A Ford inicia as vendas da linha 2004 do Focus, no início de outubro, com uma série de inovações que aprimoram o estilo e ampliam as opções de motorização, equipamentos e preço do carro médio mais premiado dos últimos tempos.
A principal novidade é o lançamento da versão Hatch 1.6 L, equipada com nova versão do consagrado motor Zetec Rocam, com 103 cv de potência e 14,6 kgfm de torque a 2.750 rpm.
“Esse e outros aprimoramentos de engenharia, que incluem a adoção de um novo escalonamento de marchas, proporcionam ao novo modelo o prazer de dirigir característico da família Focus, colocando-o entre o melhor custo-benefício da categoria”, destaca Marcio Alfonso, engenheiro-chefe da Ford Motor Company Brasil.
A linha Focus passa a oferecer três motorizações, com a incorporação do novo 1.6 L 8V ao lado dos já conhecidos Zetec 1.8 L 16V e Zetec 2.0 L 16V – este último com a opção de transmissão manual ou automática – nas configurações hatch ou sedã e em três versões de acabamento: GL, GLX e Ghia.
O design, um dos pontos fortes do Ford Focus – assim como o espaço interno, desempenho, dirigibilidade, conforto e segurança –, ganhou um toque extra de modernidade.
Externamente, a linha 2004 traz mudanças no desenho dos faróis, grade do radiador, pára-choques, faróis de neblina, piscas laterais, rodas e calotas.
Internamente, os destaques são o novo mostrador do painel de instrumentos, com fundo em tom grafite e o inserto central em três cores: preta nas versões 1.6 L e 1.8 L, prata no 2.0 L GLX e padrão madeira no 2.0 L Ghia. Todas essas atualizações contribuem para reforçar a sensação de precisão e alta tecnologia transmitida pelo veículo.
A linha Focus 2004 também ampliou a lista de equipamentos opcionais de segurança, que passou a incluir bolsas infláveis de duplo estágio, travamento automático das portas, alarme antifurto e vidros elétricos com temporizador.
Engenharia no motor 1.6 consegue bons resultados
A linha 2004 do Novo Ford Focus foi ampliada com o modelo 1.6 L, equipado com uma nova versão do motor Zetec Rocam, de 103 cv de potência e 14,6 kgfm de torque a 2.750 rpm.
O Focus 1.6 L traz esse e uma série de outros aprimoramentos de engenharia que incluem a adoção de um novo escalonamento de marchas e proporcionam ao novo modelo o prazer de dirigir característico dessa família de veículos.
“O novo Ford Focus Hatch 1.6 L é equipado com o consagrado motor Zetec RoCam, que recebeu algumas modificações para o modelo. Entre outros aprimoramentos, ele inclui a otimização da jaqueta de água do bloco, do sistema de gerenciamento e do sistema de admissão e escape, que elevam a potência do propulsor para 103 cv, e o torque para 14,6 kgfm, conforme a NBR ISO 1585. Com ele, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h. Sua retomada de velocidade de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, ocorre em 16,9 segundos”, afirma Diógenes de Oliveira, engenheiro-chefe de Motores e Transmissões da Ford.
O alto torque em baixa rotação, uma das características marcantes da família Zetec Rocam, e o casamento perfeito obtido entre o motor e a transmissão, dão ao motorista do Focus 1.6 L um excelente desempenho e controle da aceleração nas mais diversas situações de rodagem.
Isso se deve, também, ao apurado trabalho de engenharia, que não se limitou a adaptar o motor à plataforma do veículo.
“O projeto visou, entre outros pontos, a otimização dos sistemas de admissão de ar, refrigeração do motor, escapamento, calibração do motor e suspensão e foi complementado por extensivos testes de campo, para assegurar o mesmo padrão que fez do Focus uma referência mundial também nos aspectos de desempenho e dirigibilidade”, destaca Eneas Lamoglie, gerente de Programas de Carros C, da área de Desenvolvimento de Produto da Ford.
Economia e durabilidade
O trabalho de desenvolvimento para otimizar o rendimento do motor incluiu um novo escalonamento das marchas, com o objetivo de se obter o melhor compromisso entre desempenho e consumo de combustível.
A caixa de transmissão manual modelo IB5, de cinco marchas – que assim como o motor Zetec Rocam é produzida na fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista – é da mesma família utilizada no Focus 1.8 L.
O motor Zetec Rocam 1.6 L do Focus segue a configuração básica de quatro cilindros e oito válvulas, com posicionamento transversal.
É dotado de jatos de óleo para refrigeração dos pistões e válvulas de controle de exaustão de liga especial.
O comando de válvulas utiliza eixo de comando tubular, com cames sinterizados, tucho hidráulico e balancim roletado (“Roller Finger Follower Camshaft”).
O acionamento do comando, integrado ao bloco do motor, é feito com transmissão por corrente, com ajuste hidráulico.
“O bloco do motor ganhou novas jaquetas de água, mais longas, que melhoram a troca de calor dos cilindros.
O virabrequim, de baixa inércia, adota o conceito otimizado de quatro contrapesos, com bomba de óleo duocêntrica integrada e acionada diretamente”, explica Diógenes de Oliveira.
Essas características conferem ao motor Zetec Rocam 1.6 L não só uma excelente curva de potência e torque como também manutenção econômica, excepcional confiabilidade e grande durabilidade, que é certificada para 240.000 km.
Versões 1.8 L e 2.0 L
O Ford Focus com motor Zetec 1.8 L 16V é oferecido exclusivamente no modelo Sedã GLX. Com potência de 115 cv (a 5.500 rpm) e torque de 16,3 kgfm (a 4.400 rpm), ele acelera de 0 a 100 km/h em 12,0 segundos e atinge a velocidade máxima de 182 km/h.
Sua retomada de velocidade de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, é alcançada em 16,3 segundos.
O Ford Focus com motor Zetec 2.0 L 16V é disponível nas configurações Hatch ou Sedã, versão GLX ou Ghia, e equipado com transmissão manual ou automática.
Com a transmissão mecânica MTX 75, de cinco marchas, ele desenvolve a potência de 126 cv (a 5.250 rpm) e torque de 17,6 kgfm (a 5.000 rpm).
Acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e chega à velocidade de 192 km/h, com retomada de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, em 13,9 segundos.
Com a transmissão automática AT4-FN, de quatro marchas à frente, o motor Zetec 2.0 L fornece 130 cv (a 5.500 rpm) e torque de 18,1 kgfm (a 4.500 rpm).
Acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e alcança a velocidade de 185 km/h, com retomada de 50 a 100 km/h em 9,8 segundos (em drive).
O motor Zetec, de quatro cilindros em linha, possui cabeçote e cárter em alumínio e comando de válvulas duplo no cabeçote, movido por correia dentada.
O módulo eletrônico EEC-V controla a injeção de combustível multiponto seqüencial e a ignição digital mapeada.
Suas velas, com eletrodo de platina, têm durabilidade de 45.000 km. Todo o sistema de escapamento é produzido em aço inoxidável.
Dirigibilidade, conforto e segurança
O excepcional comportamento dinâmico do Ford Focus se deve ao apurado trabalho de desenvolvimento realizado em seu projeto, com o auxílio das ferramentas mais avançadas de design e simulação virtual.
“Seus refinados sistemas de suspensão, direção e freios proporcionam grande estabilidade, segurança e conforto, com uma rodagem silenciosa e livre de ruídos, vibrações e asperezas”, diz Eneas Lamoglie.
Os freios são compostos de dois circuitos hidráulicos diagonais independentes, com discos ventilados na frente e a tambor na traseira, com opção de ABS com freio a disco na traseira. A direção, servo-assistida, inclui coluna absorvedora de energia.
“A suspensão, independente nas quatro rodas e com barras estabilizadoras, é outra vantagem do Focus em relação à maioria de seus competidores. Ela é do tipo McPherson na dianteira, montada em subchassi separado e Multi-Link na traseira”, enfatiza Eneas Lamoglie.