Cuidados na hora da instalação e limpeza periódica são importantes para a conservação do som do carro, aumentando a durabilidade do produto e mantendo a qualidade do som
Os segredos para manter a qualidade do som do carro são bem simples: é preciso ter atenção e um pouco de dedicação.
A dica é da Equipe Técnica da By Audium, uma das marcas de som automotivo que mais cresce no país.
O primeiro passo é na hora da instalação. A indicação da equipe da By Audium é não cortar os chicotes originais do carro e do aparelho, usando somente os terminais de encaixe; não usar fita isolante; e fixar bem apertada a cinta metálica do aparelho. A recomendação é acompanhar com atenção a instalação, principalmente se for um veículo com mais de cinco anos de fabricação.
Segundo Claudio Blatt, gerente Nacional de Vendas da By Audium, a indústria automotiva evoluiu muito e hoje as montadoras entregam os veículos com espaço e infra-estrutura adequados para receber os aparelhos de som.
Antes eram feitas várias adaptações. O instalador cortava a ponta do chicote para fazer a emenda com os fios do carro e cobria a junção com fita isolante.
“Com o passar do tempo, a fita se descola e o som fica prejudicado”, avisa Blatt.
A manutenção dos aparelhos de som automotivo já instalados também é muito importante para o bom desempenho e qualidade do som, além de contribuir para a durabilidade do produto.
Claudio ensina que o procedimento é bem simples: a cada dois meses, o motorista deve retirar a frente do painel e limpar os terminais de encaixe com um pano úmido ou com sabão neutro.
“A maioria dos proprietários de carros esquecem desse detalhe, mas a ausência de pó, e da própria umidade do ar, é suficiente para melhorar muito o som automotivo”, completa o gerente.