas 0,49% ao mês, para pagamento em 12 meses, e 60% de entrada.

A segunda modalidade de crédito, o Plano Safra Exclusivo, é especial para o produtor rural.

Ele foi feito sob medida para o segmento do agronegócio, com taxas superatrativas, abaixo do mercado, além de outras grandes vantagens: entrada a partir de 20% e pagamento em até três anos, com parcelas semestrais.

Desse modo, o produtor rural pode programar a amortização do financiamento em um ritmo adequado ao fluxo de faturamento do seu negócio.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn