Com o tema “Tecnologia e Negócios. Crescimento e Competitividade nas áreas da Mobilidade”, a SAE BRASIL realiza a 13ª edição do Congresso entre os dias 16 e 18 de novembro.
O evento, que é o maior do segmento no Hemisfério Sul, e segundo mais importante no mundo, recebeu inscrição de 427 trabalhos técnicos e já conta com 82 estandes reservados para 71 empresas expositoras.
A quatro meses da sua realização, o XIII Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL já supera expectativas e apresenta números otimistas para o mercado, com a ocupação confirmada de 82% dos estandes disponíveis (são 100 no total) e crescimento de 15% na quantidade de trabalhos técnicos inscritos, em relação à edição 2003.
Ao todo, de 427 ‘papers’ inscritos 261 encontram-se em análise. Assim, o Congresso SAE BRASIL consolida-se no mercado de tecnologia da mobilidade e reforça sua importância como maior evento do setor na América Latina e segundo mais importante no mundo, depois do SAE Congress, de Detroit/EUA.
Sob o comando de Hugo Ferreira, presidente da Dana South America, o Congresso SAE BRASIL este ano terá como tema central o debate sobre “Tecnologia e Negócios.
Crescimento e Competitividade nas áreas da Mobilidade”, e será realizado de 16 a 18 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
A quantidade de estandes reservados até o momento (82) é um marco importante na história do evento e reflete uma retomada de investimentos em inovações tecnológicas para o setor.
Com objetivo de ocupar 100 estandes, a SAE BRASIL está otimista em atingir a meta.
Entre as 70 empresas que já confirmaram presença, estão as montadoras DaimlerChrysler, General Motors, Scania e Volkswagen; as Tier 1 ArvinMeritor, Bosch, Dana, Delphi, Eaton, International Engines, Magneti Marelli, Siemens VDO e Visteon. No grupo de expositores autopeças estão a Açopeças, Arteb, A.T. A .
– Autoparts Technologies Alliance, Behr, Bollhoff Neumayer, BorgWarner, Elring Klinger, Faurecia, Federal Mogul, Fras-le/Master/Jost/Suspensys Garret, GKN, Grammer, Grupo Delga, Indústrias Romi, KS , LuK, INA e FAG, Mahle Metal Leve, Parker Hannifin, Presstecnica, PST, Radiadores Visconde, Sabó, Schlemmer, SKF, Timken/Torrington, Voith Turbo Automotive, Wiest, Tyco e ZF Brasil.
Como expositores estão ainda as empresas de engenharia AVL South America, EDAG, ESSS, MSC Software, National Instruments, T-Systems; e empresas de outros segmentos como 01dB, 3M do Brasil, Actia, BASF, Brüel&Kjaer Sound&Vibration, Embraer, Forjafrio, Gerdau, GVS, Loctite, The Magni Group, Motorola/Quanta, MSC Tekno, Petrobras, Polimec, Rieter Auto, Schenck Dürr, Sodecia IMBE, Spumacar, Tesa, The PAC Group e Usiminas.
Hugo Ferreira ressalta que é na exposição do Congresso da SAE BRASIL que a indústria mostra todo seu potencial de desenvolvimento de novas tecnologias. “As empresas expõem a tecnologia em seu ‘estado da arte’, sendo que muitas delas estarão disponíveis no mercado em breve”, diz o presidente do Congresso.
Em 2003, cerca de 8 mil profisssionais e acadêmicos da área da mobilidade participaram do Congresso, que contou com 81 empresas expositoras, em 98 estandes. Foram realizadas 235 apresentações técnicas, números recordes na sua história, além de 40 fóruns especiais. Oengenheiro Luso Martorano Ventura, presidente da SAE BRASIL, acrescenta que o Congresso é o maior fórum de disseminação do conhecimento e discussão da tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul.
É também onde a cadeia de valor desta indústria se apresenta e discute os avanços e os fatores críticos para sua competitividade internacional, e também traz as respostas e contribuições para atender os mercados segmentados.
“É uma iniciativa motivadora para os técnicos e engenheiros ligados à mobilidade se atualizarem para continuar focando com maior eficácia no ciclo de desenvolvimento, produção e serviços”, diz Luso Ventura.
Sobre a SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período.
Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando em 2003 mais de 3,6 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia do Brasil.
Filiada à SAE International, a SAE BRASIL é uma associação com os mesmos fins e objetivos fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Thomas Edison, Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de 9 décadas de existência, em uma das principais fontes de normas e padrões relativas aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas. A SAE International conta com mais de 85 mil sócios distribuídos em 93 países.