terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Focus 2004 chega com versão 1.6 L

A Ford inicia as vendas da linha 2004 do Focus, no início de outubro, com uma série de inovações que aprimoram o estilo e ampliam as opções de motorização, equipamentos e preço do carro médio mais premiado dos últimos tempos.

A principal novidade é o lançamento da versão Hatch 1.6 L, equipada com nova versão do consagrado motor Zetec Rocam, com 103 cv de potência e 14,6 kgfm de torque a 2.750 rpm.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Esse e outros aprimoramentos de engenharia, que incluem a adoção de um novo escalonamento de marchas, proporcionam ao novo modelo o prazer de dirigir característico da família Focus, colocando-o entre o melhor custo-benefício da categoria”, destaca Marcio Alfonso, engenheiro-chefe da Ford Motor Company Brasil.

A linha Focus passa a oferecer três motorizações, com a incorporação do novo 1.6 L 8V ao lado dos já conhecidos Zetec 1.8 L 16V e Zetec 2.0 L 16V – este último com a opção de transmissão manual ou automática – nas configurações hatch ou sedã e em três versões de acabamento: GL, GLX e Ghia.

O design, um dos pontos fortes do Ford Focus – assim como o espaço interno, desempenho, dirigibilidade, conforto e segurança –, ganhou um toque extra de modernidade.

- Publicidade -

Externamente, a linha 2004 traz mudanças no desenho dos faróis, grade do radiador, pára-choques, faróis de neblina, piscas laterais, rodas e calotas.

Internamente, os destaques são o novo mostrador do painel de instrumentos, com fundo em tom grafite e o inserto central em três cores: preta nas versões 1.6 L e 1.8 L, prata no 2.0 L GLX e padrão madeira no 2.0 L Ghia. Todas essas atualizações contribuem para reforçar a sensação de precisão e alta tecnologia transmitida pelo veículo.

A linha Focus 2004 também ampliou a lista de equipamentos opcionais de segurança, que passou a incluir bolsas infláveis de duplo estágio, travamento automático das portas, alarme antifurto e vidros elétricos com temporizador.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Engenharia no motor 1.6 consegue bons resultados

A linha 2004 do Novo Ford Focus foi ampliada com o modelo 1.6 L, equipado com uma nova versão do motor Zetec Rocam, de 103 cv de potência e 14,6 kgfm de torque a 2.750 rpm.

O Focus 1.6 L traz esse e uma série de outros aprimoramentos de engenharia que incluem a adoção de um novo escalonamento de marchas e proporcionam ao novo modelo o prazer de dirigir característico dessa família de veículos.

“O novo Ford Focus Hatch 1.6 L é equipado com o consagrado motor Zetec RoCam, que recebeu algumas modificações para o modelo. Entre outros aprimoramentos, ele inclui a otimização da jaqueta de água do bloco, do sistema de gerenciamento e do sistema de admissão e escape, que elevam a potência do propulsor para 103 cv, e o torque para 14,6 kgfm, conforme a NBR ISO 1585. Com ele, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h. Sua retomada de velocidade de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, ocorre em 16,9 segundos”, afirma Diógenes de Oliveira, engenheiro-chefe de Motores e Transmissões da Ford.

O alto torque em baixa rotação, uma das características marcantes da família Zetec Rocam, e o casamento perfeito obtido entre o motor e a transmissão, dão ao motorista do Focus 1.6 L um excelente desempenho e controle da aceleração nas mais diversas situações de rodagem.

Isso se deve, também, ao apurado trabalho de engenharia, que não se limitou a adaptar o motor à plataforma do veículo.

“O projeto visou, entre outros pontos, a otimização dos sistemas de admissão de ar, refrigeração do motor, escapamento, calibração do motor e suspensão e foi complementado por extensivos testes de campo, para assegurar o mesmo padrão que fez do Focus uma referência mundial também nos aspectos de desempenho e dirigibilidade”, destaca Eneas Lamoglie, gerente de Programas de Carros C, da área de Desenvolvimento de Produto da Ford.

Economia e durabilidade

O trabalho de desenvolvimento para otimizar o rendimento do motor incluiu um novo escalonamento das marchas, com o objetivo de se obter o melhor compromisso entre desempenho e consumo de combustível.

A caixa de transmissão manual modelo IB5, de cinco marchas – que assim como o motor Zetec Rocam é produzida na fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista – é da mesma família utilizada no Focus 1.8 L.

O motor Zetec Rocam 1.6 L do Focus segue a configuração básica de quatro cilindros e oito válvulas, com posicionamento transversal.

É dotado de jatos de óleo para refrigeração dos pistões e válvulas de controle de exaustão de liga especial.

O comando de válvulas utiliza eixo de comando tubular, com cames sinterizados, tucho hidráulico e balancim roletado (“Roller Finger Follower Camshaft”).

O acionamento do comando, integrado ao bloco do motor, é feito com transmissão por corrente, com ajuste hidráulico.

“O bloco do motor ganhou novas jaquetas de água, mais longas, que melhoram a troca de calor dos cilindros.

O virabrequim, de baixa inércia, adota o conceito otimizado de quatro contrapesos, com bomba de óleo duocêntrica integrada e acionada diretamente”, explica Diógenes de Oliveira.

Essas características conferem ao motor Zetec Rocam 1.6 L não só uma excelente curva de potência e torque como também manutenção econômica, excepcional confiabilidade e grande durabilidade, que é certificada para 240.000 km.

Versões 1.8 L e 2.0 L

O Ford Focus com motor Zetec 1.8 L 16V é oferecido exclusivamente no modelo Sedã GLX. Com potência de 115 cv (a 5.500 rpm) e torque de 16,3 kgfm (a 4.400 rpm), ele acelera de 0 a 100 km/h em 12,0 segundos e atinge a velocidade máxima de 182 km/h.

Sua retomada de velocidade de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, é alcançada em 16,3 segundos.

O Ford Focus com motor Zetec 2.0 L 16V é disponível nas configurações Hatch ou Sedã, versão GLX ou Ghia, e equipado com transmissão manual ou automática.

Com a transmissão mecânica MTX 75, de cinco marchas, ele desenvolve a potência de 126 cv (a 5.250 rpm) e torque de 17,6 kgfm (a 5.000 rpm).

Acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e chega à velocidade de 192 km/h, com retomada de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, em 13,9 segundos.

Com a transmissão automática AT4-FN, de quatro marchas à frente, o motor Zetec 2.0 L fornece 130 cv (a 5.500 rpm) e torque de 18,1 kgfm (a 4.500 rpm).

Acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e alcança a velocidade de 185 km/h, com retomada de 50 a 100 km/h em 9,8 segundos (em drive).

O motor Zetec, de quatro cilindros em linha, possui cabeçote e cárter em alumínio e comando de válvulas duplo no cabeçote, movido por correia dentada.

O módulo eletrônico EEC-V controla a injeção de combustível multiponto seqüencial e a ignição digital mapeada.

Suas velas, com eletrodo de platina, têm durabilidade de 45.000 km. Todo o sistema de escapamento é produzido em aço inoxidável.

Dirigibilidade, conforto e segurança

O excepcional comportamento dinâmico do Ford Focus se deve ao apurado trabalho de desenvolvimento realizado em seu projeto, com o auxílio das ferramentas mais avançadas de design e simulação virtual.

“Seus refinados sistemas de suspensão, direção e freios proporcionam grande estabilidade, segurança e conforto, com uma rodagem silenciosa e livre de ruídos, vibrações e asperezas”, diz Eneas Lamoglie.

Os freios são compostos de dois circuitos hidráulicos diagonais independentes, com discos ventilados na frente e a tambor na traseira, com opção de ABS com freio a disco na traseira. A direção, servo-assistida, inclui coluna absorvedora de energia.

“A suspensão, independente nas quatro rodas e com barras estabilizadoras, é outra vantagem do Focus em relação à maioria de seus competidores. Ela é do tipo McPherson na dianteira, montada em subchassi separado e Multi-Link na traseira”, enfatiza Eneas Lamoglie.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil