* Pode ser estacionada na garagem
* Desenhada de dentro para fora
A Coca-Cola tem a fórmula do refrigerante. O Chrysler Group tem a fórmula da minivan. “Vinte anos atrás, criamos a fórmula da minivan e a estamos aprimorando desde então”, disse Mike Donoughe, Vice-presidente da Family Vehicle Product Team (Equipe de Produto da Família de Veículos) do Chrysler Group.
“Posso garantir que ainda não terminamos. Temos mais ingredientes e ainda mais características guardadas para a minivan”.
Os planejadores de produtos do Chrysler Group se determinaram a criar um novo segmento melhorando uma fórmula de sucesso de produto anterior — sua van de passageiros Dodge Ram.
No final dos anos 70, o Chrysler Group dominava o segmento de vans de tamanho grande com a oferta de conveniências de carros como as de janelas automáticas, travas eletrônicas, assentos eletrônicos, desembaçador para a janela traseira e sofisticados sistemas de som.
Com a simples oferta de mais amenidades de carros em uma versão menor da sua van, os planejadores pensaram em criar um segmento que concorresse com as station wagons sem acabar com as vendas da van da Dodge.
“As vans de tamanho grande não cabiam em uma garagem comum, sabíamos que teríamos que desenhar a nossa nova van para que pudesse ser guardada na garagem”, disse Donoughe.
“Além de poder ser estacionada na garagem, sabíamos que teríamos que desenhar a minivan de dentro para fora. A concentração em um pacote e recursos inteligentes do interior foi importante no desenvolvimento deste segmento”.
Ao fazer o veículo com tração dianteira, os criadores puderam garantir um piso plano baixo, para um fácil acesso de entrada e saída, além do espaço para assentos altos.
Para garantir a criação de uma minivan voltada para o passageiro, a Chrysler desenhou uma porta de correr lateral com uma abertura de 30 polegadas, a abertura da porta de uma casa normal.
Outros requerimentos foram um piso plano e 48 polegadas entre os eixos das rodas para caber uma folha de compensado padrão de 4′ x 8′ e espaço para três passageiros do mesmo tamanho sentados.
O programa da primeira minivan do Chrysler Group custou $700 milhões (EUA.) — um preço baixo para uma “station wagon” mágica que mudaria o modo de transporte para as famílias.
Vinte anos mais tarde, a fórmula de “dentro pra fora” do Chrysler Group continua sendo o padrão das medidas das outras minivans.
Mas é o pacote completo que coloca as minivans da Chrysler e da Dodge na dianteira do mercado, com cada nova geração.
“Hoje, não é mais somente a capacidade de estacionamento na garagem e o espaço interior que contam”, disse Donoughe. “Temos que ter um design e uma inovação extraordinárias e uma confiabilidade excelente para que os fãs da minivan voltem sempre. Com minivan após minivan, o Chrysler Group conquistou isso. É por isso que, mesmo após 20 anos da invenção deste segmento, continuamos a atrair aproximadamente 38% das pessoas que compram minivans, a maior fatia do mercado da indústria”.